Gianluca é o maior pontuador da etapa, com duplo top5
A maior patrocinadora do esporte a motor no mundo voltou a emplacar uma dobradinha na principal categoria do Brasil. Com direito a melhor volta da corrida, Ricardo Zonta converteu pole em vitória na prova de abertura da etapa do Velocitta e foi acompanhado por Gianluca Petecof no pódio em segundo lugar. O paranaense já havia se isolado como o maior pole position da história dessa pista na Stock Car no sábado e agora venceu pela terceira vez em três anos consecutivos em Mogi Guaçu. Foi também sua segunda vitória consecutiva, já que havia conquistado o primeiro lugar em Interlagos na etapa passada.
Foi a primeira dobradinha da Shell desde a passagem da Stock Car por Cascavel em 2021. O Velocitta viu ainda Petecof sair como o maior pontuador da etapa, levando o troféu de Man of the Race.
Zonta fez uma prova limpa desde o início, conservou a liderança na curva 1 e tratou de abrir vantagem. Petecof caiu de terceiro no grid para quarto na largada, depois passou Rubens Barrichello e Sergio Jimenez.
Cumprida a janela de pits, a dupla saiu nas duas primeiras posições, com o ex-F1 à frente. Petecof pressionou e os dois usaram algumas vezes o botão de ultrapassagem, até receberem a bandeira quadriculada selando a dobradinha da Shell.
A corrida 2 foi marcada por um início caótico, com múltiplos incidentes que determinaram a entrada do safety-car. Zonta foi coletado em um engavetamento e forçado a se retirar.
Petecof escapou do caos e alinhou seu Toyota Corolla em quinto com o pelotão neutralizado.
Após mais de 15 minutos comboiados pelo carro de segurança, a prova relargou na volta 7. Petecof logo atacou Allam Khodair pelo quarto lugar. Ele passou o concorrente na freada do Saca-Rolha na volta 9, quando já estava aberta a janela de pit-stops. Então entrou para a parada obrigatória na passagem seguinte.
Reordenado o pelotão, Gianluca aparecia em sexto lugar. Na última volta, ele passou Rubens Barrichello e recebeu a bandeirada fechando o top5.
Com os pontos conquistados na sexta etapa, Zonta agora é quinto colocado no campeonato. Ele chegou a Mogi Guaçu 47 pontos atrás do líder e sai com desvantagem de 28. Já Petecof praticamente dobrou sua pontuação de 2023. Ele avançou de 23º na tabela para 12º.
A próxima etapa da Stock Car acontece em Goiânia abrindo a segunda metade da temporada, no último fim de semana de agosto.
O que eles disseram:
“Gosto muito dessa pista, onde temos ótimos resultados. É bom saber que sempre que chegamos e o nosso carro costuma ser rápido, tanto que hoje vencemos pela terceira vez em três anos. E poderia ter sido ainda melhor… já que foi uma pena a segunda corrida. Tinha o carro em boas condições e fui tirado por outros concorrentes. Isso me custou alguns pontos importantes para o campeonato.”
Ricardo Zonta
“Estou sem palavras! Sabíamos da nossa evolução e do quanto trabalhamos nessa temporada. Não imaginava chegar aqui disputando a pole e a vitória na corrida 1. Superou muito nossas expectativas, por mais que elas fossem boas. Man of the Race hoje! Estávamos muito competitivos, faltou um pouquinho para a vitória e espero que a gente siga crescendo no campeonato daqui para frente.”
Gianluca Petecof
Campeonato após seis etapas:
- Thiago Camilo 164 pontos
- Daniel Serra 163
- Gabriel Casagrande 161
- Rubens Barrichello 140
- Ricardo Zonta 136
- Rafael Suzuki 125
- Guilherme Salas 119
- Cesar Ramos 116
- Matias Rossi 111
- Felipe Baptista 109
- Felipe Fraga 106
- Gianluca Petecof 99
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Foto: José Mario Dias
Por: Luis Ferrari