Ricciardo vence em final de semana desastroso da Mercedes

Rosberg é tocado e escala pelotão, motor de Hamilton pega fogo e RBR volta a fazer dobradinha que não acontecia desde 2013, com Ricciardo em primeiro e Verstappen em segundo.

rbrFalar que a Mercedes teve um final de semana desastroso é extremamente difícil, uma vez que a equipe alemã sempre tem o melhor desempenho e quase sempre conta com a sorte. Mas neste final de semana não foi assim.

A 16° etapa da temporada, na Malásia, começou com o domínio de Lewis Hamilton que depois de quebrar o recorde da pole position largou de forma tranquila para seguir na ponta, mas logo atrás de si, Rosberg acabou sendo acertado por Vettel que largou do quinto lugar. O alemão da Mercedes foi para o final do pelotão enquanto o alemão da Ferrari abandonou a disputa.

Na nono volta o safety car virtual foi acionado em virtude da escada da Haas de Romain Grosjean, momento de paradas nos pits para alguns pilotos.

A corrida passou então a ter duas frentes, Hamilton na liderança que passava a travar uma bela batalha com Max Verstappen enquanto Nico Rosberg escalava o pelotão. Esse segundo favorecido pelo grande desempenho do seu carro conseguiu rapidamente chegar na zona de pontuação enquanto a situação de Hamilton que já havia perdido a liderança para o jovem holandês parecia estar de volta a normalidade.

As voltas foram se passando e na altura do 38° giro, Rosberg e Raikkonen passaram a disputa a quarta colocação, mas que  alemão tocou no finlandês começou a ser investigado pela manobra e acabou punido com 10 segundos em uma parada nos pits ou de acréscimo no seu tempo final de corrida.

Foi quando na 41° volta a situação de Hamilton mudou. O motor da Mercedes pegou fogo, o inglês entrou em desespero e as RBR de Ricciardo que vinha em segundo e Verstappen que aparecia em terceiro subiram para a dobradinha, Rosberg que após ser tocado no começo da disputa passou a ocupar a terceira posição.

O final da disputa ainda teve a Haas de Gutiérrez perdendo a roda dianteira esquerda, Nasr abandonando a disputa com problemas de freio na Sauber e claro a bandeira quadriculada para Daniel Ricciardo que conseguiu segurar Max Verstappen e ficou com a vitória a primeira do australiano em 2016, a sua quarta na carreira. O jovem holandês terminou em segundo e Nico Rosberg que conseguiu abrir a diferença necessária da punição para Kimi Raikkonen que terminou em quarto, subiu no pódio em terceiro lugar. A última vez que a RBR fez uma dobradinha aconteceu no GP do Brasil de 2013.

O Top-10 foi completo por Bottas em quinto, Pérez em sexto, Alonso após largar em último em sétimo, Hulkenberg em oitavo, Button em nono e Palmer em 10° lugar.

Felipe Massa mais uma vez teve um final de semana para se esquecer. Depois de se classificar em 10°, o brasileiro teve um problema de acelerador na hora de levar o carro para o grid e acabou largando dos pits, na sétima volta o brasileiro viu a sua situação piorar quando um furo no pneu fez com que o mesmo tivesse que voltar aos pits e desta forma o final para a Williams #19 foi o 13° lugar.

Campeonato

Com o abandono de Hamilton, Rosberg abre 23 pontos de vantagem para o companheiro de equipe, são 288 pontos conquistados pelo alemão contra 265 do inglês, diferença que a essa altura do campeonato passa a ser significativa. Ricciardo aparece em terceiro com 204, Raikkonen o quarto com 160 e Vettel o quinto com 156. Felipe Massa caiu uma posição, agora é o 11° com 41 pontos logo atrás de Alonso da McLaren que neste final de semana chegou aos 42 pontos.

A próxima etapa da temporada acontece já no próximo domingo, (9), em Suzuka, no Japão

Foto: Reprodução/Facebook Red Bull Racing – oficial

Por Matheus Furlan

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*