Shell corre em Santa Cruz do Sul com a plataforma na Stock Car renovada para 2022

Maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil segue com Ricardo Zonta na Shell-RCM e a dupla Átila Abreu e Galid Osman na equipe Shell V-Power

A Stock Car entra em sua reta final com a penúltima etapa do calendário neste fim de semana em Santa Cruz do Sul, onde os pilotos e equipes da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo desembarcam com a temporada 2022 garantida. A Shell renovou com o trio de pilotos e as duas equipes que carregam sua icônica concha na atual temporada.

Terceiro colocado no campeonato, o atual vice-campeão Ricardo Zonta disputará no ano que vem sua terceira temporada na equipe Shell-RCM com o Toyota Corolla #10. Sob a batuta do engenheiro Marcel Campos, a escuderia integra as organizações do mítico chefe de equipe Rosinei Campos, o “Meinha”, o mais vitorioso dono de equipe nos 42 anos de história da Stock Car.

Já a dupla Átila Abreu e Galid Osman parte para mais uma temporada pilotando os Chevrolet Cruze preparados pela equipe Shell V-Power. Chefiada pelo experiente engenheiro Joselmo Barcick, o “Polenta”, a escuderia faz em 2021 sua temporada de estreia e entrou no grid mostrando performance de time tradicional na maior categoria do Brasil. Durante a primeira parte da temporada, ficou no top3 da classificação de equipes e já venceu duas provas neste ano, ambas com o sorocabano do carro #51. Átila aliás passou a temporada toda no top10 do ranking de pilotos e atualmente aparece em oitavo lugar.

Um dos palcos mais simpáticos do calendário da Stock Car pelo traçado desafiador e pela tradicional presença de torcedores acampados no autódromo durante todo o fim de semana, o circuito de 3.534 m no interior gaúcho não recebe a categoria há mais de dois anos. A última passagem da Stock Car na cidade aconteceu em julho de 2019, ocasião em que a Shell obteve um duplo top5 na corrida 1, com Átila em terceiro e Zonta em quinto.

Os dois ainda seguem com chances matemáticas de título em 2021 e sabem que para chegar à finalíssima em Interlagos na briga precisam de boas performances nas duas provas deste domingo.

Mais uma vez, a Stock Car tem um “fim de semana curto”, sem treinos livres na sexta-feira. O sábado abre os trabalhos com um shakedown e tem a seguir dois treinos livres antes do quali. No domingo a primeira corrida tem largada programada para as 13h40, com transmissão ao vivo na Band e Sportv.

 

O que eles disseram:

“Muito bom estar tantos anos com a Shell, desde 2015 estamos nessa caminhada na Stock Car. Mais uma vez estamos na disputa pelo título e estar na final da temporada com possibilidades de ser campeão. Bastante contente com essa renovação e com a situação de brigar pelo título em temporadas seguidas. Ter o futuro garantido faz o piloto trabalhar com mais tranquilidade e buscar os resultados com a cabeça no lugar.”

Ricardo Zonta

 

“Muito feliz em estar mais um ano com a Shell e pela confiança que eles depositaram no nosso trabalho. Entramos no segundo ano de uma equipe nova, estamos performando muito bem até agora, foram duas vitórias e três pódios. Esse segundo ano, mantendo os pilotos e as estruturas nos possibilita brigar por voos maiores em 2022. Quem sabe seja ano de brigar pelo título, essa temporada estivemos entre os primeiros e com a continuidade do trabalho essa luta pelo título é muito possível.”

Átila Abreu

 

“É uma imensa alegria continuar mais um ano com a Shell, é uma oportunidade única estar aqui na Stock Car. Começamos um projeto novo com o Polenta em uma equipe nova. Estamos com um potencial enorme, o ano tem sido positivo apesar de eu não ter subido no pódio ainda. Estamos conseguindo desenvolver bem o carro e ser rápidos dentro das etapas. O potencial de evolução para 2022 é enorme e acredito que vai ser um ano muito bom para todos nós.”

Galid Osman

 

“Muito feliz em anunciar a renovação com os dois pilotos e com a Shell, dando sequência no projeto que iniciamos em 2021. Temos pouco menos de 1 ano de vida e com resultados expressivos na categoria. essa parceria com a Shell é de extrema importância para nós, desde o início tínhamos essa proposta de trabalho de médio a longo prazo, a continuidade do trabalho me deixa muito feliz. Há um ano o projeto da equipe não existia e hoje estamos entre as principais equipes da categoria, isso nos motiva muito nas duas etapas que faltam e na temporada de 2022 também.”

Joselmo Barcik, chefe da equipe Shell V-Power

 

“Fico muito feliz em ter o Ricardo Zonta e a Shell em mais uma temporada. Estamos no nosso segundo ótimo ano consecutivo. Ano passado o Zonta foi vice-campeão, e nesse ano, com os descartes estamos empatados na terceira posição. Infelizmente alguns altos e baixos no meio do caminho nos dificultaram a chance de título, mas vamos brigar pelo P3 para fechar o ano bem, e quem sabe algo não acontece nessas duas últimas corridas que nos credencie ao título. Vamos buscar entregar novamente boas performances para o Zonta brigar pelo título em 2022 e trazer essa conquista inédita para a Shell e para o Zonta. Muito feliz com essa renovação e entrar no terceiro ano dessa parceria que nós esperamos que ainda dure por muito tempo.”

Marcel Campos, chefe da equipe Shell-RCM

 

Stock Car Pro Series etapa 11: Santa Cruz do Sul

Sábado 20 de novembro:

08h – Shakedown

09h10 – Treino livre 1

12h10 – treino livre 2

15h30 – classificação

 

Domingo 21 de novembro:

13h40 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)

14h18 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

 

Stock Car – Campeonato após 10 etapas (top10):
1. Gabriel Casagrande 309 pontos
2. Daniel Serra 296
3. Ricardo Zonta 251
Rubens Barrichello 251
5. Ricardo Mauricio 243
6. Cesar Ramos 240
7. Thiago Camilo 236
8. Átila Abreu 213
9. Allam Khodair 204
10. Diego Nunes 194
19. Galid Osman 97

 

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

 

Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada.  Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

 

Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Foto: José Mario Dias

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*