Maior vencedor no autódromo de Mogi Guaçu, competidor da Shell-RCM larga em sétimo no Velocitta, batalha pela vitória com Felipe Massa e é sétimo no campeonato
Ricardo Zonta mostrou mais uma vez porque é o rei da pista do Velocitta. Vencedor de corridas da Stock Car em Mogi Guaçu nos últimos três anos, o piloto Shell lutou novamente pela vitória na Sprint Race realizada neste sábado. Chegou a ficar a menos de 1s de Felipe Massa nas voltas finais e recebeu a bandeirada em segundo lugar. Foi o primeiro pódio da Shell na temporada.
O troféu teve sabor especial para o ex-F1, que festejou com seus familiares o 48º aniversário pela manhã logo depois do treino classificatório.
De quebra, os 50 pontos conquistados no interior paulista serviram para catapultar o vice-campeão de 2020 na tabela de classificação do campeonato. Depois de correr com um cilindro a menos e apenas completar a prova principal na abertura da temporada em Goiânia, Zonta saltou de 13º no campeonato para sétimo.
Ele larga em sexto na corrida principal deste domingo e tem acionamentos de botões de ultrapassagem suficientes para mais uma vez lutar pelo pódio e pela sua quarta conquista consecutiva no Velocitta.
Depois de mais uma vez avançar até o Q3 e lutar pela pole, o paranaense cravou o sexto tempo no classificatório e largou em sétimo por força do regulamento do grid invertido na corrida de sábado. Ele caiu para oitavo ao término da primeira volta, mas logo recuperou duas posições.
O #10 era sexto quando entrou nos pits na volta 8 e foi favorecido por um formidável trabalho da equipe Shell-RCM na troca do pneu. Com o pelotão reordenado após o ciclo de paradas de todos os competidores, Zonta era terceiro na pista. Ele então avançou mais uma posição e se aproximou de Felipe Massa para lutar pela vitória.
No duelo entre ex-pilotos de F1, Zonta chegou a tirar a margem do adversário para menos de 1s. Mas, em atenção às orientações da equipe, poupou os pushes-to-pass para a prova de domingo, que distribui mais pontos.
A corrida principal, de 50 minutos mais uma volta de duração, tem largada programada para 12h30 deste domingo, com transmissão da Band e canais Sportv.
O que ele disse:
“Muito feliz com o resultado aqui! A família veio para meu aniversário e consegui um pódio no meu dia em uma pista que eu gosto muito. Feliz com a comemoração ao lado de gente que me acompanha na carreira e com membros da equipe que são praticamente como a minha família também. Muito gratificante, o carro estava ótimo, o pit-stop foi incrível também e nós tínhamos carro para ganhar a corrida. Agora vamos buscar a vitória amanhã.
Hoje poderia ter atacado depois do pit, mas o time recomendou salvar os pushes. Só que nosso ritmo era bom e depois que os outros pararam vimos que a luta seria pela vitória. Mas o campeonato é o nosso objetivo e temos que valorizar os pontos”
Ricardo Zonta
Stock Car – Campeonato – Top10
- Felipe Massa 137 pontos
- Julio Campos 129
- Bruno Baptista 129
- Felipe Baptista 128
- Gabriel Casagrande 124
- Rafael Suzuki 118
- Ricardo Zonta 103
- Lucas Foresti 103
- Thiago Camilo 85
- Rubens Barrichello 82
Cronograma – Stock Car – Etapa 2 – Velocitta, Mogi Guaçu-SP
Domingo, 24 de março:
12:33 – Corrida Principal (50 minutos +1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari