Renault comemora um ano da Kardian Collection, sucesso de vendas e de impacto social positivo

  • A comercialização dos produtos da Kardian Collection contribuiu diretamente para o recorde de faturamento da Associação Borda Viva em 2024
  • Desde o lançamento, mais de 4.159 produtos da Kardian Collection foram comercializados, gerando emprego e renda para 19 mulheres em situação de vulnerabilidade social
  • Em mais de 20 anos de atuação, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos atuando em duas principais frentes: segurança alimentar e casa da costura

A Renault do Brasil comemora um ano da Kardian Collection, coleção desenvolvida pelo time do Renault Design Center Latam com desenhos exclusivos e produzida pelas mulheres da Associação Borda Viva, projeto social apoiado pelo Instituto Renault. Após um ano do lançamento, os resultados demonstram sucesso de vendas e geração de impacto social positivo.

A comercialização dos produtos da Kardian Collection contribuiu diretamente para o recorde de faturamento da Associação Borda Viva em 2024, que pela primeira vez desde a sua criação, atingiu o patamar de R$ 2 milhões em faturamento. m comparação à 2015, o faturamento registrado pela Associação em 2024 é 20 vezes maior.

“Para todos nós da Associação Borda Viva é uma grande alegria ver os resultados da Kardian Collection. A geração de renda da coleção é fundamental para transformar a realidade de muitas famílias que residem na Borda do Campo”, afirma Rose de Fátima, presidente da Associação e líder comunitária.

A coleção Kardian, com produtos inspirados no SUV mais premiado do país, acumulou, entre setembro de 2023 e dezembro de 2024, o faturamento de R$ 390.573,19.

Desde o lançamento, mais de 4.159 produtos da Kardian Collection foram comercializados e gerando emprego e renda para 19 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que fazem parte do quadro fixo de costureiras da Associação Borda Viva. Além de gerar impacto social positivo, a Kardian Collection também contribui para o meio ambiente, com o reuso de revestimentos automotivos, por meio da economia circular.  Mais de uma tonelada de cintos de segurança e tecido automotivo foram doados pelos fornecedores da Renault do Brasil Autoliv e Sage para a produção da coleção.

“A Kardian Collection alia empreendedorismo social, economia circular e design em um modelo de negócio sustentável, alinhada à estratégia ESG do Renault Group. A renda gerada por meio da venda dos produtos contribui para que a Associação Borda Viva impacte positivamente cada vez mais pessoas”, afirma Caique Ferreira, diretor de Comunicação na Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.

A coleção é composta por sete itens e está disponível em 65 grupos de concessionárias Renault de todo o Brasil, além do site www.associacaobordaviva.com: mochila, shoulderbag, necessaire, bolsa raqueteira, caixa para transporte PET, ecobag e organizador para o console do carro. Todos os itens são inspirados nas linhas do Renault Kardian e utilizam a cor Orange Energy, escolhida para o lançamento do veículo.

“Os produtos da Kardian Collection têm o propósito de transformar vidas e para nós é uma honra fazer parte disso. Incorporamos a assinatura de design do Renault Kardian nos itens, trazendo elementos que representam a nova identidade visual da Renault”, explica Daniel Nozaki, diretor de design do Renault Design Center Latam.

 

Associação Borda Viva, mais de 20 anos de transformação social

Criada em 2022, a Associação Borda Viva é um projeto de empreendedorismo social, que adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento da região da Borda do Campo, bairro de São José dos Pinhais (PR) onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil.

Contando com o apoio do Instituto Renault desde 2005, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos desde a sua fundação, atuando em duas principais frentes: segurança alimentar e casa da costura.

A cozinha social visa a segurança alimentar de crianças em idade escolar e situação de vulnerabilidade social. Diariamente, 130 crianças são atendidas com uma refeição gratuita e nutricionalmente equilibrada. Na sede, que conta com uma cozinha industrial, também opera a cozinha comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade e trabalhadores da região, e fornece refeições e coffee-breaks a empresas, gerando renda para a manutenção dos projetos sociais. Em média, 139 refeições são comercializadas por dia, gerando renda para a Associação Borda Viva.

A Casa da Costura opera a partir do conceito da economia circular para a produção e comercialização de bolsas e acessórios, reutilizando aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, doados por fornecedores da Renault do Brasil. Desde 2015, mais de 24 toneladas de material automotivo foram reaproveitados na confecção das bolsas, que são atualmente vendidas em 65 grupos de concessionárias da Renault em todo o Brasil, além da venda on-line, Ao total, são 379.866 produtos vendidos pela Casa da Costura desde o seu lançamento.

 

Instituto Renault, 15 anos transformando vidas

Em setembro de 2025, o Instituto Renault completa 15 anos de transformação social e geração de impacto social positivo, tendo beneficiado mais de 940 mil pessoas em ações de segurança no trânsito e inclusão.

Para celebrar este importante marco, o Instituto Renault preparou uma campanha institucional para as mídias sociais, com foco nos principais projetos que geraram impacto social positivo desde a sua inauguração.

O projeto protagonista do mês de março é a Associação Borda Viva. Confira o vídeo clicando aqui.

 

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).

Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

 

Sobre o Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

O Instituto Renault celebrou cinco anos de impacto social positivo com o Programa Geração Futuro. Desde 2019, foram realizadas 20 turmas com a formação de 742 pessoas em situação de vulnerabilidade social. São quatro modalidades de capacitação desenvolvidas para jovens e adultos a partir das necessidades da comunidade apontadas pelo Mapa Social. O programa tem taxa de empregabilidade de 55%.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*