O carro, da categoria escola, agora está mais leve, e mais aerodinâmico com a nova carroceria. Outra grande novidade é a abertura da temporada em Rivera, no Uruguai, em março
A Sprint Race que no próximo ano completa sete edições, é a categoria nacional com pacote técnico mais interessante para jovens pilotos que desejam se profissionalizar no Brasil. A temporada ainda nem chegou ao final, e a competição já apresenta novidades para 2018, com algumas inovações, que vem de encontro a evolução de sucesso do campeonato.
Nesta sexta-feira (1º/12), na sede da TM7 Competições, localizada na região metropolitana de Curitiba, foi apresentado o novo modelo Sprint Race e as mudanças no carro, cuja pilotagem se assemelha aos modelos de fórmula. As alterações técnicas começam, como exemplo, mapeamento do motor, novos apêndices aerodinâmicos e, principalmente, um carro aproximadamente 20kg mais leve. Estiveram presentes ao evento pilotos, apaixonados por automobilismo, patrocinadores e imprensa de todas as regiões do país.
A partir do ano que vem às máquinas da Sprint Race permanecem equipadas com motor V6 de 270 cavalos de potência, tendo transmissão específica para competição e chegando a velocidade máxima que se aproxima dos 250 km/h, sendo que uma das preocupações da organização é em relação a segurança e competitividade da categoria.
A categoria renovou as parcerias com a Pirelli, Motul, Fremax, aQuamec e Rio Custom e, conta com a chegada da Sparco. “A seriedade que o Thiago tem com a categoria é o que nos deixa tranquilos para fazer essa parceria. A Pirelli procura um nível de excelência máxima em tudo que ela faz e a Sprint Race tem esse DNA”, disse Cleiton Silva, representante da Pirelli.
Outra parceria que vem dando muito certo há três anos é com a dupla Cassio Cortes e Gerson Campos do Programa Acelerados que tem exibição no SBT e canal no Youtube, o qual se unem na apresentação com o piloto experiente e ilustre: Rubens Barrichello. Novas ideias e ações que serão implantadas trarão uma maior interatividade dos pilotos com o público. Dentre elas, um fã dos pilotos nas mídias sociais será sorteado para fazer um teste na última etapa do ano.
Com seis edições realizadas o promotor do campeonato da Sprint Race Thiago Marques faz sua avaliação. “Sempre estivemos em uma crescente. Passamos o turbilhão do nosso país em 2016, voltamos a nos estabilizar em 2017, e sem dúvidas teremos o melhor ano em 2018, já que chegamos com 60% dos carros já fechados, e quase todas as cotas de patrocínio do campeonato, antes mesmo do lançamento oficial da categoria”, destacou.
O calendário do próximo ano da Sprint Race será composto de oito etapas (17 corridas com a de Convidados) e todas as emoções continuarão sendo televisionadas para todo o Brasil pelos canais BandSports, Play TV e Programa Acelerados, transmitido pelo SBT. O regulamento da competição determina condições iguais de pista para os todos os carros da disputa. O diferencial entre eles está no lastro (peso extra) obrigatório aos líderes da competição – 55kg aos primeiros, 40 kg aos segundos e 25kg aos terceiros de cada categoria.
O regulamento foi realizado para gerar maior equilíbrio entre os carros e, consequentemente, potencializar a habilidade dos pilotos. “Está previsto fazer uma etapa comemorativa fora do Brasil, em Rivera, no Uruguai, já abrindo o campeonato em março, construção de mais dois carros, a chegada da etapa Sprint Race Of Champions e da Sprint Guest Driver”, afirma Thiago Marques.
Também serão mantidas todas as atrações de 2017 como a corrida Noturna de Londrina, a etapa no autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), a prova de Curitiba no anel externo (oval), a Corrida de Convidados, a Setup Free, a Super Pole, a prova com grid inverso e circuito inverso, a etapa final com pontuação dobrada.
As premiações (Winter – Etapas 2ª, 3ª e 4ª), Final – Etapas 5ª, 6ª e 7ª, Rookie Of The Year – pilotos iniciantes) sendo, R$ 20 mil, R$ 30 mil, R$ 25 mil, respectivamente. Já o Campeão Geral receberá como prêmio para a temporada completa em 2019, R$ 155 mil.
Todas as provas principais contam pontos na classificação geral para os campeonatos dos pilotos, que são divididos em duas categorias: PRO, para estreantes com até 28 anos, e GP, que é disputada também por pilotos gentlemen drivers. Todos os carros são preparados pela TM7 Competições, que é também responsável pela logística e manutenção dos veículos.
A programação da oitava e última etapa prossegue neste sábado (02) com dois treinos oficiais (09h00 e 12h40) e o classificatório único (16h20) para as categorias PRO e GP. As exibições em VT durante a semana das duas corridas que acontecem às 9h20 e às 13h45, serão pelo canal BandSports, PlayTV e Programa Acelerados – no SBT e no YouTube (youtube.com/acelerados).
A Sprint Race tem patrocínio da Albriggs, aQuamec, Pirelli, Motul, Fremax e Rio Custom.
Calendário prévio de 2018:*
Etapa 1 – 25/03 – Rivera (Uruguai) – New Track
Etapa 2 – 29/04 – Curitiba (PR) – Sprint Oval Race
Etapa 3 – 27/05 – São Paulo / Interlagos – Race Of Champions
Etapa 4 – 24/06 – Londrina (PR) – Sprint Night Challenge
Etapa 5 –29/07 – Velo Città (SP) – Guest Driver Race
Etapa 6 – 16/09 – Curitiba (PR) – Sprint Inverse Race
Etapa 7 – 21/10 – Cascavel (PR) – Setup Free Race
Etapa 8 – 02/12 – São Paulo / Interlagos – Pontuação Dupla
* Não definitivo e sujeito à alterações
Foto: Luciano Santos/SigCom
Por SIG Comunicação