Ricardo Zonta corre pela primeira vez no Uruguai e mira se manter no top 5 da Stock Car na temporada 2024

Piloto da Shell-RCM destaca condições de aderência complicadas da pista

Ricardo Zonta
José Mario Dias

Aos 48 anos, um novo desafio na carreira. É o que Ricardo Zonta vai encarar neste fim de semana na inédita etapa do Uruguai da Stock Car, a décima da temporada 2024. O piloto da equipe Shell-RCM nunca havia visitado o país vizinho e só teve contato com o Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, por meio de vídeos. Um circuito técnico e com condições de aderência bem variáveis, com muito vento e muita areia no asfalto.

Quinto colocado no campeonato em 2024, 43 pontos atrás do líder, o piloto Shell quer se manter no top 5 da temporada. A ideia do paranaense é chegar a Interlagos, em dezembro, com chances de lutar pelo título inédito da maior categoria do automobilismo brasileiro. Zonta já tem quatro pódios em 2024 e, além disso, já chegou 11 vezes entre os dez primeiros colocados nas 18 corridas disputadas até agora.

Neste fim de semana, o desafio será no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar. Inédito na Stock Car, o circuito tem 3.120 metros com 12 curvas. É um traçado extremamente técnico, com trechos muito apertados e dois trechos com retas longas, principalmente a oposta, antes do hairpin da Curva Gonzalo Rodríguez. Conseguir uma boa posição na classificação será essencial para bons resultados no Uruguai.

A programação da etapa do Uruguai será aberta excepcionalmente nesta quinta, quando serão realizados o shakedown e o primeiro treino livres. Na sexta-feira, as atividades serão abertas pela segunda sessão livre. À tarde, será disputada a classificação. No sábado, a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying, será pela manhã; com a corrida principal à tarde, encerrando o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.

O que ele disse:

“É uma pista totalmente nova para Stock Car e para mim, principalmente. Nunca fui ao Uruguai. A grande novidade será saber o nível de aderência da pista. Percebi nos vídeos que tem um pouco de areia e venta bastante. Então tem que cuidar muito destes detalhes para não perder a aderência de uma hora para a outra em um treino ou na classificação. Vamos em busca de manter uma boa posição no campeonato. É muito importante se manter entre os cinco primeiros até a disputa do título, para chegar com toda força em Interlagos.”
Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 10 – El Pinar, Canelones, Uruguai

Quinta-feira, 24 de outubro:
10:00 – Shakedown
15:00 – Treino Livre 1

Sexta-feira, 25 de outubro:
10:00 – Treino Livre 2
15:30 – Classificação

Sábado, 26 de outubro:
09:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
13:40 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Por: Luis Ferrari

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