Paranaense da Shell-RCM larga em quinto a corrida principal no domingo
Ricardo Zonta mostrou mais uma vez performance de protagonista na Stock Car com as cores da Shell na Stock Car. Vice-campeão em 2020 e terceiro colocado no campeonato do ano passado, quando a categoria tinha diferentes regulamentos desportivos, Zonta mais uma vez foi um dos destaques na abertura da temporada, em Goiânia.
Depois de terminar os dois treinos livres no top5 na sexta-feira, o ex-F1 abriu o sábado com uma respeitável performance no treino classificatório. Zonta avançou ao Q2 e depois se credenciou para disputar a pole no Q3, contra outros sete adversários.
A fase final do treino acabou prejudicada com a chegada de uma chuva sobre o Autódromo Ayrton Senna, o que impediu os tempos de serem melhorados ao longo da sessão. Zonta cravou 1:28.644 no Q3, tempo que rendeu o quinto lugar na tomada de tempo. É nesta posição que o piloto Shell larga neste domingo para a corrida de 50 minutos que mais pontos distribui no fim de semana.
Por força do novo regulamento, a Stock Car passa a realizar uma sprint race de 30 minutos mais uma volta de duração na tarde de sábado. A prova larga com o grid invertido (12 posições em relação ao resultado do quali). Assim Zonta partiu da oitava posição no grid.
Ele logo tratou de conquistar uma ultrapassagem na primeira volta e sustentou o sétimo lugar em batalha com Lucas Foresti até a janela de paradas obrigatórias ser aberta na volta 6.
Com bom rendimento em seu Toyota Corolla, Zonta ficou na pista até a volta 10, quando entrou nos pits em segundo lugar.
Ele retornou à pista em 14º e foi galgando posições conforme os concorrentes paravam para troca de pneus. Na 15ª volta, todos já haviam realizados os pits e Zonta aparecia em sexto.
Ele permaneceu nesta posição até a bandeirada e é também a mesma posição em que aparece na classificação do campeonato após a primeira corrida de 2024.
Neste domingo a prova de 50 minutos mais uma volta tem largada programada para 12h, com transmissão ao vivo da Band e Sportv.
O que ele disse:
“É uma corrida totalmente diferente. Com 30 minutos de sprint atuamos em regime de classificação em toda volta e, com esse novo modelo de push-to-pass, bem mais curto, ficou mais difícil ultrapassar. Mudou completamente a estratégia dos pilotos dentro do carro e certamente a organização está atenta pois as ultrapassagens são importantes para a categoria. Mas é o começo de uma história que vai ser apresentar mais clara amanhã, quando essa diferença poderá ficar mais clara. Quem gastou mais push hoje não vai ter tanto no domingo e quem poupou hoje poderá fazer a diferença.
De toda forma é importante começar o ano com bons pontos e estou satisfeito. Tivemos um pequeno erro no pit: o pneu demorou para entrar e perdemos mais ou menos 1.5s. Isso me fez voltar atrás do Casagrande, que eu já havia ultrapassado. Então poderia ter brigado talvez pelo quarto lugar.”
Ricardo Zonta
Stock Car Pro Series – Etapa 1 – Goiânia:
Domingo, 03 de março:
12:00 – Corrida 2 (50 minutos +1 volta)Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06.
Por: Luis Ferrari