RENAULT DO BRASIL PUBLICA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023

  • Primeira fabricante a ser autoprodutora de 100% da energia elétrica utilizada de origem fotovoltaica, limpa e renovável.
  • Redução de consumo de energia elétrica por veículo produzido, sendo -4% na CVP e -5% na CVU.
  • Complexo Ayrton Senna é aterro zero há oito anos consecutivos.
  • Ampliação da gama 100% elétrica com o lançamento do Megane E-Tech e da nova geração do Kangoo E-Tech.
  • Avanços na agenda de equidade de gênero com o lançamento da concessionária 100% feminina e aumento de mulheres em cargos de gestão.
  • Mais de 27 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto Renault nas ações realizadas dos eixos de Inclusão e Segurança no trânsito.
  • Realização do segundo Mapa Social no entorno do complexo Ayrton Senna.
  • Consolidação do Programa Geração Futuro, alcançando 496 pessoas formadas.

A Renault do Brasil publica a 14ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade, elaborado de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O documento 100% on-line traz informações sobre o desempenho da empresa e os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG, que abrangem os temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Dentre os avanços da jornada ambiental, social e de governança (ESG), que se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos princípios do Pacto Global e do Fórum Econômico Mundial, destacam-se:

 

Gestão Ambiental (E)

  • Energia limpa: Em julho, a Renault do Brasil firmou parceria para autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir a sua demanda operacional. A montadora, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, migrou o novo formato, dando um importante passo para evoluir ainda mais em linha com a sua agenda ESG e na sua estratégia de gestão energética. O parque solar com capacidade de 50 MW fornece 100% da energia elétrica utilizada pela Renault do Brasil nas fábricas de veículos e centro administrativo.
  • Redução de consumo de energia elétrica por veículo: além de utilizar 100% de energia elétrica limpa e renovável na produção dos veículos, a Renault do Brasil realiza constantemente ações para reduzir o consumo de energia elétrica por veículo produzido. Em 2023 estas ações geraram uma redução de -4% na Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e -5% na Curitiba Veículos Utilitários (CVU), em comparação com o ano anterior.
  • Aterro zero: desde 2016 100% dos resíduos do Complexo Industrial Ayrton Senna são reciclados, reutilizados, coprocessados ou incinerados, representando mais de 44 mil toneladas em 2023.
  • Mobilidade limpa: ampliação da gama Renault E-Tech 100% elétrica com o lançamento do Megane E-Tech e da nova geração do Kangoo E-Tech.

 

Responsabilidade Social (S)

  • Concessionária 100% feminina: em maio de 2023, inauguramos, na cidade de São Paulo, a Women@RPoint, uma concessionária 100% formada por mulheres. Desde o atendimento de vendas até a oficina mecânica, todo o quadro de funcionários da loja é feminino. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda, formadas pelo centro de treinamento Renault Academy. As mecânicas também receberam a capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ação foi realizada em parceria com o grupo RPoint, que atua no segmento de revendas autorizadas há mais de 10 anos e compartilha de nossa agenda de diversidade e inclusão.
  • Mulheres em cargos de gestão: como reflexo das ações de equidade de gênero, a Renault do Brasil atingiu a marca de 24% de mulheres em cargos de gestão, demonstrando o avanço da jornada pela igualdade de gênero. Esta ação está alinhada ao compromisso global do Renault Group de chegar a 30% de mulheres em cargos de gestão até 2030.
  • Impacto social positivo: em 2023, mais de 27 mil pessoas foram beneficiadas pelo Instituto Renault nas ações realizadas dos eixos de Inclusão e Segurança no trânsito.
  • Mapa Social: realizado pelo Instituto Renault e PUCPR, o Mapa Social trouxe um novo estudo sobre as comunidades da Borda do Campo e Roseira, avaliando os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social, constituído em 2018. A nova pesquisa ouviu 400 pessoas, com escuta aleatória na comunidade e qualitativa com os beneficiários dos programas sociais, permitindo a avaliação do impacto dos projetos, a relação com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e, também, permitiu coletar a percepção da comunidade sobre as ações já implementadas, assim como novos desafios e oportunidades.
  • Geração Futuro: formação de três novas turmas do Geração Futuro Jovens Talentos e Geração Futuro Profissionalizante com 80 alunos. No total, os programas já concluíram 13 turmas, alcançando 496 pessoas que receberam uma formação capaz de transformar suas realidades, a partir do empreendedorismo e do acesso ao emprego e geração de renda. Em 2019 foi criado o Geração Futuro Jovens Talentos, um programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo.

 

“Em 2023 implementamos ações focadas no desenvolvimento tecnológico e sustentável da Renault do Brasil. A geração de energia elétrica fotovoltaica, o avanço na agenda de equidade de gênero e o impacto social gerado pelo Instituto Renault são exemplos disso. À medida em que avançamos, reafirmamos o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão em todas as áreas da nossa operação”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A estratégia ESG da Renault do Brasil é norteada por nove temas materiais, identificados com rigor e profundidade no relatório, visando capturar as expectativas e preocupações dos stakeholders da marca:

  • Desenvolvimento dos territórios onde a empresa opera
  • Diversidade e inclusão
  • Ecoeficiência do produto
  • Emissões de gases de efeito estufa na produção e nas demais atividades
  • Ética e transparência
  • Qualidade dos veículos
  • Satisfação dos clientes
  • Saúde e segurança dos trabalhadores
  • Segurança dos passageiros e usuários do trânsito

 

O relatório está disponível no site da Renault do Brasil, por meio do link.

 

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil

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