“Os três compostos de meio da gama para um circuito onde esperamos muitas ultrapassagens”
“A Fórmula 1 segue para Interlagos no próximo fim de semana: a volta mais curta do ano depois de Mônaco e México. É uma pista histórica e no sentido anti-horário, que alterna alguns trechos rápidos e sequências de curvas de velocidade média, como o famoso S do Senna. Não há grandes exigências nos pneus em termos de tração e frenagem, pois o layout é muito fluido – e a falta de curvas lentas significa que as equipes conseguem controlar a degradação nos pneus traseiros. O Brasil sediará novamente a corrida “Sprint”, a última da temporada. Será particularmente interessante ver como esses carros irão se comportar na pista e, mais uma vez, o papel fundamental das diferentes estratégias que podem ser usadas: no grid de 2021, o sábado foi dividido igualmente entre pilotos que largaram com pneus médios e macios. Apesar do curto comprimento da pista, normalmente há muitas ultrapassagens. Basta pensar em Lewis Hamilton, que foi o protagonista de uma reviravolta que o levou à vitória saindo de 10º lugar, usando uma estratégia de duas paradas. Portanto, a nova geração de carros e pneus parece pronta para nos proporcionar outra corrida emocionante este ano”.
- A Pirelli trará os três compostos no meio da gama para o GP do Brasil: C2 será o P Zero Branco duro, C3 será o P Zero Amarelo médio e C4 será o P Zero Vermelho macio. As duas corridas anteriores, em Austin e na Cidade do México, usaram essa mesma seleção.
- Interlagos sediará a terceira e última corrida Sprint da temporada, depois de Imola e Spielberg. Como resultado, o Prêmio Pirelli Pole Position será entregue na sexta-feira após a classificação.
- O Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao famoso piloto brasileiro de origem italiana, é no sentido anti-horário e possui 15 curvas que exigem forças laterais medianas dos pneus.
- O GP do Brasil é conhecido por muitas ultrapassagens e participações frequentes do safety car. O clima é sempre outro ponto de interrogação, com chuvas torrenciais, bem como altas temperaturas e sol vistos em anos anteriores.
- As equipes usaram estratégias variadas em 2021, mas os pilotos no pódio pararam duas vezes. Lewis Hamilton, o vencedor, terminou a corrida com o P Zero Branco à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas com o mesmo composto.
WRC
O Campeonato Mundial de Rali termina no Japão no mesmo fim de semana do GP do Brasil, com a Pirelli como única fornecedora de pneus. As etapas especiais do Rali do Japão são divididas em cinco cidades diferentes nas províncias de Aichi e Gifu. A Toyota conquistou o título de construtores do WRC 2022 na etapa anterior, na Espanha, que foi vencida por Sebastien Ogier.
GT
O piloto italiano Raffaele Marciello venceu o campeonato alemão ADAC GT Masters, fornecido exclusivamente pela Pirelli. O piloto da Mercedes conquistou o título na rodada final em Hockenheim, somando-se ao título do GT World Challenge de 2022.
FIA Motorsport Games
O FIA Motorsport Games aconteceu em Paul Ricard no último fim de semana, envolvendo pilotos e equipes de 28 nações diferentes. A Pirelli foi a fornecedora oficial de pneus do evento, trazendo 3.300 pneus para todas as diferentes categorias. A Itália venceu a edição de 2022, conquistando três medalhas de ouro e uma de prata.
Foto: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
Por: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli