Maior patrocinadora do esporte a motor tem Galid Osman em quarto, Ricardo Zonta em quinto e Átila Abreu em 11º
Após protagonizar a abertura da temporada 2022 da Stock Car com vitória na bateria dedicada aos convidados com Enzo Elias no Chevrolet Cruze de Galid Osman, a Shell chega a Goiânia com a motivação em alta para a etapa que promete ser a de maior velocidade média do calendário.
O palco da segunda rodada dupla deste ano é o Anel Externo da pista goiana, onde no ano passado as voltas no treino classificatório registraram média superior a 190 km/h. Com voltas na casa de 50s de duração, todo detalhe pode ser decisivo, uma vez que no cenário altamente competitivo da Stock Car moderna décimos de segundo bastam para colocar um carro no top5 ou fora da relação dos 25 primeiros.
No ano passado, por exemplo, a diferença entre a melhor volta no quali e a 28ª marca foi 0.672s.
Nas corridas o panorama promete ser igualmente intenso –vale lembrar que a chegada da corrida no Anel Externo em 2021 foi a mais apertada da história da categoria. Outro fator decisivo é a estratégia de paradas nos pits, uma vez que um carro facilmente pode perder a volta do líder no momento de seu serviço obrigatório de troca de pneus e reabastecimento.
Os três pilotos da Shell têm retrospecto favorável em Goiânia, com poles e vitórias.
Átila Abreu foi o primeiro pole da história da pista em seu retorno à Stock Car e já prevaleceu em corridas em Goiânia tanto no piso seco quanto no molhado. Ele aparece em 11º na pontuação com o Chevrolet Cruze #51.
Ricardo Zonta também tem vitórias e poles em Goiânia, inclusive a primeira vitória da história de um Toyota Corolla na categoria, justamente em sua corrida de estreia. O paranaense da equipe Shell-RCM aparece em quinto na pontuação e quer buscar no Anel Externo o troféu de primeiro lugar que escapou por detalhes na última volta da corrida 2 no ano passado.
Galid, por sua vez, chega credenciado pela sua primeira vitória com a Shell, em Interlagos há quatro semanas. Ele também conhece o caminho até o degrau mais alto do pódio de Goiânia, que visitou em 2016.
A programação da etapa determina um treino livre na sexta-feira e outro no sábado, quando também está programado o quali (14h30). A primeira bateria do domingo tem largada prevista para 15h10. Os canais Sportv exibem ao vivo quali e corridas. A Band mostra as provas domingo.
O que eles disseram:
“Estou animado para a etapa, começamos o ano forte e partimos para Goiânia na quarta posição do campeonato. Torcer para o carro estar competitivo como em Interlagos, depois de passar pelo dinamômetro. Estou esperançoso, pois gosto muito de correr em Goiânia, especialmente com o retorno do público que sempre é um fator adicional de motivação”
Galid Osman
“A última corrida em Goiânia foi no oval e fizemos pódio na terceira colocação. Na segunda corrida, estava na liderança, mas uma peça solta de um outro carro na curva 1 se soltou e acabei passando por cima, na última volta, o que fez na pior das hipóteses que eu perdesse um pódio, ou poderia até ter ganho. A competitividade no oval é maior ainda. Os tempos ficam muito próximos. A estratégia de classificação e toda a programação de pista vai ser muito importante, o vácuo faz muita diferença, por isso, termos um carro acertado para reta, para velocidade mesmo. Então, o foco é acertar o carro para velocidade e para duas curvas a direita.”
Ricardo Zonta
“Etapa de Goiânia no anel externo é diferente, mas ao mesmo tempo uma etapa muito legal. Serve como um bom preparativo para a etapa do Rio, que também é uma pista muito rápida. O circuito oval depende muito de velocidade de reta, coisa que foi nosso principal problema em Interlagos na primeira etapa. A equipe trabalhou bem para entender onde melhorar esse problema. Estou bem animado para a próxima etapa para brigar por pódios, vamos brigar nas primeiras posições, pois gastamos um dos descartes nessa primeira etapa, então é importante somar bons pontos daqui para frente.”
Átila Abreu
Cronograma da etapa 2 – Goiânia
Sexta-feira, 18 de março
09:25 – 09:35 – Shakedown
13:45 – 14:55 – Treino livre 1
Sábado, 19 de março
10:25 – 11:35 – Treino livre 2
14:35 – 15:15 – Quali
Domingo, 20 de março
15:10 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:37 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Foto: José Mario Dias
Por: Luis Ferrari