Carros de Ricardo Zonta e Gianluca Petecof na Stock Car terão as cores do biocombustível aditivado que tem compromisso com a sustentabilidade
A inédita etapa do Uruguai da Stock Car trará novidades para os carros patrocinados pela Shell. Ricardo Zonta e Gianluca Petecof vão correr neste fim de semana no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, com as cores do novo Shell V-Power Etanol, fruto de uma parceria da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, com a Senna Brands, empresa fundada pela família do icônico tricampeão Ayrton Senna.
Ampliando seu portfólio de produtos renováveis, a Shell lançou um biocombustível aditivado que combina tecnologia avançada e o compromisso com a sustentabilidade. O novo produto oferece aos motoristas brasileiros uma solução que mantém os elevados padrões de desempenho e performance da renomada família Shell V-Power, além de trazer conexão com o público do país.
A parceria de longo prazo com a marca Senna, firmada em 1º de maio de 2024, celebra três décadas do legado do piloto e representa a continuidade da colaboração histórica. O objetivo é endossar um novo produto cujos atributos estão alinhados aos valores que Senna personificou ao longo de sua carreira: inovação, qualidade e eficiência. A expectativa é que a excelência e a inspiração que a figura de Senna proporciona se conectem a um público cada vez mais interessado em produtos sustentáveis.
Desenvolvido ao longo de quatro anos no laboratório global da Shell em Hamburgo, na Alemanha, o biocombustível foi formulado para atender ao mercado brasileiro. O novo Shell V-Power Etanol traz tecnologias exclusivas de aditivos que limpam, protegem e melhoram o desempenho do motor, ajudando a restaurá-lo ao estado semelhante ao de um novo. Além do redutor de atrito FMT (friction modification technology) o produto traz detergentes e dispersantes que removem e protegem contra o acúmulo de depósitos que prejudicam o desempenho de componentes-chave do sistema de combustível como bomba, válvulas de admissão e injetores de combustível.
Neste fim de semana, Zonta e Petecof representarão o novo Shell V-Power Etanol no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar. Inédito na Stock Car, o circuito tem 3.120 metros com 12 curvas. As atividades de pista começam na quinta-feira, com o shakedown e o primeiro treino livre. Na sexta, serão disputados a segunda sessão e a classificação. E no sábado, as duas corridas, uma pela manhã e a outra, à tarde. A temporada 2024 da Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.
O que ele disse:
“A tecnologia avançada do Shell V-Power Etanol, agora associada à marca Senna, simboliza o compromisso da Raízen com inovação e excelência em desempenho. Assim como Ayrton Senna revolucionou a história do automobilismo, a Raízen está determinada a liderar a transformação da mobilidade no Brasil e contribuir com soluções para a transição energética global. O novo produto será uma peça-chave nessa jornada. Queremos inspirar os consumidores a fazerem escolhas que combinem performance e responsabilidade ambiental, pautadas pela urgência de endereçarmos o problema das mudanças climáticas e aquecimento global.”
Ricardo Berni, diretor-executivo de Marketing e Digital da Raízen
Cronograma – Stock Car – Etapa 9 – El Pinar, Canelones, Uruguai
Quinta-feira, 24 de outubro:
10:00 – Shakedown
15:00 – Treino Livre 1
Sexta-feira, 25 de outubro:
10:00 – Treino Livre 2
15:30 – Classificação
Sábado, 26 de outubro:
09:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
13:40 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Sobre a Raízen
Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.
Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.
Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.
Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Por: Luis Ferrari