Emitido pelo Governo do Estado do Paraná, o Selo Clima reconhece as empresas que adotam medidas para reduzir a sua pegada de carbono com o objetivo de combater as mudanças climáticas.
O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) promove o selo Clima Paraná, iniciativa que reconhece as empresas que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono para combater as mudanças climáticas.
A oitava edição da premiação registrou recorde de empresas inscritas e uma redução de 39 mil toneladas na emissão de CO2 em 2021 no Estado.
A Renault do Brasil conquistou o selo Clima A (mercado interno), indicando que as práticas ESG da marca estão no mais alto nível de alinhamento com os compromissos firmados pelo Governo do Estado, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
”Conquistar o Selo Clima Paraná mostra que estamos no caminho certo em nosso compromisso com a transparência e o progresso contínuo na gestão dos impactos da nossa atividade, no que diz respeitos aos aspectos ESG – ambientais, sociais e de governança”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A Renault preza pelo respeito rigoroso da legislação ambiental vigente, assegurado há quase duas décadas pela certificação ambiental ISO 14001 do Complexo Industrial Ayrton Senna. Além disso, a nova política de responsabilidade socioambiental do Renault Group, anunciada em 2021 estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização das emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade.
Há 11 anos consecutivos, a Renault do Brasil divulga com transparência suas ações ESG. No último Relatório de Sustentabilidade, o destaque no aspecto ambiental foi o projeto Aterro Zero, uma iniciativa implementada pela montadora desde 2016, que internalizou a gestão de resíduos da fabricação e introduziu o conceito de economia circular, com ganhos substanciais para o meio ambiente e para a empresa.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há mais de 24 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Sandero, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.