· O demo car elétrico Renault Filante Record 2025 tem o propósito de maximizar a eficiência energética, para quebrar o recorde de consumo e autonomia com uma bateria de 87 kWh, a mesma capacidade daquela que equipa o Scenic E-Tech elétrico.
· O Renault Filante Record 2025 é um monoposto com design otimizado para a busca da eficiência aerodinâmica. Ele conta com dimensões fora de série, com 5,12 metros de comprimento por 1,19 metros de altura, além de um peso de apenas 1.000 kg.
· Verdadeiro laboratório de tecnologias, materiais e inovações a serviço da marca, o Renault Filante Record 2025 é equipado com um tipo exclusivo de pneus que reduz o atrito, assim como as tecnologias de direção e frenagem “steer by wire” e “brake by wire”.
· O Renault Filante Record 2025 é inspirado nos modelos Renault 40CV des Records de 1925 e no Étoile Filante de 1956, que permitiram que a marca quebrasse recordes históricos. Ele estará exposto no Salão Rétromobile de Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025, antes de partir em busca de um recorde de eficiência no primeiro semestre.
O Renault Filante Record 2025 não é um carro-conceito qualquer. Este demo car elétrico é a encarnação da ousadia e inovação, fusionando o rico legado da marca com uma visão futurista da mobilidade elétrica. Ele também presta uma homenagem à história e ao legado da marca que, desde o início, sempre utilizou o automobilismo esportivo e os recordes para validar suas inovações, antes de aplicá-las em seus modelos de produção em série.
Inspirado nos lendários modelos Renault 40CV des Records (1925-1926), Renault Nervasport des Records (1934) e Étoile Filante (1956), este monoposto que parece ter sido esculpido pelo ar alia um exercício estilístico, eficiência aerodinâmica excepcional e tecnologias de ponta, destacando o compromisso da Renault com a inovação e uma mobilidade mais sustentável e mais eficiente.
O demo car Renault Filante Record 2025 estará exposto no Salão Rétromobile de Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025, antes de buscar um recorde de eficiência energética no primeiro semestre deste ano.
Design feito para atingir um novo patamar em eficiência energética, inspirado na aeronáutica e em modelos históricos da marca
O Renault Filante Record 2025 é ao mesmo tempo uma proeza em termos de engenharia e design. Este veículo derruba as barreiras da aerodinâmica e eficiência energética para partir em busca de recordes de eficiência energética. Já o design ousado é inspirado na aeronáutica e na história da marca.
A estratégia de design escolhida para este demo car consistiu em imaginar uma escultura monolítica com uma forma fluida e clean, quase orgânica.
“Projetamos este veículo como uma verdadeira escultura em movimento. As linhas, inspiradas nos aviões de caça e nos recordes de velocidade do século passado, refletem uma busca de performance e elegância atemporal. Cada superfície foi cuidadosamente trabalhada para captar a luz e destacar uma silhueta que parece se fundir no ar. Os vidros azuis e a combinação de cores reforçam esta visão de leveza, enquanto que o conjunto do design foi pensado para expressar ainda mais leveza e fluidez.”
Sandeep Bhambra, diretor de design avançado, Renault e Ampere
Revisitando influências históricas
O Renault Filante Record 2025 exibe uma inédita cor azul ultravioleta, que faz com que os reflexos da carroceria mudem do azul ao violeta, conforme o ângulo de visão. Esta cor remete à carroceria do Renault 40CV des Records, mas foi recriada especialmente para o Filante Record 2025. Vários outros detalhes lembram modelos icônicos que inspiraram o design do demo car: faróis arredondados e rodas separadas da carroceria (Renault 40CV des Records e Nervasport des Records), a carenagem das rodas (Étoile Filante), grade protuberante, posição da cabine, faixa de regulagem do banco (Renault 40CV des Records), etc. São inúmeros os elementos e formas que remetem ao passado e se integram perfeitamente à modernidade do Renault Filante Record 2025. Eles se fundem harmoniosamente com a visão futurista do veículo, criando um diálogo natural entre o passado e o futuro.
Mas a inspiração principal por trás da silhueta deste demo car vem do mundo da aeronáutica. Por baixo de sua bolha de proteção aerodinâmica, a cabine remete aos aviões de caça, enquanto que cada detalhe da carroceria é otimizado para reduzir a resistência ao ar, com elementos visuais que remetem às curvas e formas dos aviões de alta performance.
Outro elemento marcante é a carenagem das rodas dianteiras e traseiras, que é ao mesmo tempo um elemento de estilo e uma solução aerodinâmica essencial. Ela contribui para reforçar o aspecto monolítico do carro, ao mesmo tempo em que melhora a penetração no ar. Combinada às amplas tampas das rodas laterais, esta escolha permite também criar uma silhueta fluida, sem interrupção visual.
Em busca da eficiência energética e performance
A leveza também foi uma prioridade no processo de concepção do Renault Filante Record 2025 e isso se reflete até mesmo nos detalhes de acabamento. A utilização de parafusos aparentes na carroceria foi inspirada nas técnicas de construção aeronáutica, não apenas com o objetivo de reduzir o peso do carro, mas também para criar uma impressão visual definitivamente moderna e técnica. Tanto estes parafusos como os outros elementos do projeto inspirados na aeronáutica demonstram o compromisso da marca com uma concepção inovadora e mais sustentável de seus modelos.
Assim, o design deste demo car representa bem mais que uma simples abordagem estética: ele é fruto de uma intensa busca de eficiência e performance. Desde a forma aerodinâmica das carenagens até a leveza do chassi, cada elemento foi pensado para maximizar a eficiência energética, enquanto que a integração dos elementos históricos e a inspiração aeronáutica conferem a este veículo uma personalidade única e definitivamente voltada para o futuro.
Cockpit projetado para a performance
O interior do Renault Filante Record 2025 foi pensado com o mesmo mindset do exterior, com um cockpit que remete ao universo aeroespacial, onde cada detalhe é pensado para maximizar a performance, o conforto e a eficiência. Com este objetivo de racionalização, cada elemento (controles de segurança e abertura, regulador de velocidade, acelerador, sistema de frenagem, etc.) se encontra ao alcance da mão, com um design que privilegia a ergonomia e a redução de peso. A escolha dos materiais também foi norteada por esta filosofia. Assim, o banco do piloto foi projetado em lona esticada, como se fosse uma rede, para maximizar a leveza e ao mesmo tempo garantir uma sustentação ideal.
Ele se ajusta perfeitamente à morfologia do piloto, criando a sensação de estar em simbiose com o veículo. A sustentação do corpo é garantida pelas finas lâminas de carbono revestidas de material têxtil tecnológico, uma escolha que também foi inspirada na aeronáutica e na indústria aeroespacial, onde cada grama conta para maximizar a performance.
Os controles e instrumentos são integrados de maneira fluida e minimalista. Cada funcionalidade é exibida em um painel digital extremamente fino.
O volante é a peça visível de uma arquitetura de controle inovadora: os punhos controlam a aceleração, frenagem e direção, segundo as tecnologias “steer by wire” e “brake by wire”, sendo totalmente eletrônicos e sutilmente integrados em uma estrutura bruta em Scalmalloy impressa em 3D. Esta estratégia é inspirada nas tecnologias aeronáuticas, onde os controles devem ser ergonômicos e de fácil acesso. Na parte central do volante, uma tela panorâmica flexível montada em torno de um cilindro oferece uma visão clara e imediata de dados essenciais, como velocidade, autonomia e parâmetros de condução. Este volante está conectado à bolha de proteção do cockpit, sendo erguido simultaneamente com o conjunto para facilitar a entrada e saída do piloto.
Uma engenhosa circulação do ar durante a movimentação do veículo permite ventilar o cockpit sem qualquer elemento técnico adicional, sempre tendo em mente a redução de peso e economia de energia.
Já a posição de condução é inspirada na F1, permitindo combinar ergonomia e a visibilidade, enquanto que a posição das pernas acima das baterias melhora a performance arquitetural do carro.
Controle do peso e aerodinâmica tem papel-chave na eficiência energética
Fruto de uma colaboração entre as equipes de engenharia e design da Renault e da Ligier Automotive, o demo car Renault Filante Record 2025 se diferencia com um design extremamente aerodinâmico, otimizado para atingir performances excepcionais.
O objetivo ambicioso deste projeto envolveu fortes orientações estilísticas, para garantir uma performance aerodinâmica no melhor nível.
O trabalho dos engenheiros de aerodinâmica se concentrou na otimização dos fluxos de ar em torno do carro, com uma atenção especial à gestão da transição entre as diferentes zonas do veículo. A forma alongada do monoposto desempenha um papel-chave nesta otimização, pois um veículo mais longo permite melhor gerenciar o fluxo aerodinâmico, reduzindo assim as interferências.
As rodas, grandes responsáveis pelas interferências na aerodinâmica, foram cuidadosamente carenadas para minimizar o impacto na performance. Os engenheiros utilizaram formas simplificadas em um primeiro momento, antes de aperfeiçoar o design para oferecer a melhor relação entre estilo e performance aerodinâmica.
Já os braços da suspensão também foram trabalhados com a inclusão de carenagens, cuja forma respeita a lógica aerodinâmica.
Simulações e validações em túnel de vento
O projeto envolveu um profundo trabalho colaborativo entre as equipes de design e aerodinâmica, para encontrar um equilíbrio entre performance e estética. Apesar de algumas decisões terem exigido concessões, o design se manteve como prioridade, garantindo ao mesmo tempo performances aerodinâmicas excepcionais. Esta fusão de estilo e performance se traduz em formas fluidas e uma silhueta escultural, que não faz concessões em termos de eficiência energética.
Neste sentido, o desenvolvimento aerodinâmico foi orientado por simulações digitais de ponta, já que os engenheiros pretendem realizar testes em túnel de vento no segundo trimestre de 2025. Estes testes permitirão confirmar os resultados da simulação e realizar os ajustes necessários para aperfeiçoar o design do veículo, garantindo assim uma performance aerodinâmica ideal.
Redução de peso é resultado da otimização de materiais e tecnologias avançadas
A redução do peso foi o objetivo principal do desenvolvimento do Renault Filante Record 2025, para maximizar a eficiência energética e a autonomia. Para isso, foi utilizada uma combinação inovadora de materiais extremamente leves e técnicas de produção avançadas. Cada elemento do veículo foi estudado, analisado e otimizado para reduzir o peso, ao mesmo tempo em que foi mantida a solidez do conceito para a quebra de recordes.
Ao maximizar a utilização da fibra de carbono, matéria-prima-chave para reduzir o peso dos elementos do chassi e da carroceria sem comprometer a resistência estrutural, os engenheiros conseguiram manter o peso do Renault Filante Record 2025 abaixo do patamar dos 1.000 quilos, ao mesmo tempo otimizando a rigidez e segurança do veículo.
No chassi, a otimização foi feita por meio de um profundo trabalho de cálculos e combinações de materiais. Ligas de alumínio, carbono e aço foram combinadas de maneira otimizada para reduzir os recortes dos componentes ao mínimo necessário, para suportar os esforços mecânicos e ao mesmo tempo manter a máxima solidez.
Estas escolhas de materiais permitiram um ganho de leveza, sem comprometer a robustez do chassi, fator essencial para garantir a estabilidade do veículo durante o uso em circuito.
Para otimizar ainda mais a redução do peso, as equipes de engenharia utilizaram a tecnologia do Scalmalloy, uma liga de alumínio extremamente resistente, especialmente concebida para a impressão em 3D. Este processo permite produzir peças complexas com uma precisão extrema, ao mesmo tempo em que se reduz o peso global do veículo. A impressão em 3D permite também minimizar as perdas de materiais ao otimizar a estrutura das peças produzidas. Os componentes assim produzidos são ao mesmo tempo leves, resistentes e perfeitamente adaptados às exigências de performance.
Otimização topológica: rompendo as barreiras da performance
A otimização topológica é outra inovação-chave que permitiu reduzir significativamente o peso do veículo. Este método consiste em manter um material apenas onde ele é necessário, ou seja, nas áreas sujeitas aos esforços mecânicos específicos. Graças a cálculos informáticos avançados, os engenheiros puderam determinar as áreas onde os materiais deveriam ser mantidos para garantir a solidez do demo car e as áreas onde eles poderiam ser retirados para tornar a estrutura mais leve, sem afetar a performance. Esta estratégia, possível por meio de softwares de simulação aprimorados por inteligência artificial, permite criar peças ao mesmo tempo leves e robustas, utilizadas apenas onde elas são necessárias.
Renault Filante Record 2025: um laboratório de tecnologias para futuros veículos
Inovador até nos pneus, seguindo o legado histórico dos veículos de recordes e carros-conceito da marca, o Renault Filante Record 2025 está introduzindo várias tecnologias que serão estudadas para serem embarcadas nos veículos de produção em série do amanhã.
Ausência de conexão mecânica entre o condutor e os sistemas de frenagem e direção
As tecnologias “steer by wire” e “brake by wire” substituem os sistemas mecânicos tradicionais por meio de soluções totalmente eletrônicas, oferecendo uma experiência de pilotagem mais rica, ao mesmo tempo em que permite reduzir o número de componentes mecânicos. Isso permite liberar espaço para repensar a arquitetura do veículo e otimizar o peso.
O “steer by wire” representa um grande avanço na área de controle da direção. Contrariamente aos sistemas tradicionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para conectar o volante às rodas, esta tecnologia se baseia em uma comunicação totalmente eletrônica entre o volante e os motores da cremalheira da direção.
Quando o piloto gira o volante, sinais elétricos são enviados a um calculador centralizado, que vai determinar a melhor maneira de mover o carro, não apenas com as rodas dianteiras, mas também com outros elementos como motor, freios e suspensões. Toda a plataforma pode ser acionada.
Além disso, esta tecnologia oferece maior flexibilidade, pois permite posicionar os elementos que controlam a direção – incluindo o volante – em qualquer lugar. Isso permite superar várias restrições de arquitetura e padronização, para otimizar a disposição dos elementos do cockpit.
A tecnologia “brake by wire” funciona de acordo com um princípio semelhante, mas aplicado à frenagem. No Renault Filante Record 2025, não há um pedal tradicional. Em vez disso, um controle eletrônico permite gerar o esforço de frenagem. Quando acionado pelo piloto, um sinal elétrico é enviado ao sistema de frenagem, que distribui o esforço sobre as rodas de maneira ideal. Também neste caso, o benefício é percebido em termos de flexibilidade na arquitetura da plataforma e do cockpit.
Tecnologia “cell-to-pack” permite integração otimizada das baterias
A tecnologia “cell-to-pack”, graças a uma contribuição da Ampere, permite maximizar a eficiência energética do veículo ao mesmo tempo em que otimiza o espaço da bateria, contribuindo para a redução do peso.
As células são diretamente integradas no invólucro sem a utilização de módulos tradicionais. Graças a esta técnica, o invólucro da bateria se torna mais leve e ainda permite otimizar o formato e o espaço disponível, um grande desafio para o Renault Filante Record 2025, pois o demo car tem uma largura de apenas 1,71m.
Esta nova arquitetura também permitiu reduzir o peso total do veículo, limitando o peso da bateria a 600 kg, para um contido peso total de 1.000 kg. Produzido em carbono, o cárter de proteção da bateria também contribui para esta redução de peso, ao mesmo tempo em que confere maior solidez e proteção.
Pneus inovadores
O demo car Renault Filante Record 2025 é equipado com pneus de 20 polegadas Michelin, desenvolvidos especialmente para maximizar a performance pura do veículo e oferecendo uma excelente autonomia. Com um impacto de aproximadamente 20% na autonomia, os pneus têm um papel-chave neste tipo de projeto. Os engenheiros do centro de tecnologia Michelin trabalharam em vários parâmetros:
· Materiais para reduzir a dissipação da energia associada aos pneus;
· Arquitetura para otimizar a área de contato do pneu com a superfície de rodagem;
· Design do pneu: o formato “slimline”, ou seja, alto e estreito, que apresenta a dupla vantagem de limitar a dissipação de energia a cada giro da roda, contribuindo positivamente para a aerodinâmica do veículo.
Nesta busca de eficiência, estes pneus ultrapassam mais uma vez os limites da resistência à rodagem. Eles oferecem um coeficiente reduzido de quase 40%, próximo de 4 kg/ton. em condições de uso do veículo, enquanto que o pneu de um veículo clássico tem um coeficiente de aproximadamente 6,5 kg/ton.
Renault Filante Record 2025: um nome com duplo sentido
O nome Renault Filante Record 2025 remete diretamente a dois modelos históricos emblemáticos da marca:
· O nome Filante é uma referência ao Étoile Filante, um monoposto apresentado em 1956, diretamente inspirado na aeronáutica e concebido para quebrar recordes de velocidade. Em 5 de setembro de 1956, o Étoile Filante quebrou simultaneamente vários recordes de velocidade no Salar de Bonneville nos Estados Unidos, com destaque para os mais de 300 km/h em distância de 1 e 5 quilômetros, percorridos respectivamente a 306,9 km/h e 308,85 km/h.
· Já a palavra Record é uma referência direta ao Renault 40CV des Records, com suas versões monoposto com carroceria esguia e largura contida do Renault 40CV, que quebraram vários recordes de velocidade e endurance a partir de 1925. Os primeiros recordes datam de 1925 pelos pilotos engenheiros Garfield e Plessier: recorde mundial de 3 horas, recorde mundial de 500 km e recorde mundial de 500 milhas. Sem contar o recorde de 24 horas, com 4.167,578 km percorridos a uma velocidade média de 173,649 km/h, conquistado no ano seguinte. O número 2025 no nome do Renault Filante Record 2025 marca a celebração dos 100 anos destes recordes de 1925.
Entre os outros modelos notáveis utilizados pela Renault para quebrar recordes, destaque também para o Nervasport, que em 4 e 5 de abril de 1934 quebrou nada menos que nove recordes internacionais e três recordes mundiais, dentre os quais o de 48 horas, com 8.037 km percorridos a uma velocidade média de 167,445 km/h.
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Sobre a Renault
Marca histórica da mobilidade e pioneira em carros elétricos na Europa, a Renault sempre desenvolveu veículos inovadores. Com o plano estratégico “Renaulution”, a marca está realizando uma transformação ambiciosa e geradora de valor. Com isso, a Renault está evoluindo para oferecer uma gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. A marca quer ser a expressão da modernidade e inovação em serviços tecnológicos, de energia e mobilidade, que vão além da indústria automotiva.
Por: Sala de Imprensa | Renault do Brasil