A disputa das 101° edição das 500 Milhas de Indianápolis começou bem animada com boas ultrapassagens e com muita velocidade.
O primeiro quarto de prova foi bem tranquilo, mas após isso tudo mudou. Na 53° volta Jay Howard perdeu o traçado e acertou o muro com o carro #77, acontece que após bater o carro de Jay foi para o meio do traçado e Scott Dixon #9 da Ganassi acabou certando o modelo avariado e decolou literalmente.
A Ganassi acabou batendo na tela acima do muro de proteção pelo lado de dentro do traçado. A força da batida foi tão grande que o motor Honda de Dixon se soltou do carro e foi parar a pelo menos 10 metros de distância. A corrida entrou em bandeira vermelha.
Dixon e Howard saíram de seus modelos bem, mas a pista levou um tempo para ser arrumada. Após todo o serviço realizado os carros foram novamente para a disputa e não demorou muito para uma nova bandeira amarela acontecer. Conor Daly acabou se perdendo em uma ultrapassagem por dentro e acertou o muro, bandeira amarela acionada. Além do carro #4, Jack Harvey #50 também acabou se despedindo da corrida após acertar pedos do carro de Daly e ir para no muro de proteção.
Após todos esses trabalhos, os pilotos se mostraram bem agressivos e uma sucessiva troca de posições aconteceram. Alonso, e Rossi se mostraram bem equilibrados e sempre figurando entre os cinco primeiros colocados. Kanaan com a Ganassi #10 seguia realizando um bom trabalho no top-10 enquanto Castroneves que chegou a liderar a disputa em Indianápolis. Com 108 voltas completadas, Rossi liderava com Hunter-Reay, Alonso, Rahal e Kanaan formando o top-5. Castroneves ocupava a 23° posição após fazer sua parada nos pits.
Com 115 voltas todos os ponteiros fizeram suas paradas e Castroneves subindo bem no pelotão. Hunter-Reay em primeiro, Rossi em segundo, Alonso em terceiro, Castroneves em quarto e Power em quinto. Kanaan ocupava a oitava posição.
Na volta 121, a disputa está muito boa no pelotão da frente até que o carro #44 de Buddy Lasier perdeu a traseira na saída da curva 2 e ai foi direto no muro, bandeira amarela na disputa com Hunter-Reay, Alonso e Rossi nas três primeira posições.
A relargada aconteceu na volta 129 com disputas ferozes. Alonso assumiu a ponta e na volta 131 novamente bandeira amarela por detritos de carro no traçado. A relargada foi bem sucedida e Castronves e Kanaan passaram a batalhar pela quarta posição e o piloto da Ganassi acabou assumindo a posição. Na 137 volta, Hunter-Reay viu seu motor Honda explodir e teve que abandonar a disputa, bandeira amarela.
A largada após quebra de Hunter-Reay a bandeira verde mal foi agitada e novamente o pano amarelo apareceu novamente após o toque entre Carpenter e Aleshin, pior para o primeiro que teve seu carro avariado.
Nova relargada e Castroneves foi bem saltando para o quinto lugar, a liderança pertencia a Max Chilton da Ganassi. Kanaan vinha abrindo caminho pelo meio do pelotão e ocupava a oitava posição. Quem perdeu espaço na altura da volta 150 foi Fernando Alonso que caiu para o nono lugar.
Com 154 voltas, Chilton, Davidson, Kimball, Castroneves e Hildebrand formavam os cinco primeiros colocados.Com 166 voltas completas Charlie Kimball #83 e Zach Veach #40 tiveram problemas e abandonaram e foi ai que todos os pilotos entraram nos pits para troca de pneus e abastecimento.
A relargada foi acionada e Chilton seguia na ponta, Castroneves assumiu a segunda posição com 172 voltas completas, Davidson vinha em terceiro com Sato em quarto e Servia em quinto.
O sucesso de Alonso acabou na volta 179, quando o motor Honda da McLaren/Andretti o deixou na mão. O espanhol acabou abandonando após ter feito uma grande disputa figurando sempre entre os 10 primeiros. A bandeira amarela foi acionada nesse momento.
Faltando apenas 17 voltas para a conclusão da disputa em Indianapolis, a bandeira verde foi agitada e o grande acidente apareceu. Power, Davidson, Hichcliffe, Servia e Newgarden. Nova bandeira amarela na disputa.
Na volta 189 a relargada foi dada, Chilton seguia em primeiro, Sato em segundo, Castroneves deixou Jones para trás e assumiu o terceiro posto. Kanaan acelerava forte na quinta posição da disputa.
A disputa pela vitória ficou emocionante nas últimas oito volta com Sato e Castroneves lutando pela vitória em Indianapolis e pela primeira vez na história um japonês venceu, Takuma Sato de Andretti/Honda venceu as 500 Milhas. Helio Castroneves em segundo, Ed Jones em terceiro, Max Chilton em quarto e Tony Kanaan em quinto lugar.
Uma vitória espetacular de Takuma Sato que com seu kit Honda mostrou toda a sua velocidade e conquistou a sua segunda vitória na Fórmula Indy.
A categoria segue para Detroit onde realiza uma rodada dupla nos dias 3 e 4 de junho.
Foto: Forrest Mellot/Indy Car
Por Matheus Furlan