O Renault Sandero sempre teve suas versões, como a GT line, Nokia, Vibe e Stepway. Agora soma-se as acima citadas a Rip Curl.
O Sandero assim como seu irmão “Logan” nasceu no leste europeu, mais precisamente na Romênia, pelas mão da Dacia, subsidiária da Renault. Foi uma aposta da montadora francesa para os mercados do leste europeu e para os latino-americanos.
O Sandero é um hatch que sempre foi sucesso no Brasil, e suas linhas se inspiraram claramente no Clio II Europeu. A confiabilidade do powertrain francês, aliados à economia e espaço interno sempre fez do carro um concorrente de peso na categoria.
Design
Em 2014 o Sandero foi reestilizado, assim como o Renault Logan, e a dianteira recebeu a nova identidade visual da marca, com destaque para o logo da marca no centro da grande invadindo parte do capô, e agora o estilo está muito mais elaborado com curvas e recortes e volumes mais atraentes. O farol agora tem uma dupla parábola muito mais elaborada e com uma iluminação mais eficiente.
As linhas laterais não sofreram mudanças e na parte traseira o destaque são as novas lanternas traseiras, com novo formato e com frisos cromados na sua parte interna.
O Renault Sandero Rip Curl é uma série limitada em 4.600 unidade, feitas sobre a base da versão Stepway. A versão foi criada em parceira com a famosa marca australiana de moda surfwear, e se destina a consumidores que procuram um hatch completo, com design atraente e detalhes diferenciados para quem pega onda ou curte uma aventura.
Esta é a segunda vez que a parceria entre Renault e Rip Curl acontece no Brasil. Vários detalhes permitem a identificação desta nova série limitada da Renault.
Na parte externa o carro tem tem retrovisores, rodas e barras no teto na cor cinza inox, e abaixo dos retrovisores, um adesivo com a inscrição “Rip Curl” identifica o modelo.
O adesivo também está na soleira das portas. Internamente se destacam os bancos esportivos com revestimento tipo neoprene, o mesmo utilizado nas roupas de borracha dos surfistas.
Os bancos cor preta, têm detalhes em vermelho e o logo Rip Curl nos encostos. Os aros das saídas de ar e do velocímetro também são na cor vermelha, realçando a esportividade do hatch e fazendo alusão a cor da logo da marca australiana.
O carro tem a suspensão elevada em 6,3 cm em relação ao Sandero “civil”, e é equipado com pneus 185/55 R15. Isso permite o carro a pequenas aventuras, principalmente em pistas de terra e areia, que normalmente levam ao ‘picos’ dos surfistas.
No uso normal, o carro enfrentou os pisos asfaltados com uma rodagem bastante suave, transmitindo muito conforto aos ocupantes. Nas tradicionais crateras do piso paulista, a suspensão resistiu bem, e não chegou ao final do curso.
O Sandero Stepway Rip Curl é equipado com o motor o excelente motor de 1600 cc de deslocamento volumétrico, com 16 válvulas, potência de 106 CV (etanol)/ 98 CV (gasolina) a 5.250 rpm, e torque de 15.5 mkgf (E) 14,5 (G) a 2.850 rpm. O carro tem a opção de câmbio manual ou o automatizado Easy’R, ambos de cinco archas.
Internamente o Renault investiu para dar um ar mais sofisticado no carro, utilizando materiais de melhor qualidade. Os bancos agora tem uma nova textura com espuma de maior densidade, permitindo um melhor apoio nas curvas.
Faltou, no entanto que a parte inferior do banco fosse um pouco maior, para que em viagens longas as coxas tenham maior apoio e causem menor cansaço. A direção hidráulica continua um pouco pesada e o nível de ruído ainda é elevado em altas rotações.
Embora o carro utilize a mesma plataforma do modelo anterior, a suspensão dianteira tem novos pontos de ancoragem e as dimensões do chassis foram ampliadas. O carro ficou 6,1 cm maior no comprimento e ganhou 0,5 cm no entre-eixos ou seja o carro ficou ainda mais estável e confortável.
O nosso Rip Curl vem equipado com ar condicionado automático, e “Mídia Nave 2.0” que é uma central multimídia on-touch, com GPS integrado, sistema de áudio e telefonia por bluetoooth, Eco-Scoring, Eco-Coaching.
O cluster é bem desenhado com contagiros na extrema esquerda, ao lado o velocímetro e à direita um instrumento digital onde se alterna as informações do computador de bordo. Destaque para um indicador na parte inferior do velocímetro que indica o melhor momento para troca de marcha.
Uma seta indica se devemos colocar uma marcha ascendente ou reduzir para melhor consumo. Isso aliado ao Eco-Scoring e Eco-Coaching sua condução será ainda mais eficiente.
O Eco-Scoring pontua o condutor com estrelas se está acelerado, trocando marcha e se antecipando no momento certo. Ao lado aparece ainda uma escala em forma de folha que inicia em 100 pontos, e conforme se conduz diminui ao aumenta. Isso auxilia sobre maneira para se economizar combustível e poluir menos.
Já o Eco-Coaching dá varias dicas de condução para o motorista, como a importância de sempre descer ladeiras e serras engatado, já que além de aumentar a segurança e poupar freios, faz com que se tenha redução no consumo.
O ar jovial e espírito aventureiro da versão Rip Curl deixam o hatch um carro muito agradável. O consumo de combustível continua sendo um dos atrativos do carro, e obtivemos a marca de 11 km/l na cidade, e na estrada chegamos a obter a marca de 19 km/l, sempre utilizando etanol.
O modelo testado era equipado com o câmbio manual de 5 velocidades. O automatizado Easy R, ao contrário dos concorrentes que utilizam gerenciamento da Magneti Marelli, utiliza o gerenciamento da Getrag, que produz o equipamento para Porsche, BMW e para o DTM (Deustche Tourenwagen Máster – Campeonato Alemão de Turismo).
Este é um hatch que tem amplas condições de brigar com carros até de categoria superior, principalmente pelo seu espaço interno e economia. A versão Rip Curl valoriza ainda mais o carro, pela sua exclusividade.
Sobre a Rip Curl
O que começou em 1969 como uma visão, ou busca, de dois surfistas, cresceu como uma identidade única, um estilo de vida e uma filosofia que se espalhou e vem sendo adotada por surfistas e praticantes de “boardsports” no mundo todo. A Rip Curl continua sendo uma empresa privada, feita de surfistas para surfistas, seus líderes são também pilotos de teste dos produtos.
Hoje, desenvolve, produz e distribui uma grande variedade de produtos inovadores de alta qualidade incluindo roupas de borracha, onde é referência por sua excelência na tecnologia e qualidade dos produtos, relógios de maré, bermudas água sem costura, calçados, óculos de sol, acessórios e equipamentos para diversos esportes de prancha em mais de 60 países ao redor do mundo.
A Rip Curl patrocina grandes nomes do surf mundial, como o brasileiro Gabriel Medina, atual campeão mundial de surfe.
Ficha técnica
Motor: 1.6 dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16.
Potência: Potência:106/98 cv (e/G) a 5.250 rpm
Torque: 15,5/14,5 mkgf (e/G) a 2.850 rpm
Câmbio: mecânico de 5 marchas.
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,5 s
Velocidade máxima: 182 km/h
Largura: 1733 mm
Comprimento: 4349 mm
Altura: 1529 mm
Entre-eixos: 2635 mm
Peso: 1070 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 510 Litros
Preço; R$54.650,00