Experiência em simulador de F-1 será no dia 18 de novembro. Nos dias 20 e 21 do mesmo mês, pilotos realizam dois dias de testes com um Fórmula 4 na Itália
As atividades na Europa, com experiência em simulador de Fórmula 1 e dois dias de testes com um Fórmula 4, são os momentos mais esperados pelos vencedores da Seletiva de Kart Petrobras, desde que o torneio criou seu programa de orientação em 2014. E não será diferente para os ganhadores da 19a edição, que terá sua final em novembro deste ano.
O campeão da Seletiva de Kart Petrobras, o vice-campeão (desde que não tenha participado das ações em 2016) e o melhor estreante terão no dia 18 de novembro a primeira experiência na Itália, durante o teste com simulador na empresa do engenheiro russo Anton Stipinovich, que já desenvolveu simuladores para várias escuderias da Europa, incluindo uma das equipes da Fórmula 1.
Logo depois, nos dias 20 e 21, eles aceleram um Fórmula 4 da equipe DieGi Motorsport no circuito Tazio Nuvolari, em Pavia. A pista de 2,805 km tem uma longa reta, seis curvas para a direita e cinco para a esquerda e é uma das mais utilizadas pelas categorias de base na Itália.
“Todas as ações do programa são importantes e os pilotos valorizam isso. Mas acelerar é o que eles mais esperam, principalmente porque na maioria das vezes é o primeiro contato deles com um monosposto”, comenta Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.
“Estamos felizes em continuar a parceria com o Anton e a equipe DieGi. O simulador tem hoje uma importância enorme, em virtude da limitação de testes nas categorias do mundo todo. Até mesmo os pilotos da F-1 passam horas num simulador e eles terão a chance de experimentar um dos melhores equipamentos do mundo”, lembrou Carcasci.
“Na pista, a emoção dos pilotos é ainda maior e ver um garoto que sempre sonhou com aquele dia, realizando este sonho pela primeira vez é muito gratificante. E é muito bom ver o talento deles aparecendo a cada volta, melhorando a cada saída e conversas com os engenheiros”, completou Carcasci.
Seis dos doze kartistas que estarão na final de 2017 da Seletiva de Kart Petrobras já estão classificados: os gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist, o paranaense Edgar Bueno Neto, os mineiros Gabriel Paturle e Lucas Grosskopf e o brasiliense Lucas Okada. A próxima etapa classificatória acontecerá no dia 23 de setembro, em Aldeia da Serra (SP), dentro da Copa SP Light de Kart.
Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além das ações na Europa, o campeão leva o prêmio de 85 mil reais e o vice 8 mil. Ainda terão um treinamento com acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
Pilotos já classificados (seis das 12 vagas):
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)
Gabriel Paturle (MG)
Lucas Grosskopf (MG)
Lucas Okada (DF)
O calendário da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Fase Classificatória
1ª Etapa – 22 de julho – Penha (SC) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 19 de agosto – Vespasiano (MG) – Taça Minas Gerais de Kart
3ª Etapa – 23 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 14 de outubro – João Pessoa (PB) – Copa Brasil de Kart
Final
31 de outubro e 1o de novembro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)
Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.
Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors
Por FGCom