Segura o homem! Um veterano de guerra na luta pelo título do Red Bull Air Race

O australiano Matt Hall é um dos principais nomes do campeonato de corridas aéreas, que começa neste fim de semana em Abu Dhabi.

Quando se trata de corridas aéreas, é óbvio que ali estão os pilotos mais experientes do mundo. Não por acaso, a média de idade é bem alta: 43 anos, considerando todos os inscritos para o campeonato que começa neste sábado, 11 de fevereiro, nos céus de Abu Dhabi.

Só como comparação: na Fórmula 1, essa média é de 26 anos.

Com tanto tempo de estrada, ou melhor, de voo, é claro que eles já passaram por quase todo tipo de situação antes de chegarem ao Red Bull Air Race.

Mas ninguém, ninguém mesmo, carrega um currículo tão impressionante quanto o do australiano Matt Hall. Fruto da terceira geração de uma família de pilotos, Matt voou sozinho pela primeira vez aos 15 anos de idade, tirou brevê aos 18 e, em pouco tempo, tornou-se um dos principais nomes da Força Aérea do país.

Um “top gun” mesmo.

Antes de migrar para as competições, fez carreira militar na Austrália e nos Estados Unidos e foi condecorado por suas ações em combate na Guerra do Golfo.

O Red Bull Air Race entrou na vida dele em 2009.

E foi justamente a frieza de combatente que o ajudou a fazer uma das manobra mais espetaculares da história da corrida aérea. No treino classificatório para a etapa do Canadá, em 2010, ele perdeu momentaneamente a sustentação da aeronave e meteu as duas asas nas águas do rio Detroit.

“Eu não tive nem tempo de temer por alguma coisa. Foi uma reação tão instintiva… Eu estava no controle da situação. Talvez não totalmente, como dá pra perceber, mas eu tinha algum controle e fiz uso disso”, conta Matt Hall.

Depois do susto, vieram os bons resultados. Em 2015, foi vice-campeão por apenas cinco pontos. No ano passado, era o grande favorito, mas uma lesão nas costas no primeiro semestre o deixou muito distante de Matthias Dolderer e foi impossível recuperar o terreno perdido, apesar de ter vencido duas vezes.

Sim, o título está demorando a chegar.

Mas como bom combatente é importante que ele saiba usar a estratégia e tenha paciência para chegar lá.

Uma das medidas mais importantes nesse sentido foi a troca do modelo do avião para este ano. Matt Hall deixou de lado o MXS-R para pilotar um Edge 540 V3 (escolha da maioria dos pilotos da Master Class, a divisão principal do Red Bull Air Race).

Ambos são aviões originalmente de acrobacia, preparados para corrida.

“Essa troca de aeronave sem dúvida é mais um obstáculo, mas é um passo importante. Vamos ter um período de aprendizado, mas formamos uma boa equipe e podemos tornar esse avião muito rápido! Meu único objetivo é terminar a temporada vencendo corridas. O resto é consequência desse primeiro passo”, afirma.

Paul Bonhomme, maior campeão do Red Bull Air Race e hoje comentarista da Red Bull TV, acredita que Matt Hall não terá tantas dificuldades em função do novo avião.

“Eu acho que ele vai curtir pilotar o Edge, porque é um pouco mais fácil correr com esse modelo do que com o MXS. Claro que o Matt vai precisar de um tempo para se adaptar, especialmente nessa primeira etapa, mas ele é um piloto experiente e pode crescer ao longo da temporada”, avalia.

A Red Bull TV vai transmitir ao vivo a primeira etapa do Air Race direto de Abu Dhabi. O treino classificatório está marcado para sexta-feira, 10, e a corrida será no sábado, 11, sempre às 7h00 no horário de Brasília.

 Foto: Divulgação/RED BULL MOTORSPORTS

Por Tiago Mendonça/RED BULL MOTORSPORTS

 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*