Shell fecha melhor temporada com mais um pódio do paranaense, e Galid acaba Grande Final em sexto; Gaetano fica em nono, e Átila Abreu é 13º
O paranaense Ricardo Zonta foi o segundo colocado na Grande Final da Stock Car, neste domingo, em Interlagos, e, com o resultado, ficou com o vice-campeonato, seu melhor desempenho na categoria. A Shell ainda teve Galid Osman em sexto na prova, com seu melhor resultado em 2020, e Gaetano di Mauro em nono. Átila Abreu finalizou a prova em 13º.
Segundo no grid, Gaetano manteve a posição, com Zonta em quarto, numa largada limpa. O paranaense imediatamente partiu para cima do terceiro colocado César Ramos, mas, ao tentar a ultrapassagem, mesmo com a linha preferencial por dentro, foi forçado para fora da pista e foi para a grama. Com as entradas de ar cheias de grama, Ricardo caiu para quinto e teve a refrigeração dos freios comprometida, mas depois recuperou a posição após passar Nelsinho Piquet no Pinheirinho.
Di Mauro também forçou o ritmo e tentou assumir a liderança em cima de Ricardo Maurício no fim da reta dos boxes. Porém, os carros se tocaram, e o piloto do carro #11 teve de passar reto no “S” do Senna, mas ainda manteve o segundo lugar. Depois, Gaetano foi superado por Ramos e ficou à frente de Zonta.
Na décima volta, pouco antes da abertura da janela obrigatória para pit stops, Zonta ultrapassou Di Mauro na Reta Oposta e subiu para o terceiro lugar. No fim da volta, Gaetano entrou nos boxes logo, assim como Maurício e Ramos, e Zonta assumiu a liderança.
O paranaense estendeu a permanência na pista até a volta 13. Com uma ótima operação da equipe RCM, Zonta voltou próximo dos dois primeiros colocados. Quando todos fizeram o pit stop, Di Mauro ficou em sexto, logo à frente de Galid, e Átila, que chegou a liderar antes da parada, era o 14º.
Depois do pit stop, Osman ultrapassou Di Mauro na 18ª volta e subiu para sexto. Nas voltas finais, Zonta ainda tentou se aproximar dos líderes mas cruzou em terceiro – depois, os comissários puniriam César Ramos em cinco segundos, e Zonta ficou em segundo. Galid cruzou em sexto, com Gaetano em nono e Átila em 13º.
Foram divulgadas no último sábado as dez datas da próxima temporada da Stock Car. O campeonato começará a ser disputado a partir do dia 28 de março de 2021, mas ainda sem a definição dos locais das etapas.
2º R.Zonta – a 3s309
3º N.Piquet – a 5s002
3º D.Serra – a 6s776
6º G.Osman – a 14s770
7º B.Baptista – a 18s395
8º A.Khodair – a 18s719
9º G.di Mauro – a 19s254
10º G.Salas – a 19s294
2º R.Zonta – 278
4º T.Camilo – 238
Sobre a Raízen:
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Foto: José Mário Dias
Por: Luis Ferrari