Acidentes de Neuville e Tänak deixaram Ogier respirar mais cedo
Esta foi a sexta conquista consecutiva da dupla francesa Sébastien Ogier/ Julien Ingrassia (Ford Fiesta M-Sport) no WRC (World Rally Championship – Campeonato Mundial de Rally). Também foi de longe o título mais difícil para dupla conquistar, já que tiveram uma duríssima batalha durante a temporada com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), e na reta final também contra o estoniano Ott Tänak (Toyota Yaris).
Nesta prova na Austrália a ameaça real ao título vinha do belga, que estava a somente três pontos, ao passo que Tänak teria de vencer de qualquer maneira, e contar com os adversários não pontuando. A sorte que por vezes deixou Ogier na mão este ano, resolveu sorrir hoje, lhe permitindo comemorar antes mesmo do Powerstage, que ontem parecia que iria definir o campeão da temporada.
Ogier viu todos riscos se dissiparem quando Neuville abandonou inesperadamente após perder uma roda, e Tänak que aterrissou com o carro destruído após bater em uma árvore. A vitória de Ogier faz com que a França mantenha a dinastia de 15 anos de conquistas consecutivas no WRC, o último piloto não gaulês a levantar o Mundial de Pilotos havia sido o norueguês Petter Solberg em 2003, depois disso somente Sébastien Loeb, e Sébastien Ogier reinaram.
“Esta temporada foi muito dura, e tudo acabou sendo decidido em somente duas especiais. Quero dar os parabéns à equipe, eles são fantásticos”, falou Ogier. “Preciso fazer ainda um agradecimento especial a Malcolm Wilson, estou muito orgulhoso por ele. Tivemos dois anos maravilhosos com a M-Sport só temos a agradecer”, falou o piloto que ano que vem irá defender a Citroën.
A vitória do Kennard Hire Rally Austrália ficou com o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota). Esta acabou sendo a única vitória de Latvala na temporada, a 18ª na sua carreira no WRC, se juntando a Ogier, Neuville, Tänak e Loeb que também venceram este ano.
O segundo lugar ficou com o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20), que terminou a 32s5 de Latvala. Mads Ostberg (Citroën C3 WRC) completou o pódio na Austrália. Essapekka Lappi (Toyota Yaris) acabou em quarto lugar, e com esse resultado somado a vitória, a Toyota Gazzo Racing conquistou o Título de Equipes.
Sébastien Ogier, mesmo campeão ainda fez questão de não diminuir o ritmo, e venceu o Powerstage, terminando o rally na quinta colocação. O companheiros de M-Sport Elfyn Evans veio imediatamente a seguir, com Craig Breen (Citroën C3 WRC) terminou em sétimo.
No WRC2 vitória sul-americana. A dupla composta pelo chileno Alberto Heller e seu navegador o argentino José Luiz Dias a bordo de um Ford Fiesta R5 venceram, terminando ainda em oitava lugar na classificação geral. Os australianos Steve Gleney/ Andrew Sarandis (Skoda Fabia R5) terminaram em segundo, e dupla Jourdan Serderidis/ Lara Vanneste (Ford Fiesta WRC) completaram os dez primeiros.
O titulo do WRC2 ficou com o tcheco Jan Kopecky (Skoda Fabia R5), que é navegado por Pavel Dresler com 143 pontos, o vice-campeonato foi para o sueco Pontus Tidemand (111 pontos) e o finlandês Kalle Rovanpera (90 pontos) foi o terceiro.
Classificação final do Rally da Austrália
1 Jari-Matti Latvala/ Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC)
2 Hayden Paddon/ Scott Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) + 32s5
3 Mads Ostberg/ Torstein Eriksen (Citroën C3 WRC) + 52s2
4 Esapekka Lappi/ Jane Ferm (Toyota Yaris WRC) + 1m02s3
5 Sebastien Ogier/ Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 2m30s8
6 Elfyn Evans/ Daniel Barrit (Citroën C3 WRC) + 3m05s1
7 Craig Breen/ Scott Martin (Citroën C3 WRC) + 8m59s0
8 Alberto Heller/ José Luis Dias (Ford Fiesta R5) + 22m28s5 WRC2
9 Steve Gleney/ Andrew Sarandis (Skoda Fabia R5) + 27m01s8 WRC2
10 Jourdan Serderidis/ Lara Vanneste (Ford Fiesta WRC) + 35m14s1
Classificação do Campeonato
1 Sebastien Ogier, 219 pontos (Campeão do WRC)
2 Thierry Neuville, 201
3 Ott Tänak, 181
4 Jari-Matti Latvala, 128
5 Esapekka Lappi, 126
6 Andreas Mikkelsen, 84
7 Elfyn Evans, 80
8 Hayden Paddon, 73
9 Dani Sordo, 71
10 Mads Ostberg, 70
11 Craig Breen, 67
12 Teemu Suninen, 54
13 Sebastien Loeb, 43
13 Kris Meeke, 43
15 Jan Kopecky (campeão do WRC2)
Classificação de Equipes
1 Toyota Gazzo Racing, 368 pontos
2 Hyundai Shell Mobis WRT, 341
3 M-Sport Ford WRT, 324
4 Citroën Total Abu Dhabi, WRT 237
Foto: www.wrc.com
Por: João Vasconcelos – (www.puntataco.com.br)