Sportscar: Pódio escapa no final e Fittipaldi e Barbosa perdem chance de encostarem nos líderes

Disputa no Motorsport Park foi difícil para a dupla do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing

Foram 2h40 em que aconteceu de tudo neste domingo (dia 9) na disputa da sétima etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship no Canadian Tire Motorsport Park, no Canadá. Mesmo sem previsão, teve chuva duas vezes, incidentes com os líderes e a vitória no final ficou com a dupla atual campeã Dane Cameron e Eric Curran, da Action Express Racing.

O brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa, companheiros dos vencedores na equipe Action Express, também tinham boas chances de chegar ao pódio, após um final de semana difícil. Barbosa era o segundo colocado a menos de 10 minutos do final, mas acabou se envolvendo em um incidente, saiu da pista e terminou na sexta colocação.

Durante a prova, a dupla do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R, que largou em sexto, teve dificuldades com o acerto do carro e ainda sofreu com um furo no pneu. Com a chuva e bandeiras amarelas, Fittipaldi e Barbosa conseguiram se beneficiar, voltaram a andar na frente e tinham boas chances de diminuir ainda mais a vantagem na disputa pelo campeonato, ao verem os líderes Jordan e Ricky Taylor se envolverem num acidente no final com o Cadillac #10 e terminarem em sétimo. Mas numa disputa com o Oreca #85 da Miller Motorsports, Barbosa acabou perdendo a chance do pódio. A dupla mantém a vice-liderança, 19 pontos atrás dos irmãos Taylor.

“Estou muito chateado, porque perdemos uma oportunidade muito grande de poder encostar no Cadillac #10 no campeonato, principalmente depois de um final de semana difícil. Em grande parte da corrida, nosso carro era o mais lento da pista. Sofremos com o balanço do carro a etapa inteira e continuamos tocando na corrida. Nos beneficiamos de várias situações diferentes e, no final, estávamos andando lá na frente. Mas infelizmente não deu”, lamentou Fittipaldi.

“Só fico contente pela vitória do outro carro da equipe Action Express. Poderíamos ter feito a dobradinha, na pior das hipóteses terminar em primeiro e terceiro. Agora é virar a página e partir pra próxima”, completou o brasileiro, que ao lado de Barbosa tem quatro pódios em 2017 (uma vitória, dois segundos lugares e um terceiro). A dupla é atual tricampeã do Campeonato Norte-americano de Endurance (2014 – 15 – 16) e já venceu o IMSA duas vezes (2014 – 15).

A próxima etapa da temporada será disputada no dia 6 de agosto em Road America, Elkhart Lake (EUA).

Os melhores na prova deste domingo (Protótipos):
1 31 D. Cameron / E. Curran Whelen Engineering Racing Cadillac DPi 122 voltas em 2h42min36s619
2 85 M. Goikhberg / S. Simpson JDC-Miller Motorsports ORECA LMP2 +8.295
3 2 S. Sharp / R. Dalziel Tequila Patron ESM Nissan DPi +12.420
4 55 T. Nunez / J. Bomarito Mazda Motorsports Mazda DPi +13.234 +
5 70 T. Long / J. Miller Mazda Motorsports Mazda DPi +14.716
6 5 J. Barbosa / C. Fittipaldi Mustang Sampling Racing Cadillac DPi +21.083 
7 10 R. Taylor / J. Taylor Konica Minolta Cadillac DPi-V.R Cadillac DPi a 2 voltas
8 52 N. Boulle / D. Ostella PR1/Mathiasen Motorsports Ligier LMP2 a 6 voltas
9 22 L. Derani / J. van Overbeek Tequila Patron ESM Nissan DPi Não completou
10 90 M. Goossens / R. Van Der Zande VisitFlorida Racing Multimatic/Riley LMP2 Não completou
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Foto: José Mário Dias

Por FGCom

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*