Piloto brasileiro fez primeiros treinos livres em Spa-Francorchamps com o Renault R.S.01 e se empolga: “É absurdo como faz rápido a curva”
Um primeiro dia de muitas experiências valiosas. Rodrigo Baptista teve nesta sexta-feira o primeiro contato com o veloz modelo R.S.01 do Renault Sport Trophy nos treinos livres para a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Piloto da Audi no Blancpain GT Series, Baptista foi convidado para estrear na categoria justamente num dos circuitos mais emblemáticos do planeta. Rodrigo acelerou forte o carro de 550 cavalos e atingiu os 300 km/h, o que o fez se empolgar.
“É claro que quero um bom resultado, mas não estou brigando pelo campeonato, então meu objetivo aqui é ganhar experiência e, falando do carro, é absurda a potência e como faz rápido as curvas. O carro é muito bom!”, vibrou Rodrigo, que ficou em 14º lugar nos três treinos do dia.
Num primeiro balanço sobre o desempenho, o piloto HTPro reconheceu que ainda é preciso conhecer melhor o equipamento para fazer alterações visando às provas de Sprint e Endurance do fim de semana:
“No primeiro treino a gente procurou conhecer mais o carro. Na segunda sessão a gente evoluiu bastante, o carro estava meio dianteiro e mexeu um pouco no acerto. No terceiro treino, a gente colocou pneu novo, mas andamos para trás no setup.”
Outro convidado para a rodada de Spa é um piloto que Rodrigo sempre admirou: o polonês Robert Kubica, que correu na Fórmula 1 entre 2006 e 2010, e vai dividir curvas e freadas com o brasileiro de 20 anos de idade.
“Nem vi muito o Kubica hoje mas é sempre bom estar correndo com um cara que já correu Fórmula 1. Tenho certeza de que ele foi bem, além de dar visibilidade à categoria, levo mais experiência ao competir com ele”, comentou.
Neste sábado serão disputados os dois treinos classificatórios e a prova de endurance do fim de semana, com 70 minutos de duração, mais uma volta. Domingo, será disputada a prova Sprint, com 20 minutos, mais uma volta.
Ficha técnica do carro
Modelo: Renault Sport R.S.01
Chassis: Dallara (monocoque em fibra de carbono)
Motor: Nismo V6 de 24 válvulas e 3.799 cm3
Potência: 550 cavalos
Velocidade máxima: 300 km/h
Pneus: Michelin
Câmbio: sequencial de 7 marchas
Programação (horários de Brasília)
Sábado
4:00 – Classificação 1 (20 minutos)
7:45 – Classificação 2 (20 minutos)
10:50 – Corrida 1 (70 minutos + 1 volta)
Domingo
7:15 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)
CONTATO
Luis Ferrari
11 98666.8307
Foto: Florent Gooden