Átila Abreu sobe para terceiro na tabela da Stock Car e Ricardo Zonta também pontua nas duas corridas
A Shell Racing colocou seus dois pilotos entre os dez primeiros na tabela da Stock Car após a rodada dupla de Santa Cruz do Sul (RS). Átila Abreu conseguiu um quarto e um oitavo lugares, e subiu para terceiro na classificação geral, enquanto Ricardo Zonta também pontuou nas duas provas, em sétimo e 20º, e está em décimo na tabela.
Na primeira prova do domingo, Átila se livrou das conhecidas confusões na primeira curva de Santa Cruz e se posicionou em oitavo no começo. O sorocabano manteve a posição até a janela de pit stops, quando, em conjunto com a Shell Racing, decidiu permanecer mais tempo na pista. Deu certo, e Átila ganhou quatro posições.
Nas voltas finais, Abreu estava em quarto, pressionando o terceiro colocado Thiago Camilo, mas perdeu a posição para Max Wilson, que usou o botão de ultrapassagem. Mas o sorocabano ainda tinha guardado um acionamento do “push to pass” e retomou o quarto lugar de forma espetacular na última curva da última volta.
Mesmo poupando os pneus e os acionamentos do “push to pass”, Zonta também ganhou posições ao longo da primeira corrida. O piloto do carro #10, que chegou a Santa Cruz com 46 ultrapassagens nas corridas, ampliou o recorde com sete na primeira prova e nove na segunda.
Zonta terminou a primeira bateria na sétima colocação após largar em 13º,. Mas o extintor de incêndio explodiu e ele teve que largar dos boxes na segunda prova. O paranaense chegou a subir até o 15º lugar, mas foi tocado por Gabriel Casagrande e perdeu terreno nas voltas finais, acabando em 20º.
A próxima rodada dupla será disputada no circuito de Cascavel (PR), dia 11 de junho.
Resultado da primeira prova:
1º R.Barrichello – 41m54s036
2º M.Gomes – a 2s152
3º T.Camilo – a 9s721
4º Á.Abreu – a 10s096
5º M.Wilson – a 12s514
6º D.Serra – a 16s405
7º R.Zonta – a 16s642
8º A.Khodair – a 17s411
9º F.Fraga – a 17s957
10º C.Bueno – a 19s149
Resultado da segunda prova:
1º R.Maurício – 41m43s203
2º A.Pizzonia – a 2s928
3º S.Jimenez – a 5s612
4º F.Lapenna – a 11s488
5º T.Rocha – a 11s488
6º R.Suzuki – a 11s758
7º B.Figueiredo – a 11s941
8º Á.Abreu – a 12S093
9º A.Khodair – a 12s520
10º M.Campos – a 16s183
Campeonato:
1º T.Camilo – 94 pontos
2º D.Serra – 86
3º Á.Abreu – 79
4º M.Wilson – 75
5º R.Maurício – 72
6º R.Barrichello – 71
7º M.Gomes – 65
8º F.Fraga – 61
9º C.Bueno – 59
10º R.Zonta – 45
O que eles disseram:
“A primeira corrida foi muito boa, fizemos uma ótima estratégia para economizar pneu e push. Eu tinha quatro acionamentos a mais do que a média dos que estavam na minha frente para a segunda prova. O problema do extintor fez com que a gente largasse do box. Como vários carros que estavam na frente pararam para trocar pneu, eu não tinha como chegar. Tínhamos um carro fantástico para a corrida, mas acontece. O campeonato é muito importante, temos potencial para estar entre os cinco primeiros, precisamos agora pontuar em todas as provas para brigar pelo campeonato”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10
“Saio muito feliz do fim de semana, atingimos a meta de subir no campeonato. Subimos de quinto para terceiro na tabela. Sabendo que a corrida seria desgastante, desde a primeira volta comecei a economizar os pneus. Do meio para o fim da corrida estava mais rápido do que todo mundo, e vim crescendo. A gente optou por um pit curto na primeira prova para tentar o máximo de pontos e sair da confusão de largada no meio do pelotão na segunda corrida. Fiquei perto do Thiago Camilo, mas surpreendentemente o carro atrás dos competidores ficava muito dianteiro. Não consegui ultrapassá-lo com o push e poderia ter forçado um pouco mais, mas poderia ter batido e jogado bons pontos fora. Daí o Max me passou, mas consegui uma surpresa na última curva e recuperei a posição. Na segunda prova, eu precisaria reabastecer e era quase certo de trocar pneu, mas resolvi arriscar e não trocar, poupando pneu. Mas a equipe do Thiago Camilo deixou um pneu fora do lugar e, para não danificar o carro ou atropelar alguém, perdi uns dois segundos.e acabei voltando atrás de outros pilotos. Mas logo eu estava no ritmo dos primeiros e marcamos bons pontos. É assim que se constrói um campeonato”.
Átila Abreu, piloto do carro #51
“Mais uma vez estávamos muito bem nas corridas. Foi uma pena o Átila não ter conseguido chegar ao pódio na primeira prova, quase ele conseguiu naquela briga nas voltas finais. No pit stop do Thiago Camilo, o mecânico deles colocou um pneu fora da área permitida, e isso prejudicou muito o pit stop do Átila. Senão ele teria sido pelo menos quinto na segunda corrida, ou até quarto. Mas isso faz parte, só esperamos que a regra seja cumprida por todos. Uma pena o Ricardo, ele poupou muito na primeira corrida e estava muito bem para a segunda, tanto com o push como com os pneus. Houve um disparo acidental do extintor no grid e os comissários tiraram o carro porque não pode largar sem o extintor. Ele marcaria muitos pontos para a equipe. Vamos para a próxima”
Thiago Meneghel, chefe da Shell Racing
Foto: Victor Eleutério
Por Luis Ferrari