Piloto do carro #51 brilha com volta espetacular no Q3 e larga na frente na primeira prova no Velo Città; Zonta fica em 19º no grid
O sábado foi de festa para a Shell Racing, que conquistou com Átila Abreu a primeira pole position na temporada-2017 da Stock Car, no Velo Città, em Mogi-Guaçu. É a décima pole do piloto do carro #51, que corre a apenas 160 quilômetros da cidade natal Sorocaba e vibrou com os amigos e parentes. Já Ricardo Zonta vai largar em 19º na primeira prova da rodada dupla.
E se depender do histórico da temporada, a primeira vitória de Átila Abreu no ano está bem encaminhada: os seis pilotos que largaram na pole position foram os vencedores da primeira prova do fim de semana.
Os dois pilotos da Shell Racing entraram na pista no segundo grupo. Átila conseguiu uma volta limpa e ficou com a quarta posição, enquanto Zonta não encaixou a volta ideal e ainda foi prejudicado por um carro que rodou à sua frente na pista – com isso, o paranaense ficou fora do Q2.
No segundo grupo, com os 15 mais rápidos, Átila comprovou o bom desempenho e logo fez o quarto melhor tempo, o que o permitiu ficar tranquilo nos minutos finais, sem risco de perder a vaga no Q3.
No Q3, Átila foi o terceiro a entrar na pista e logo estabeleceu o melhor tempo do fim de semana: 1m28s277. No fim, o sorocabano ficou na torcida e ninguém conseguiu superá-lo – Daniel Serra ficou apenas 0s002 atrás.
Pole position, Átila ainda concorre ao prêmio do Fan Push, um acionamento extra do botão de ultrapassagem na segunda corrida, em votação no site da Stock Car. Ricardo Zonta, que foi contemplado na última etapa, não está elegível desta vez.
A primeira prova da rodada do Velo Città tem largada marcada para as 14h deste domingo, com a segunda corrida sendo realizada a partir das 15h10. O SporTV 2 transmite as duas baterias.
Grid de largada:
1º Á.Abreu – 1m28s277
2º D.Serra – 1m28s279
3º F.Fraga – 1m28s337
4º M.Wilson – 1m28s505
5º G.Casagrande – 1m28s651
6º M.Gomes – 1m28s750
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O que eles disseram:
“Em todos os treinos o meu carro apresentou um bom desempenho e na classificação também. Acabei cometendo um erro na primeira volta do pneu, travei os pneus na curva 7. E na segunda tentativa um carro rodou na minha frente e fiquei esperando a reação dele, o que me fez perder um décimo. Eu entraria tranquilo no Q2 e dali para a frente o carro só iria melhorar. Foi uma pena, porque o carro tem potencial e por circunstâncias da classificação que eu fiquei fora”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10
“Foi uma baita volta! O nosso carro era um pouquinho dianteiro com o pneu novo, então no Q1, Q2 e Q3 o carro foi ficando cada vez melhor. Meu terceiro trecho fez a diferença. Estou muito feliz, de novo no interior, que me traz bons fluídos. Mas amanhã é um outro dia, vamos trabalhar porque quero muito essa vitória, a Shell Racing merece e queremos entrar de vez na briga pelo título. É claro que eu fiz a minha parte mas sem o trabalho da equipe não teria sido possível”
Átila Abreu, piloto do carro #51
“É uma sensação muito boa e trabalhamos para isso! Sabíamos que estávamos competitivos mas na Stock Car não se pode contar com uma pole. Por meio décimo não passávamos para o Q3, mas o Átila fez uma volta fantástica e conquistou a pole. Uma pena pelo Zonta, que tinha potencial para entrar no Q3 entre os cinco, seis primeiros. Mas estamos felizes com a pole e vamos em busca da vitória”
Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing
Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia nove pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, DTM, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Foto: Victor Eleutério
Por Luis Ferrari