Sertões BRB acelera em um caminho que inspira sustentabilidade e responsabilidade social

O maior rally das Américas prova novamente que é possível alinhar aventura e automobilismo com ações sociais e ambientais e projetos de saúde e educação

SAS Brasil programou cerca de 33 mil atendimentos no Sertões BRB 2024
(Gabriel Heusi/Sertões)

Todo mundo sabe que o Sertões BRB atravessa os destinos mais remotos do país e levanta a poeira, mas nem todos percebem os rastros de cuidado e carinho que o evento deixa por onde passa. Com o lema, “Caminho que inspira”, a 32ª edição do evento acelera novamente com a pegada ESG (Environmental, Social e Governance), sigla internacional que destaca empresas engajadas em boas práticas ambientais, sociais e de governança. São palavras que, no maior rally das Américas, se tornam água potável, saúde de qualidade, artes, gastronomia, neutralização de carbono, gestão de resíduos e projetos de educação ambiental e financeira, entre outras iniciativas.

O Sertões BRB é uma prova de resistência e superação, mas não só para pilotos e navegadores. A competição cruza o país e revela comunidades que parecem sobreviver apenas de coragem, e talvez até possam, mas que merecem muito mais. Ela prova que é possível alinhar aventura e responsabilidade ambiental, automobilismo e desenvolvimento de comunidades locais, as máquinas mais rápidas do mundo e o carinho de um abraço sem pressa nenhuma.

A competição pede coragem e entrega ações que moldarão o futuro das cidades e dos estados que abrem as suas portas para o rally passar. O Sertões BRB levanta a poeira, mas não deixa resíduos por onde passa, desinquieta e exige o melhor de cada um, mas depois sossega e neutraliza as emissões de carbono. A competição não é só mais uma corrida de velocidade e resistência, mas também um exemplo de compromisso com a sustentabilidade e com a sociedade.

Confira abaixo um pouco de cada uma das iniciativas ESG que serão realizadas ao longo da passagem do Sertões BRB pelo Distrito Federal e os estados de Goiás e Bahia. Todas sob o guarda-chuva do Instituto Sertões.

Neutralização do Carbono

O Sertões BRB terá, mais uma vez, suas emissões de carbono neutralizadas. Elas serão compensadas através de créditos adquiridos e repassados para a proteção da floresta Amazônica. No total, serão neutralizadas 2,7 mil toneladas, contemplando deslocamento aéreo de todos os participantes do evento, emissões dos competidores, das expedições e geradores. Neste ano, a neutralização será feita pela Prospera, em parceria com a Greener Tokens. A Prospera é uma Green Loyalty Tech que tem como objetivo zerar a conta de luz de todos os brasileiros enquanto preserva a Amazônia e oferece experiências e descontos para os usuários da sua plataforma.

Motos Elétricas

Em uma outra forma de contribuir com a redução da emissão de CO2, a equipe de produção do Sertões BRB vai se deslocar dentro das Vilas Sertões com motos elétricas. A iniciativa de usar veículos não poluentes e silenciosos é uma parceria com a empresa Talaria. O objetivo é incentivar o uso de opções ecológicas para mobilidade dentro das áreas fechadas do evento para que nos próximos anos todas as equipes inscritas também adotem essa prática de sustentabilidade.

Reaproveitamento do Óleo Usado

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sertões BRB vai coletar o óleo lubrificante usado dos veículos de competição e encaminhar para reciclagem e reaproveitamento. Cada equipe receberá uma bombona de 20 litros para acondicionar o material. Uma vez cheia, ela é entregue ao time da Lwart Soluções Ambientais. Ao final do evento, o óleo usado seguirá para rerrefino, onde é transformado em óleo básico e fica pronto para ser reutilizado na produção de novos lubrificantes.

Doação de Filtros e Miniestação de Tratamento de Água

Através da Conasa Infraestrutura serão doados 250 kits de filtros de água para regiões que não contém saneamento básico. A iniciativa acontece pelo terceiro ano consecutivo e surgiu depois do diretor-presidente da Conasa e piloto no Sertões BRB, Mário Marcondes, ter quebrado o carro no interior do Piauí. Diante da falta de oferta de água potável encontrada no local, surgiu a ideia de desenvolver um filtro simples, composto por materiais acessíveis e de baixo custo, que pudesse ser replicado em diferentes comunidades, o ConÁgua.

Em 2024 a Conasa conta com a parceria da Hidrodomi, empresa de tratamento de água, para entregar 45 filtros na cidade de Padre Bernardo (GO), 55 no Assentamento São Francisco de Assis, zona rural de Formosa (GO), 50 na região de Januária (MG), 50 no Assentamento Rio Branco, Riachão das Neves (BA) e 50 na comunidade quilombola São Domingos, em Cavalcante (GO). Além disso, a empresa doará duas mini estações de tratamento de água para escolas localizadas nos assentamentos São Francisco de Assis e Rio Branco, que não possuem água tratada. A estimativa é que as ações beneficiem 750 pessoas.

Gestão de Resíduos na Tenda Sustentável

Também em parceria com a Conasa, o Sertões BRB vai realizar novamente a destinação correta dos resíduos produzidos no evento. As Vilas Sertões contarão com 150 lixeiras para receber material reciclável, que será encaminhado para a Tenda Sustentável. Nela, cooperativas de reciclagem farão a triagem e separação dos resíduos para posterior destinação. Além de evitar o descarte inadequado, a iniciativa valoriza as cooperativas e proporciona uma oportunidade de renda extra.

Reaproveitamento de Óleo de Cozinha

Grande parte das equipes do Sertões BRB conta com estrutura própria de cozinha para produzir refeições. Com isso, gera-se um volume considerável de óleo de cozinha para descarte. Em uma das novas iniciativas sustentáveis deste ano, esses resíduos serão recolhidos e doados ao projeto POR.ELAS e ao Espaço Cultural ELAFAV, da comunidade Sol Nascente, no Distrito Federal. O óleo de cozinha descartado será reaproveitado para fabricação de sabões, amaciantes e outros produtos.

Educação Ambiental e Horta Pedagógica

Ainda em parceria com a Conasa, as escolas das cidades anfitriãs receberão palestras sobre educação ambiental, reciclagem e compostagem de resíduos. A Escola Rural de Formosa receberá uma horta pedagógica e o plantio de mudas. A iniciativa faz os alunos compreenderem a importância da conservação ambiental, o ciclo da vida, a biodiversidade e a interação entre os seres vivos. Os estudantes desenvolvem habilidades práticas e aprendem técnicas de jardinagem, além de serem estimuladas a consumir uma alimentação saudável e equilibrada.

Doação de Mudas

A empresa Camará Mudas Florestais fará a doação de 500 mudas nativas do Cerrado de 25 espécies diferentes. As mudas serão encaminhadas para a Casa de Vegetação da Secretaria de Meio de Ambiente do município de Formosa (GO) para serem destinadas para projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e paisagismo.

Limpa Trilha

Os resíduos também não ficam para trás depois que os carros passam. Todos os dias a equipe do Sertões Ambiental percorre a prova depois da passagem dos competidores e faz a remoção dos materiais oriundos dos veículos de competição. Os objetos recolhidos são deixados na próxima cidade do roteiro, devolvidos para as equipes ou descartados do modo correto. Também são aferidos danos à vegetação e à fauna para reparação.

SAS BRASIL: Saúde e Alegria no Sertões

Pelo 12° ano, a SAS Brasil leva saúde especializada às comunidades atravessadas pelo Sertões BRB. Uma missão iniciada entre amigos em 1993 e que deu origem a uma organização social hoje referência nacional e internacional no auxílio a políticas públicas, com destaque para as soluções em telemedicina. Ao longo deste período, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações realizadas no maior rally das Américas.

Neste ano, cerca de 100 voluntários atuarão em nove especialidades de saúde como psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, dermatologia, alergologia e neurologia. Os destaques são os projetos “Ver Magia” que possibilita o atendimento oftalmopediátrico com doações de óculos e o “À Flor da Pele” que realiza consultas e procedimentos dermatológicos.

No Sertões BRB 2024, o SAS Brasil contará com duas Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultório e equipamentos especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Os atendimentos serão realizados nas cidades de Brasília (DF), Santa Maria da Vitória (BA), Cavalcante (GO) e Formosa (GO). A previsão é de 33 mil pessoas beneficiadas pelos atendimentos e de 300 óculos prescritos.

Concurso de Artes

Mais uma vez o Sertões BRB convida estudantes do ensino fundamental de cidades atravessadas pelo roteiro para invadir o universo do rally por meio do Concurso de Artes. Em 2024 participam 52 escolas das cidades de Brasília (DF), Santa Maria da Vitória (BA) e Formosa (GO), impactando 12 mil estudantes. Sob o conceito “caminho que inspira”, a ideia deste ano é fazer um chamado à conscientização sobre o bioma brasileiro que mais sofre com o desmatamento e as mudanças climáticas: o Cerrado.

O objetivo é que os alunos da rede pública escrevam redações e façam desenhos que mostrem a importância e a beleza do Cerrado e reflitam sobre de que forma podemos preservá-lo e mantê-lo vivo. Além de incentivar o hábito da escrita e leitura dentro e fora das escolas, a iniciativa desperta a busca pelo conhecimento de temas relevantes à sociedade. O Concurso de Artes tem parceria de Usual Brinquedos e Monaro.

Concurso Gastronômico Sabores do Cerrado

O rally também volta a acelerar a gastronomia das cidades no trajeto da prova. O Sertões BRB será recebido em Formosa (GO) com o “Concurso Gastronômico Sabores do Cerrado”. A iniciativa envolve 24 restaurantes e impacta cerca de 40 mil pessoas. O objetivo é valorizar um dos aspectos mais característicos de um povo, sua gastronomia, e movimentar a economia local com a chegada da caravana de 2,5 mil pessoas do maior rally das Américas.

Em Formosa a parceria acontece através da Rede Garfo, entidade que reúne bares, restaurantes e lanchonetes da cidade. Os pratos terão como base de ingredientes e receitas da região e estarão disponíveis na Vila Sertões. Os pratos concorrem a prêmios de júri popular e júri especializado. Será possível votar no preferido por meio de um QR Code que dá acesso a um site desenvolvido pelo Sebrae.

Projeto Carência Menstrual

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que quatro a cada 10 estudantes brasileiras faltam à escola na rede pública durante o período menstrual por não contarem com absorventes. O projeto Carência Menstrual surgiu como um instrumento para modificar essa triste realidade, ao abordar questões de higiene menstrual e saúde das mulheres.

A iniciativa busca arrecadar e distribuir produtos de higiene menstrual, como absorventes, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes têm dificuldade de acesso a esses itens essenciais. Outro aspecto importante é a conscientização e a educação por meio de encontros e palestras que ajudam a desmistificar o tema e a trabalhar o empoderamento feminino. Em 2024 a estimativa é impactar oito mil mulheres das cidades de Brasília (DF), Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA).

Educação Financeira

Promovido pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), este projeto transversal e interdisciplinar de Educação Financeira trabalha com jogos de tabuleiro e cartas que visam exercitar de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir. Atua na formação continuada de educadores para oferecer suporte na defasagem escolar em matemática por meio de conteúdos relacionados ao planejamento, projeto de vida, endividamento e organização de gastos, economia e educação empreendedora.

O analfabetismo financeiro é apontado como a principal causa para o elevado índice de pessoas inadimplentes e negativadas. Números do Serasa mostram que 40,83% da população adulta do país se encontra nessa situação. O projeto envolve 701 escolas participantes e beneficia mais de 430 mil pessoas nas cidades de Brasília (DF), Santa Maria da Vitória (BA) e Formosa (GO).

Aspas

Leonora Guedes, CEO Sertões

“Um dos diferenciais do Sertões BRB é a oportunidade de percorrer os quatro cantos do Brasil. O que nos faz encontrar realidades distintas e entender a grandeza do país e suas peculiaridades, assim como a importância de impactar cada quilômetro do caminho de forma positiva. Além de uma competição esportiva que é referência internacional, buscamos ser também instrumento de transformação social e apresentar uma resposta a questões que são não só do país, mas do planeta”.

Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais

“A parceria com o Sertões BRB vai além de um compromisso com a sustentabilidade, é uma oportunidade de demonstrar como a economia circular pode transformar resíduos em recursos valiosos. Estamos liderando um movimento em que o esporte e a preservação ambiental caminham juntos, e queremos compartilhar como essa integração pode ser um modelo para outras indústrias. Sermos convidados mais uma vez a compartilhar nossa expertise em soluções ambientais, significa que estamos dando um bom exemplo de como ações práticas fazem a diferença para a construção de um futuro promissor”.

Mário Marcondes, Piloto e diretor-presidente da Conasa

“A mudança na vida das pessoas quando passam a ter acesso à água e ao esgoto tratado é enorme. O saneamento deveria ser a prioridade número um no Brasil. A estatística diz que a cada R$ 1 investido em saneamento se economiza R$ 4 em saúde, o que já justifica todo o investimento necessário para a mudança desta realidade no país”.

Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário

“Falar de educação de forma transversal é tratar também sobre economia sustentável, a importância das energias renováveis, do cuidado com o meio ambiente. Estamos falando de temas e habilidades cognitivas e socioemocionais que precisam ser reforçadas dentro das escolas, e que refletem diretamente melhorias em matemática e na língua portuguesa. A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como também a transformação comportamental e das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto”.

Por: Imprensa Sertões BRB

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*