A Renault DP World F1 Team conquistou seu segundo pódio do ano graças à bela atuação de Daniel Ricciardo e uma estratégia audaciosa da equipe dos boxes durante o Grande Prêmio de Emília-Romanha. Este resultado impulsiona a equipe para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores.
Infelizmente, Esteban Ocon teve que abandonar a prova na vigésima oitava volta. Um problema na transmissão é a possível causa e será analisado. O francês estava próximo do top 10 no início da corrida, mas o problema fez com que ele perdesse posições e abandonasse a prova.
Tendo largado em quinto no grid, Daniel ganhou imediatamente uma posição já nos primeiros metros. Em quarto lugar com os pneus macios da Pirelli, o australiano manteve a vantagem sobre Pierre Gasly e Charles Leclerc. Após o abandono de Gasly, Daniel colocou pneus duros novos e manteve sua posição, apesar da intensa pressão exercida pela Ferrari de Leclerc. Sergio Perez avançou entre os dois carros, mas a sorte mudou de lado com a chegada do carro de segurança na volta de número cinquenta e um, devido ao abandono de Max Verstappen. Enquanto Perez parava para colocar pneus novos, Daniel recuperou duas posições, mantendo o sangue frio e os pneus mais gastos até cruzar a bandeira quadriculada, conquistando o segundo pódio da Renault DP World F1 Team e o 31º de sua carreira.
Largando em 12º, Esteban havia feito um belo início de prova, com pneus médios. O francês manteve sua posição, ficando a apenas dois segundos do top 10 quando parou nos boxes para colocar um jogo de pneus duros. Mas seus problemas começaram pouco depois e, apesar de várias correções ao volante, abandonou a prova na volta de número 28.
Agora a Renault DP World Team conta com 135 pontos e assume o terceiro lugar no Campeonato de Construtores, faltando quatro provas para o fim da temporada.
Daniel Ricciardo – Largada: 5º – Chegada: 3º
“Dois pódios em três corridas! Estou muito feliz e não me esqueci de fazer o “shoey” desta vez. Estávamos a caminho do quinto lugar, mas o Max provocou a atuação do carro de segurança. Foi mais sensato ficar na pista, principalmente após a parada do Perez. As ultrapassagens são bem difíceis aqui, então valeu a pena assumir o risco. É uma pena o que aconteceu com o Esteban, pois o carro estava bom hoje. Este resultado nos permite assumir o terceiro lugar do campeonato, que é o objetivo da escuderia. Estou muito contente por sair de Imola com um belo pódio, por isso agradeço a todos na equipe. Desta vez, não haverá uma segunda tatuagem. Acho que o Cyril já sofreu o suficiente!”
Esteban Ocon – Largada: 12º – Abandono
“Foi um fim de semana difícil no geral, com uma sucessão de falta de sorte. Tivemos alguns problemas hoje à tarde: um tear-off no duto de freios nos obrigou a uma primeira parada antecipada para retirá-lo, depois tivemos um problema com o câmbio. Mesmo assim, estou muito feliz com este novo pódio da equipe; o Daniel está de parabéns! Foi uma conquista muito positiva para a escuderia. Estamos acelerando – este fim de temporada e os próximos meses prometem! Estamos agora em terceiro no campeonato. Sabemos que lutamos muito para chegar até aqui, por isso é muito bom terminar o fim de semana desta forma”.
Cyril Abiteboul, Diretor da Equipe
“Gostaria de começar pedindo desculpas ao Esteban, foi mais um abandono devido a um problema técnico. Ele não foi mal ontem e tinha feito uma bela largada para ter condições de brigar, apesar de uma parada antecipada para retirar um tear-off no duto. Depois, ele teve um problema associado ao câmbio e teve que abandonar. É uma pena, pois o Daniel mostrou que o ritmo e a competitividade acontecem quando o monoposto é confiável. Mais uma vez, a corrida aconteceu em nosso benefício. Parecia que ficaríamos em quinto lugar com o Perez aproveitando sua largada com pneus médios. Estávamos preparados para nos satisfazer com este resultado até que o abandono do Verstappen mudasse o jogo. Nossos estrategistas fizeram uma aposta ousada de não passar novamente nos boxes, calculando que tínhamos os pneus e o ritmo necessário para conter a ameaça dos nossos oponentes. Foi uma atitude bastante corajosa, mas valeu a pena graças à fantástica pilotagem do Daniel. Com seus engenheiros, ele conseguiu manter exatamente a temperatura necessária para seus pneus durante a longa atuação do carro de segurança e depois realizou um final de prova incrível, nos oferecendo um novo pódio na chegada. Agora estamos em terceiro no campeonato e devemos manter esta posição nos concentrando nos próximos fins de semana, que chegarão bastante rápido. Por fim, gostaria de dar os parabéns à Mercedes pelo sétimo título mundial. Esta é uma conquista fenomenal, que continuará nos inspirando em todo o trabalho que temos pela frente”.
Foto: Renault do Brasil
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil