Rodrigo Baptista vence de ponta a ponta e garante matematicamente o título de sprint da Porsche Império GT3 Cup

Eloi Khouri brilha em sua jornada dupla com pole na classe Challenge e pódio na Cup Sport, divisão que agora tem Marcel Visconde como líder

Rodrigo Baptista dominou em Interlagos, garantindo o título de 2017 da temporada de sprint da Porsche Império GT3 Cup com direito a Grand Chelem.

Largando da pole, o competidor do carro #3 liderou todas das voltas da primeira corrida da Cup em Interlagos. De quebra registrou a melhor volta da prova.

Considerando a pontuação com descartes ele abriu 20 pontos de margem sobre Miguel Paludo. Como leva vantagem no número de vitórias (atingiu sua sétima nas provas de sprint, contra uma do competidor gaúcho), Rodrigo só não será coroado como campeão neste domingo caso leve uma bandeira preta na preliminar do GP Brasil de F1.

Em segundo lugar ficou Lico Kaesemodel, com Ricardo Baptista em terceiro, Paludo em quarto e JP Mauro completando o pódio em quinto.

Pela classe Challenge, a pole da corrida deste domingo ficou com Eloi Khouri. Campeão overall da categoria em 2016, o competidor do carro #21 acelera neste fim de semana nas duas classes. E foi muito bem em sua estreia pela Cup Sport, com o segundo lugar na classe.

A divisão de entrada dos carros da geração “991”, aliás, sofreu uma reviravolta neste sábado. O então líder nos pontos e na pista, Fernando Fortes, abandonou a prova depois de um acidente no fim da reta principal. Zerou nos pontos e viu o triunfo ficar com Marcel Visconde e o Porsche #20. Com isso, o recordista em largadas com os carros de corrida mais produzidos no planeta assumiu a liderança por um ponto sobre Fortes, já considerando os descartes previstos em regulamento.

A programação deste domingo começa às 9h, com a corrida da Challenge. A prova final da Cup tem largada marcada para 10h, com Werner Neugebauer largando na pole pela regra do grid invertido. As duas provas terão transmissão ao vivo dos canais Sportv.

 

A corrida

Cup

Rodrigo Baptista não fez a melhor largada de sua carreira, perdendo um pouco de ação quando as luzes apagaram. Posicionou seu carro pelo meio da pista na largada, deixando o lado de fora para Lico, que mesmo com mais velocidade na partida não teve condição de superar o carro #3 na tomada do S do Senna. Ricardo Baptista tentou arriscar por dentro, mas foi forçado a recolher e precisou se contentar com a terceira posição. Paludo duelou com JP Mauro e conseguiu o quarto lugar na primeira volta.

Pela Cup Sport, Fernando Fortes liderava com o sétimo lugar no geral, enquanto Tom Valle era o ponteiro da Cup Master no início da prova.

Lico pressionou bastante o líder na segunda volta, mas Rodrigo não se abalou.

Com 10 minutos de prova, o carro #3 já tinha dois segundos de folga sobre o #63, que tinha mais três de diferença para Ricardo Baptista, muito pressionado por Paludo àquela altura. Edu Azevedo completava o top5.

Depois de insistir bastante, Werner Neugebauer superou Tom Valle pela sexta posição na freada do S do Senna. A disputa entre eles possibilitou a aproximação de Pedro Queirolo e Fortes, que vinham a seguir.

A 10 minutos da bandeirada, em belíssima manobra no fim da reta, JP Mauro recuperou o quinto lugar sobre Edu Azevedo.

Fortes escapou no fim da reta ao tentar superar Queirolo, provocando a intervenção do safety-car faltando 8 minutos para a abertura da última volta. O carro #32 abandonou, deixando a liderança na classe de entrada para Marcel Visconde e o carro #20.

O competidor do carro acidentado saiu ileso, inclusive acenando para a arquibancada. Já a equipe de resgate de pista enfrentou grande dificuldade para remover o carro de Fortes, de modo que a corrida acabou sob safety-car.

Na bandeirada o top5 mostrava: Rodrigo, Lico, Ricardo, Paludo e JP Mauro. Em oitavo, Tom Valle venceu pela Master enquanto Visconde ganhou a prova da Cup Sport com o 11o lugar no geral.

 

A classificação

Challenge

O fim de semana tem sido realmente especial para Eloi Khouri. Após dominar o treino livre da última sexta-feira, ele foi o mais rápido na classificação deste sábado (11), cravando assim a pole position para a disputa deste domingo.

Vale lembrar que, por ter sido o campeão overall da Challenge na temporada passada, Eloi também está na disputa da Cup neste fim de semana.

A luta pela primeira colocação no grid foi bem disputada entre os três primeiros colocados do campeonato da Challenge. Logo no início, Eloi cravou a volta mais rápida, com 1min44s168. No entanto, o tempo ainda estava bem alto.

Conforme a classificação foi passando, as marcas começaram a baixar. Logo, os pilotos entraram na casa de 1min42s, até que Marcus Vario, o terceiro no campeonato, cravou 1min41s743.

Em seguida, Eloi voltou a tomar a ponta, com 1min41s743. Mas o campeão da temporada, Marçal Müller resolveu entrar na disputa. E com 15 minutos para o fim da atividade, assumiu a ponta, com 1min41s330.

E quando a classificação entrou na parte final, Eloi resolveu mostrar que a pole position não estava definida. Com sete minutos para o fim, ele baixou o tempo para 1min41s291. Uma marca que não foi mais superada pelos adversários.

Campeão por antecipação, Marçal assegurou a segunda posição no grid de largada, com Marcus Vario em terceiro e Rodrigo Mello em quarto.

Na classe Challenge Sport, Pedro Costa foi o mais rápido, com a sexta colocação geral (1m41s935). Ele, que corre pela primeira vez em um fim de semana junto com a Fórmula 1, foi o campeão da temporada na classe de entrada.

 

O que eles disseram:

“Na largada, tive uma falha minha: não troquei a marcha na hora certa, o que me limitou. O Lico (Kaesemodel) estava me passando já, me espremeu no muro, mas deixou o espaço. Deu tudo certo. A primeira volta foi tentar manter, o pneu não estava na temperatura ideal. Depois da terceira volta, já estava bem e consegui abrir. Foi um ano fantástico e fico muito contente com os pontos que conseguimos acumular até aqui”

Rodrigo Baptista

 

“Larguei melhor que o Rodrigo (Baptista), estava quase um carro inteiro na frente, dei uma olhada no retrovisor, fui dando uma fechada, mas quando olhei ele estava com o bico do carro. Achei que poderia estragar a prova na primeira curva e deixei o espaço de um carro, e ele conseguiu entrar. Fui pressionando ele nas duas primeiras voltas, depois, ele conseguiu abrir um pouco. Em seguida, começamos a virar no mesmo tempo. Minha esperança era ter mais umas duas voltas depois do Safety Car para conseguir atacar. Estava com um setup bom, que veio melhorando no fim. Não sei se ele estava se desgastando ou se preservando. Uma pena que demoraram tanto tempo para tirar o carro, porque eu ia atacar. Neste domingo, tem uma outra corrida. Vou largar em sexto. Vamos tentar ganhar. O carro é bom. Tem coisas que também podem melhorar. Vamos mudar uma coisa ou outro para ser mais competitivo”

Lico Kaesemodel

 

“Consegui largar bem, passei o Miguel (Paludo). Na reta oposta, completei a ultrapassagem no JP (Mauro). Depois, tentei acompanhar o ritmo dos dois ponteiros. Eles estavam em um ritmo forte. Abri um pouco do Miguel, depois ele chegava. Ficamos naquela disputa de quem virava mais rápido. Depois, começou a garoar, a borracha da Fórmula 1 traz uma coisa diferente. No fim, acabei em terceiro lugar com o safety-car. Está bom. Para essa corrida, acho que era o melhor que tinha para acontecer”

Ricardo Baptista

 

“Perdi a visão do farol no momento da largada, dei uma vacilada. Perdi duas posições e, depois, recuperei uma. Meu carro ficou muito frenteiro durante a corrida. Achei que iria melhorar conforme o pneu fosse aquecendo, mas não foi o que aconteceu. Foi uma prova de administrar e tentar trazer para casa o melhor resultado possível. Neste domingo, não tenho nada a perder. É tentar ir para a frente e, se conseguir uma boa largada, tentar ganhar a corrida”

Miguel Paludo

 

“É sempre bom correr aqui. A preliminar da Fórmula 1 é um evento especial. O início da prova foi um pouco infeliz, meu carro estava um pouco dianteiro. Acabei perdendo duas posições, mas depois ficou excelente. Era um carro que preparamos e que sabíamos que seria bom do meio para o fim da prova. Mas outra infelicidade que eu tive foi Safety Car. Tenho certeza que tinha condições de chegar no Miguel (Paludo) e no Ricardo (Baptista). Independentemente disso, terminei no pódio, e o balanço final é muito bom”

JP Mauro

 

“Estava bem relaxado por conta da disputa do título, queria mais fazer a corrida. Mas como foi me dada a chance de poder brigar, então, vamos brigar até a última corrida para ver o que vai dar. Vi quando o (Fernando) Fortes se acidentou. Então, a gente fica concentrado para tentar fazer o nosso melhor, já que eu estava em segundo. Agora, vamos esperar este domingo. A corrida só acaba com a bandeirada. A corrida foi tranquila. Geralmente, a segunda corrida é mais apimentada, já que é a última da temporada. Então, tenho de fugir dos problemas”

Marcel Visconde

 

“Fui bem. Estou um pouco enferrujado ainda. Na disputa, estava me defendendo do Werner (Neugebauer), mas ele me tocou. Passou um pouco na marra. Mas foi divertido, está ótimo. Queria ter ido um pouco melhor. Foram alguns erros por causa da falta de treino”

Tom Valle

 

“Estou muito feliz de fazer parte desse sonho, só de pensar em estar correndo com a Fórmula 1 com dois carros diferentes. Infelizmente, como não conheço o carro da Cup tão bem, não sabia como largar com o carro. Estava em segunda marcha, quando dá a largada já vou pisando e trocando a marcha. Com o carro da Cup, tive de esticar um pouco a marcha. Me diverti muito na corrida da Cup. Foi muito divertido, passei dois carros na Junção. Achei a categoria divertida. Queria agradecer à Movida e à Universal, meus patrocinadores”
Eloi Khouri

“O campeonato tem sido muito disputado e uma prova disso é o resultado da classificação para essa última prova de Sprint. Acertei algumas voltas boas, os outros dois pilotos optaram por usar o segundo jogo de pneus slik, o que optei por não usar, e conseguiram baixar os tempos na sequência. Estou muito feliz, vou largar na segunda fila. A intenção é fazer uma boa prova e tentar sair com mais uma vitória no fim do campeonato”

Marçal Müller

 

“No treino livre, senti o carro um pouco fora do acerto que eu gostaria. A pista, por causa da chuva e do vento, estava um pouco mais fria e mais devagar. Acho que fiz um bom trabalho. Não treinei muito na sexta, deixei mais para este sábado. Estamos em terceiro, na parte de dentro da pista, prontos para a corrida deste domingo”

Marcus Vario

 

“Espero estar lutando pela vitória. A gente tinha condição de estar lutando pela pole, como fiz no ano passado, mas acho que erramos um pouco no acerto, dava para ter sido mais agressivo. Quando tentei mudar, o pneu já não estava no ponto ideal. Mas está ótimo, estou feliz. Objetivo era largar entre os quatro primeiros. Dali para frente a gente se salva do meio e consegue disputar a ponta”

Rodrigo Mello

 

“Foi difícil. Na sexta-feira, eu só tive meia hora de treino e precisei usar os pneus da etapa da Argentina, quando fui campeão e na volta de comemoração eu lixei o pneu. Estava desesperado. Não consegui acertar o carro. Neste sábado, coloquei um certo padrão, que eu sempre fiz. Não estava 100%, mas foi o que deu para fazer. Fui melhorando. Dava para ter buscado mais, mas fui atrapalhado. Estou contente mesmo assim. Com essa estrutura da Fórmula 1, qualquer colocação está valendo. Entrar na reta dos boxes e ver esse público, você fica meio perdido. Se pensar em quem está lá fora assistindo, você se perde um pouco. O negócio é fechar um túnel de concentração e esquecer tudo. Então, quando sair do carro, curtir o momento”
Pedro Costa

 

Resultados

Cup – Corrida 1

1) Ro. Baptista

2) L. Kaesemodel

3) R. Baptista

4) M. Paludo

5) JP Mauro

6) E. Azevedo

7) W. Neugebauer

8) T. Valle (M)

9) P. Queirolo

10) M. Billi (M)

11) M. Visconde (S)

12) M. Mauro (M)

13) E. Khouri (S)

14) C. Ambrosio (M)

15) G. Figueiroa (M)

16) V. Faria (S)

17) M. Karlsson

18) G. Reischl (S)

19) C. Faria (S)

20) P. Pomelli (M)
21) B. Leite (S)

Não completaram:

F. Fortes (S)

A. Baptista (S)

D. Giustozzi (M)

Challenge – Quali

1) E. Khouri – 1min41s291

2) M. Müller – 1min41s330

3) M. Vario – 1min41s465

4) R. Mello – 1min41s847

5) R. Kastropil – 1min41s876

6) P. Costa (S) – 1min41s935

7) N. Elias (S) – 1min42s084

8) R. Ziemkiewicz (S) – 1min42s193

9) M. Peres – 1min42s486

10) F. Horta (S) – 1min42m661

11) M. Billi (S) – 1min42s813

12) R. Alcaraz – 1min42s919

13) K. Jr (S) – 1min43s081

14) P. Totaro (S) – 1min43s125

15) F. Taraborrelli (S) – 1min43s215

16) T. Filho – 1min43s282

17) M. Parodi (S) – 1min44s465

18) P. Del Ponte (S) – 1min44s783

19) L. Seripieri (S) – 1min44s851

20) F. Guerra (S) – 1min46s309

 

Classificações

Cup (com descartes)

1. Rodrigo Baptista 194
2. Miguel Paludo 174
3. Ricardo Baptista 162
4. Lico Kaesemodel 154
5. Werner Neugebauer 120
6. Pedro Queirolo 113
7. Marcel Visconde 94
8. Fernando Fortes 92
JP Mauro 92
10. Maurizio Billi 67
11. Vanuê Faria 45
12. Márcio Mauro 39
13. Tom Valle 39
14. Carlos Ambrósio 37
15. Adalberto Baptista 33
Dario Giustozzi 33
17. Guilherme Figueirôa 29,5
18. Edu Azevedo 21
19. Constantino Jr. 20
Ramon Alcaraz 20
21. Marcio Basso 17,5
Cleber Faria 17,5
23. Pablo Otero 16
24. Beto Leite 5
Paulo Pomelli  5
Guilherme Reischl 5
27. Eloi Khouri 4
28. Marcelo Stallone  3
29. Cristiano Piquet    2
30. Alceu Feldmann    0
Mats Karlsson 0

 

Cup Sport (com descartes)

  1. Marcel Visconde         93
  2. Fernando Fortes         92
  3. Vanuê Faria    82,5
  4. Cleber Faria    54
  5. Adalberto Baptista     43,5
  6. Marcio Basso  29
  7. Beto Leite       25
  8. Guilherme Reischl      14
  9. Eloi Khouri       10
  10. Cristiano Piquet          7

 

Cup Master (com descartes)

  1. Maurizio Billi 90
  2. Marcio Mauro 61,5
  3. Dario Giustozzi 58
  4. Guilherme Figueirôa 58
  5. Tom Valle 51
  6. Carlos Ambrósio 46
  7. Ramon Alcaraz 31
  8. Marcelo Stallone 18
  9. Paulo Pomelli 15

Foto: Luca Bassani

Por Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*