Primeira etapa será dia 15 de fevereiro, em Interlagos, a partir das 16 horas
Vai começar o campeonato mais alegre e um dos mais fortes do kartismo amador de São Paulo. Neste sábado (15/2), a partir das 16 horas, será aberto o 10º Campeonato RKC Racing no Kartódromo de Interlagos, na zona sul da capital. A estimativa é da participação de pelo menos 60 pilotos nas três categorias da 1ª etapa da temporada 2020.
O campeonato RKC 2020 continuará com 10 etapas, todas disputadas no Kartódromo de Interlagos, e sempre aos sábados à tarde. As categorias são: Stock – para pilotos experientes; Stock Light – para os iniciantes; e Challenge – que poderá abrigar pilotos das duas categorias, pois será bem diferenciada e divertida.
Na categoria Light, composta por pilotos novatos e estreantes é difícil apontar algum favoritismo neste início de temporada. O campeão de 2019 Anthony Peperone deve subir para a Stock. Na principal classe do RKC, o piloto a ser batido é Fábio Cunha, atual campeão, mas que já tem três títulos (2019, 2017, 2015), empatado com o veterano Jorge Filipe, que já foi tricampeão. Um de seus principais adversários deve ser Fábio PL, vitorioso em 2018.
Destinada apenas para pilotos pesados, a antiga Truck, que teve Geison Granelli como bicampeão em 2019, mas sempre disputando com o tetracampeão Andrez Velasco, será substituída por uma nova classe, promocional, dinâmica e divertida, com diferenciais semelhantes às principais categorias do automobilismo.
O lastro da Challenge será de 100 quilos, enquanto nas demais é de 90 quilos. No entanto, os seis primeiros colocados de cada etapa levarão para a prova seguinte o famoso ‘Troféu Bigorna’, que não será acumulativo. Trata-se de lastro adicional de 10 quilos, obrigando estes pilotos a largarem com o total de no mínimo 110 quilos. Na última e decisiva etapa todos os pilotos da Truck deverão estar lastreados em 100 quilos novamente.
Outro novidade é que em todas as etapas da categoria Challenge, cada piloto deverá cumprir uma volta por traçado diferente, conhecido como Volta Coringa (Joker Lap).
A categoria Challenge terá tomada de tempo para a definição do grid de cinco minutos apenas na primeira etapa, com corrida de 20 minutos de duração. Nas demais etapas a ordem de largada será de acordo com a classificação do campeonato e terá duração de 25 minutos.
Na última etapa desta nova categoria, a definição do grid será novamente através de tomada de tempo, mas com apenas uma volta lançada de cada piloto, no intervalo de cinco minutos, seguida de corrida de 20 minutos de duração.
Outro diferencial da Challenge será a ‘Lucky Pole Position’. É que da segunda até a nona etapa, independentemente do tempo cronometrado na classificação, a primeira posição (pole position) do grid será sorteada entre os pilotos inscritos e que não se ausentaram em nenhuma etapa.
Apenas na sexta etapa as regras da Challenge serão uniformizadas com as categorias Stock e Stock Light, pois será um Mini Endurance, com equipes formadas por um piloto de cada categoria, que serão sorteados na véspera da competição.
Com todas estas regras diferentes, vários pilotos das categorias Stock e Stock Light devem fazer jornada dupla, participando também da Challenge.
Cronograma da 1ª etapa do RKC:
14h30 – Check in
15h15 – Briefing
16h00- Light
16h30 – Stock
17h00 – Challenge
17h30 – Pódio
17h45 – Churrasco
Visite www.rotaryspponteestaiada.com
Visite www.rkcracing.com.br
Curta www.facebook.com/pg/RKC-Racing-Rotary-Club-Sp-Ponte-Estaiada
Curta www.instagram.com/rkckart
Foto: Divulgação
Por: Master Mídia Marketing