Os pilotos da Bianchini Rally/Power Husky ficaram em 2º e 3º respectivamente. Nos UTVs, Richard Fliter/André Munhoz e Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa têm bom início
O estreante Guto Bogo #47 (Husqvarna FE 501) e Maurício Fernandes #49 (Husqvarna FE 450), respectivamente 2º e 3º na MOV (antiga Over 45), puxaram a fila dos resultados das motos da equipe Bianchini Rally/Power Husky, neste sábado (31), 1ª etapa do Sertões. Já nos UTVs (Can-Am Maverick X3), Richard Fliter/André Munhoz #221 garantiram o 5º lugar na UTV1, enquanto Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa #254 completaram a 4ª posição na UTV3.
Em um trecho total de 585 quilômetros, com 205 km cronometrados, os pilotos encararam uma Especial técnica, com muitas pedras, curvas, montanhas e estradas estreitas com trechos sinuosos e travessia de rios. Este foi o cenário do primeiro dia de prova do maior rali das Américas que largou de Mogi Guaçu (SP) rumo ao Distrito Federal.
“Andei com mais cautela para me adaptar com a planilha e ao Stella (equipamento de GPS para navegação). E foi também uma Especial cheia de perigos e um pouco tensa. Acabei me perdendo em uma referência o que me custou alguns minutos, mas o rali só está começando”, explica o piloto Maurício Fernandes, que retorna ao Sertões, após 15 anos, para sua 8ª participação.
São sete motos da equipe nesta 28ª edição e todas completaram a 1ª etapa Ainda na categoria MOV, o gaúcho Marcos Colvero #42 (Husqvarna FE501) ficou em 8º e o francês Olivier Anquier #74 (Husqvarna FE 350) em 11º. André Guerra #46 (Husqvarna FE 501) fechou em 6º na Moto 1, Rodrigo Montemor #39 (Husqvarna FE450) em 12º na Moto 2 e Vinícius Rodrigues #36 (Honda CRF 250F) 8º na MBR – Moto Brasil.
Desafio e superação são as palavras de ordem da competição. Mas sobretudo para estreantes terminar o Sertões, que é uma prova longa e que exige muito foco e determinação, completar o roteiro já é uma vitória. Neste ano, serão quase 5 mil quilômetros. Por esse motivo, o catarinense Guto Bogo destaca: “É um sonho sendo realizado e eu quero terminar o Sertões.”
O piloto francês Olivier Anquier, também estreante na competição está se desafiando e realizando uma experiência que sempre quis vivenciar deste que acompanhava o Rally Dakar quando adolescente: “Minha expectativa é chegar lá no Maranhão e completar todo o roteiro desde rali incrível com minha moto”, afirma.
UTVs – Na Over 45 Javier Fernandez/Marcos Finato #234 garantiram o 6º tempo e Moses Fliter/Guilherme Holanda #250 ficaram em 11º. As duplas Daniel Ribeiro/Sano Chermont e Everson Lopes/Roberto Salles não completaram a 1ª etapa.
Estreante e 4º na UTV3 (antiga Super Production), Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa #254 fecharam a Especial em 3h59min12seg.“A gente veio para se divertir e curtir esse Brasilzão”, conta o piloto de Barueri (SP), Zanforlin. Já seu navegador Costa finaliza: “A gente tem que se ajudar e a expectativa é completar todos os dias.”
Neste domingo (1º) não haverá prova, porque os competidores terão um longo deslocamento para o ponto de partida da 2º etapa no Distrito Federal, que será segunda-feira (2) com destino a Goiás, quando começa a etapa. Nesses dois próximos dias de rali, os participantes não podem receber apoio mecânico. Qualquer problema no veículo deve ser resolvido por eles mesmos. Somando as duas partes da maratona, serão 535 km cronometrados em um total de 888 km.
Com recorde de inscritos, o rali já cruzou SP e MG e segue para mais três estados (GO, TO e MA) e o DF, de Bolha e Bolha, até a chegada inédita em Barreirinhas (MA). Por causa da pandemia, os participantes não podem ter contato com ninguém de fora do rali.
Mais informações sobre a equipe: www.bianchinirally.com.br, Facebook @equipebianchinirally e Instagram @bianchinirally.
A Bianchini Rally/Power Husky, com sede em Barueri/SP, tem parceria com a Power Husky/Husqvarna Brasil, patrocínio da ROCK, Shiro e Borilli Racing e apoio da Óculos 100%, O Mundo de Maria, Bull Sertões, Vedacit, Rede Petrolam, STR Motos, Hupi e Top Gain.
1ª ETAPA (EXTRAOFICIAL) – MOTOS 31/10
CATEGORIA MOV
1º Osmar Shimosaka #12 – 04:00:58
2º Guto Bogo #47 – 04:04:00
3º Maurício Fernandes #49 – 04:04:15
8º Marcos Colvero #42 – 04:19:19
11º Olivier Anquier #74 – 04:29:02
CATEGORIA MOTO 1
1º Ricardo Martins #3 – 03:49:42
2º Jean Azevedo #4 – 03:49:43
3º Tunico Maciel #1 – 03:49:58
4º Francisco Oliveira #51 – 04:01:13
6º André Guerra #46 – 04:09:19
CATEGORIA MOTO 2
1º Bissinho Zavatti #11 – 03:49:18
2º Tulio Malta #5 – 03:51:08
3º Bruno Leles #8 – 03:53:18
4º Luciano Gomes #10 – 03:53:57
12º Rodrigo Montemor #39 – 04:24:40
CATEGORIA BRASIL
1º Thiago Veloso #58 – 03:55:32
2º Rafael Espindola #33 – 04:03:38
3º Rodrigo Sallum #64 – 04:04:20
4º André Bezerra #28 – 04:06:50
8º Vinícius Rodrigues #36 – 04:23:38
1ª ETAPA (EXTRAOFICIAL) – UTVs 31/10
UTV1
1º Bruno Varela/Gustavo Bortolanza #207 – 03:48:09
2º Denisio Nascimento/Idali Bosse #201 – 03:48:13
3º Rodrigo Varela/Gunnar Dums #214 – 03:49:00
4º Denisio Casarini/Ivo Mayer #212 – 03:50:08
5º Richard Fliter/André Munhoz #221 – 03:54:57
UTV3 (antiga Super Production)
1º Tomas Luza/Robson Schuinka #227 – 03:50:12
2º Luis Tiburcio/Eduardo Barros #235 – 03:58:06
3º Lavoisier Monteiro/João Ribeiro #258 – 03:58:45
4º Gustavo Zanforlin/Rodolpho Costa #254 – 03:59:12
7º Lélio Junior/Weberth Moreira #215 – 04:01:27
OVER 45
1º Marcelo Tomasoni/Breno Resende #252 – 03:52:56
2º Leandro Collier/Leonardo Mendonça #230 – 03:59:28
3º Silvio Martins/Winicius Martins #222 – 03:59:31
6º Javier Fernandez/Marcos Finato #234 – 04:02:02
11º Moses Fliter/Guilherme Holanda #250 – 04:11:08
Programação 28º Sertões (30/10 a 7/11)
1/11/2020 – domingo
Dia de deslocamento inicial e manutenção
Deslocamento até Bolha 1: 580 km
2/11/2020 – segunda-feira
2ª etapa – Bolha 1 / DF a Bolha 2 / GO – 1ª parte Maratona “Renê Melo”
Deslocamento inicial: 159 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 512 km
No segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo – piloto de carro falecido em maio deste ano que participou diversas vezes do Sertões. Sem poder contar com qualquer auxílio das equipes de apoio, os competidores encaram a especial de 350 km que promete estar entre as mais duras e completas da edição 2020. O trecho começa rápido, com mata-burros e pontes (em algumas delas haverá radar). Ao chegarem em uma fazenda particular, haverá uma subida de serra em trial, na qual será preciso muita atenção. No alto, diante de um visual incrível, os competidores seguem pelo topo da serra, marcado por lajes de pedra. Saindo da fazenda, as velocidades serão maiores em uma estrada rápida, de pilotagem prazerosa, mas com algum fesh fesh. Haverá travessia por um rio até atingirem uma pista travada e estreita. Nos últimos 50 km da especial, a velocidade volta a subir até chegarem na zona de radar, terminando dentro do parque de apoio.
3/11/2020 – terça-feira
3ª etapa – Bolha 2 / GO a Bolha 3 / GO – 2ª parte Maratona “Paulo Gonçalves”
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km
Na segunda parte da Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020. O dia promete ser bem completo, mesclando velocidades altas, médias e baixas. Apesar dos 10 km iniciais bem velozes, a especial logo entra em uma dura subida de serra, com muitas pedras, depressões, pontos sem visão e trechos sinuosos com abismos dos dois lados. Após muito sobe e desce, na metade da especial, por volta do km 100, haverá uma longa descida. O piso terá fesh fesh e exige cautela nas ultrapassagens. Os competidores passarão por dois grandes rios com pedras e vão encarar uma serra íngreme no final, por região não povoada e solo com muitas pedras e cascalhos.
4/11/2020 – quarta-feira
4ª etapa – Bolha 3 / GO a Bolha 4 / TO
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 295 km
Total: 650 km
O dia começa muito rápido, no estilo das especiais no Campeonato Mundial de Rally (WRC), e fica mais lento quando entra em um trecho com mata-burros, pedras e pontes – em algumas delas haverá radar. O grande desafio será o trecho de 60 km de areia, no qual a navegação será exigida ao máximo. Após o abastecimento, os competidores enfrentarão caminho travado e pontos de trial, em terreno característico de cerrado. Nos últimos 60 km, curvas de altas velocidades e chão com piçarra.
5/11/2020 – quinta-feira
5ª etapa – Bolha 4 / TO a Bolha 5 / MA
Deslocamento inicial: 99 km
Trecho especial: 227 km
Deslocamento final: 284 km
Total: 610 km
Apesar dos km iniciais travados, a especial imprime altas velocidades em um trecho de areia, ao lado de uma plantação de eucaliptos. O terreno arenoso fica bem mais pesado até a metade do trajeto, quando assume as características do Jalapão, no Tocantins. Os competidores encerram a especial em terreno de piçarra, onde poderão atingir altas velocidades e sentir o prazer da pilotagem.
6/11/2020 – sexta-feira
6ª etapa – Bolha 5 / MA a Bolha 6 / MA
Deslocamento inicial: 128 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 313 km
Total: 741 km
A especial já começa com belas paisagens, por estradas de médias velocidades que vão ficando cada vez mais estreitas e travadas. A partir da metade, o trajeto fica mais rápido, com lombas e depressões. Haverá dois trechos com retas muito longas, de altíssimas velocidades, em terreno de piçarra. No final, será preciso mais atenção para completar a especial em trechos arenosos.
7/11/2020 – sábado
7ª etapa – Bolha 6 / MA a Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 258 km
Trecho especial: 223 km
Deslocamento final: 34 km
Total: 515 km
A organização do Sertões promete deixar a melhor especial para o final. Com prova na areia, a navegação fará toda a diferença. Após um começo travado em piçarras, o trecho fica arenoso à medida que cruza pequenos riachos, os quais estarão secos na época da prova. Após o abastecimento, praticamente na metade da especial, as dificuldades serão extremas por conta da areia e da parte final com navegação por GPS em dunas. Com muitos way points a serem cobertos, qualquer erro pode ser fatal. O final em Barreirinhas promete ser apoteótico, a imagem a ser gravada nas memórias dos participantes. Chegar ao final do Sertões 2020 já será uma grande vitória.
Total percurso: 4.567 km
Total de trechos cronometrados (Especiais): 1.842 km
Foto: Marcelo Machado/Fotop
Por: Assessoria de Imprensa – Território Motorsport – MSuzuki Comunicação