Ricardo Zonta, Átila Abreu, Galid Osman e as equipes Shell V-Power e Shell-RCM já triunfaram em São Paulo
A Shell inicia a segunda metade da temporada 2022 da Stock Car neste fim de semana em Interlagos com a missão de reposicionar sua trinca de pilotos entre os protagonistas na tabela de classificação. O palco não poderia ser mais favorável, uma vez que o principal autódromo do Brasil já recebeu vitórias recentes de todos os pilotos e das duas equipes que competem com as cores da maior patrocinadora do esporte a motor no mundo.
Foi no Autódromo Jose Carlos Pace que a equipe Shell V-Power iniciou a temporada com vitória na Corrida de Duplas, graças a Enzo Elias encerrando um trabalho iniciado de forma brilhante por Galid Osman com o Chevrolet Cruze #28 em fevereiro.
Também foi na pista paulistana que Ricardo Zonta conquistou duas vezes a cobiçada Corrida do Milhão, a mais recente delas na trajetória que culminou com o vice-campeonato do piloto paranaense em 2020. Era sua primeira temporada com a equipe Shell-RCM e a primeira da nova geração de carros da Stock Car, iniciada com o ingresso dos Toyota Corolla no grid e a adoção da carroceria dos carros de rua sobre a gaiola de proteção dos pilotos.
Antes disso, também correndo com as cores da Shell, Zonta havia vencido a Grande Final em dezembro de 2018.
Átila Abreu por sua vez possui o troféu de primeiro colocado conquistado em São Paulo na charmosa prova de encerramento da temporada -que, na época, valia pontuação em dobro. Vice-campeão da Stock Car em 2014, o sorocabano dominou praticamente de ponta a ponta a Grande Final em 2015.
Quando a principal categoria do Brasil esteve pela última vez em Interlagos, os três tiveram performance expressiva, bem como seus convidados na ocasião. Galid deixou a etapa em quarto na tabela de pontos, uma posição à frente de Zonta. Átila terminou a jornada como 11º.
Desde então a categoria realizou outras cinco etapas, e a Shell teve momentos de brilho na maioria delas com destaque para Zonta convertendo pole em vitória na primeira prova no Velocitta e subindo ao pódio em segundo lugar na primeira corrida da quarta etapa no Velopark.
Atualmente o ex-F1 é 11º na tabela de pontos. Galid aparece em 16º, três posições à frente de Átila.
A programação de pista em São Paulo tem início nesta sexta-feira, com um shakedown e dois treinos livres. No sábado acontece um warmup e o quali. A rodada dupla está marcada para domingo, com a primeira largada prevista para 13h10. A Band exibe as corridas ao vivo, bem como os canais Sportv, que mostram também o quali no sábado.
O que eles disseram:
“A próxima etapa da Stock Car será em Interlagos, uma das pistas que eu mais gosto. Tive várias vitórias lá pela categoria. Nós viemos de bons resultados, boas classificações no Velocitta e no Velopark e agora chegando em Interlagos estamos bastante otimistas em que será um final de semana que o carro vai se comportar muito bem. É uma pista que exige muito da parte de tração do carro, o que requer boas freadas e uma boa velocidade pela reta que tem no circuito. Pensando no campeonato ainda temos várias etapas pela frente e temos que pontuar bastante para brigarmos pelo campeonato”.
Ricardo Zonta
“Esperançoso para andar em Interlagos neste fim de semana. Nas últimas três passagens da categoria pelo traçado paulista eu me dei muito bem! Fui ao Q3 em todas elas e venci a segunda bateria da corrida de duplas junto com o Enzo Elias. É uma pista que costumo andar bem e o carro tem se comportado bem! Vamos com tudo para a primeira vitória do ano.”
Galid Osman
“Voltamos para Interlagos, palco da primeira etapa do ano, onde conseguimos coletar dados importantes. O carro era muito equilibrado naquela ocasião, mas um problema de motor me tirou das disputas. Animado, pois resolvemos esse problema de motor e se o carro estiver equilibrado, podemos sonhar com boas coisas. Voltamos ao templo do automobilismo brasileiro. É uma etapa muito especial para todos nós por diversos motivos. Existe uma previsão de chuva para sexta ou sábado, mas a corrida vai ser sob sol no domingo, então o fator climático pode ser um fator. Objetivo principal para a etapa é brigar pelo pódio e voltar a escalar a tabela pensando no campeonato.”
Átila Abreu
Stock Car – Etapa 7 – Interlagos
Sexta-feira, 29 de julho
09:45 – 09:55 – Shakedown
12:10 – 13:20 – Treino livre 1
16:10 – 17:20 – Treino livre 2
Sábado, 30 de julho
12:45 – 12:55 – Warmup
13:10 – 13:55 – Quali
Domingo, 31 de julho
13:10 – Largada Corrida 1 (30 min + 1 volta)
13:48 – Largada Corrida 2 (30 min + 1 volta)
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.
Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.
Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.
Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.
Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.
Projeto Time KGV – Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06
Foto: José Mário Dias
Por: Luis Ferrari