Canapao e Chevrolet dominaram tudo na ruas de Santa Fé
Novamente, Agustín Canapino, saiu coroado da grande festa que é a etapa de rua da STC2000, que foi disputada neste domingo no circuito de Santa Fé. Diante de um público superior a 55.000 pessoas, o piloto do team Chevrolet YPF colocou seu nome no hall da fama, vencendo as duas provas, e tendo ao seu lado Leonel Pernía e Néstor Girolami.
No primeiro pódio, teve a companhia dos pilotos da Renault Sport: Emiliano Spataro-Leonel Pernía. Na segunda corrida do final de semana no circuito citadino (Circuito Callejero Santa Fe Ciudad), Canapino se aproveitou de largar do lugar de honra do grid para voar para o triunfo.
Assim como ontem, o piloto da Chevrolet pulou na frente e trouxe a reboque, Facundo Ardusso, Emiliano Spataro, Mariano Werner e Leonel Pernía. O “Titán de Arrecifes”, buscava deste modo repetir a vitória na prova noturna e diurna, assim como já fizeram no passado Leonel Pernía (2009) e Néstor Girolami (2014).
No grid de largada deste domingo a ordem era a seguinte1°) Agustín Canapino (Chevrolet YPF), 2°) Facundo Ardusso (Renault Sport), 3°) Emiliano Spataro (Renault Sport), 4°) Mariano Werner (Team Peugeot Total Argentina), 5°) Leonel Pernía (Renault Sport), 6°) Norberto Fontana (Chevrolet YPF), 7°) José Manuel Urcera (Fiat Petronas), 8°) Damián Fineschi (Team Peugeot Total Argentina), 9°) Germán Sirvent (Renault Sport), 10°) Bernardo LLaver (Fiat Petronas), 11°) Facundo Chapur (Team Peugeot Total Argentina), 12°) Christian Ledesma (Renault Sport), 13°) Rafael Morgenstern (Toyota Team Argentina), 14°) Matías Rossi (Toyota Team Argentina), 15°) Ignacio Julián (Renault Sport), 16°) Carlos Javier Merlo (Fiat Petronas), 17°) Matías Milla (Toyota Team Argentina), 18°) Matías Muñoz Marchesi (Chevrolet YPF), 19°) Manuel Mallo (Chevrolet YPF), 20°) Fabián Yannantuoni (Team Peugeot Total Argentina), 21°) Franco Riva (Riva Racing), 22°) Bruno Etman (M&M Group), 23°) Lucas Benamo (Escudería FE), 24°) Facundo Conta (Chevrolet YPF), 25°) Javier Manta (Escudería FE), 26°) Esteban Guerrieri (Toyota Team Argentina), 27°) Lucas Colombo Russell (Escudería FE) y 28°) Luciano Farroni (Escudería FE).
Com o sol dando o ar da graça nas ruas de Santa Fé, Canapino não deu chances a ninguém e com a mesma precisão cirúrgica mostrada na prova de ontem à noite, deixou para trás Ardusso. Nos primeiros metros da prova, Christian Ledesma tentou atacar pelo lado interno da curva do final da reta dos boxes, mas foi impossível contorná-la e acabou batendo no muro.
O piloto marplatense conseguiu ainda voltar aos boxes por seus próprios meios, mas lá mesmo acabou sua prova. Na relargada nova batida, desta vez entre o Chevrolet Cruze de Matías Muñoz Marchesi, o Toyota de Milla e o Renault de Sirvente, mas cm todos continuando na prova.
Canapino continuava comandando as ações, e impedindo os ataques de Ardusso, Spataro e Pernía. O público ainda se deliciava com a batalha pelo oitavo lugar, com Chapur sendo o protagonista e realizando belas manobras e em quatro voltas já era o sexto colocado.
O “Granadero de Del Viso” marchava a passos firmes, impondo-se na curva 1 frente a Ignacio Julián; com Llaver também se aproveitando para superar o piloto de Río Cuarto. No mesmo setor, na volta seguinte, Llaver superaria Rossi.
Com oito voltas completadas a ordem era: Canapino, Ardusso, Spataro, Pernía, Werner, Chapur, Fontana, Fineschi e Rossi. Franco Riva teve o aerofólio traseiro do seu Ford Focus danificado, mas sem a necessidade de uma intervenção do safety-car.
Quatro voltas depois Fineschi escapou de uma forte batida no muro, depois de sido tocado por Rossi, que havia exagerado tentativa de superar o adversário na frenagem. Faltando dez voltas para o final, parecia que nada mais iria acontecer, mas novamente vale a máxima de que a corrida só termina na bandeirada.
Matías Rossi na 15ª passagem registrou a melhor volta da prova, e de quebra arrebatava a posição de Fineschi, assumindo o sétimo lugar. Vale lembrar que Rossi havia largado da 14ª posição. Lá na frente somente 3 segundos separava Canapino, Ardusso, Spataro, Pernía e Werner. Na vigésima volta a sorte abandonou Ardusso, que teve a suspensão dianteira do seu Renault quebrada, e com isso bateu no muro.
Emiliano Spataro herdou o segundo lugar. O safety-car entrou na pista pela segunda vez, e a ordem era: Canapino, Spataro, Pernía, Werner e Chapur. Faltando três voltas para o final Facundo Conta, Manuel Mallo e Germán Sirvent se envolveram em um incidente. Os comissários consideraram Sirvent o culpado e o mesmo foi excluido da prova.
Canapino respirou ao notar que não seria necessário a entrada do safety-car, já eu Spataro não poderia ultrapassá-lo sob bandeira amarela. Desse modo o “Titán de Arrecifes” passou a ser o terceiro piloto a repetira a dupla vitória na final de uma das provas mais clássicas da Súper TC2000.
Canapino é o novo reis das ruas santafesinas, el completaram os dez primeiros: Emiliano Spataro, Leonel Pernía, Mariano Werner, Facundo Chapur, Damián Fineschi, Matías Rossi, Lucas Benamo, Ignacio Julián e Fabián Yannantuoni. Disputadas 8 provas das 12 programadas no campeonato, a liderança é de Agustín Canapino com 168 pontos, seguido por Facundo Ardusso (137), Leonel Pernía (112), Emiliano Spataro (107) e Matías Rossi (98,5).
Texto João Vasconcelos
Foto – Prensa STC2000