Shell Racing conquista um lugar na segunda fila com Ricardo Zonta na primeira prova em Goiânia

Paranaense consegue bom rendimento em todo o sábado, enquanto Átila Abreu terá de fazer corrida de recuperação para seguir na briga pelo título

 A Shell Racing conquistou com Ricardo Zonta o quarto lugar no grid de largada da primeira prova da rodada dupla de Goiânia da Stock Car, comprovando o ótimo desempenho do carro #10 durante todo o fim de semana da penúltima etapa da temporada. Já Átila Abreu terminou com o 17º tempo.

Zonta, que conquistou a primeira vitória na Shell Racing este ano no circuito goiano, começou o sábado mostrando que vinha para brigar pelas primeiras colocações ao terminar em primeiro lugar o terceiro treino livre, disputado pela manhã.

Na classificação, tanto ele como Átila Abreu entraram na pista logo no primeiro grupo. Enquanto Zonta foi o segundo mais veloz e praticamente garantiu sua passagem ao Q2, Átila terminou em sétimo e ficou na torcida para não ser superado. Não deu, e o sorocabano vai largar em 17º, ao passo que Zonta avançou em quarto.

O bom rendimento do carro #10 se manteve na segunda parte da classificação e Ricardo Zonta conquistou uma das seis vagas no Q3 ao terminar na quinta colocação, mesmo diante de um enorme equilíbrio entre os competidores.

No Q3, Zonta foi o segundo a entrar na pista e, num fim de treino no qual o equilíbrio continuou sendo incrível, o paranaense ficou com a quarta colocação, mas a apenas 0s022 de conseguir um lugar na primeira fila e a 0s087 da pole position..

Zonta também concorre ao prêmio do Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem na segunda bateria, em votação na internet (www.stockcar.com.br). Já Átila Abreu busca uma recuperação como a de 2016, quando venceu pela primeira vez na Shell Racing largando de 21º na pista molhada.

Os carros voltam à pista às 13h (de Brasília) para a largada da primeira bateria. Às 14h10, será realizada a segunda bateria. O SporTV2 transmite as duas corridas deste domingo.

 

O que eles disseram:

“Temos um carro muito bom. O trabalho que temos feito para a evolução do carro aqui tem sido muito bom. É claro que em relação à temperatura, achamos que ficaria mais fresco e o carro acabou soltando a traseira. Mesmo assim, perdendo tempo em algumas curvas, ficamos próximos. Acredito que teremos um carro bastante neutro na corrida e vamos para cima”

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

“O campeonato está muito difícil, já que os meus competidores estão bem colocados no grid, e a minha única chance é acontecer algo muito alternativo na corrida e tentar algo diferente deles para somar pontos. Mas largando atrás vou ter de remar mais do que eles”

Átila Abreu, piloto do carro #51

“Sentimentos opostos. Foi muito apertado o Q1, o Átila ficou a 0s37 do mais rápido e não deu para entrar. Uma pena, porque achamos que melhoraria bem, no mínimo entre os dez tínhamos bastante confiança. O Zonta esteve muito bem, faltou coisa mínima, só um pouquinho, ele deu duas voltas no Q1 e duas no Q2, enquanto nossos concorrentes, não, e isso fez diferença no Q3”

Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing

Grid de largada:

1º D.Serra – 1m24s270
2º M.Gomes – 1m24s335
3º R.Maurício – 1m24s350
4º R.Zonta – 1m24s357
5º T.Camilo – 1m24s360
6º A.F.da Costa – 1m24s446

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

 

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Foto: José Mário Dias

Por Luis Ferrari

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