Em evento realizado neste sábado, no camarote do BRB na Super Final da Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, o TCR South America detalhou sua operação para a temporada 2023 e promoveu anúncios importantes. A partir de 2023, o campeonato passa a se chamar TCR South America BRB, com o banco assumindo os naming rights do evento e ampliando sua plataforma de patrocínios no esporte a motor.
O evento contou com a presença de Paulo Henrique Costa, CEO do BRB, Mauricio Slaviero, sócio da categoria, Fernando Julianelli, CEO da Vicar e Lincoln Oliveira, acionista da Veloci, fundo de investimento dono da Vicar.
Outra novidade é adoção dos pneus da marca sul-coreana Kumho, que tem sede na cidade de Gwangju, no país asiático. Em linha com o fornecimento aos principais eventos de TCR na Europa, a fabricante terá exclusividade em todos os campeonatos do TCR na América do Sul, o que, de acordo com Slaviero, irá facilitar ainda mais o intercâmbio entre pilotos e equipes da região nos grandes eventos internacionais.
A categoria definiu também as praças onde irá correr no próximo ano no Uruguai – Rivera e El Pinar – e no Brasil – Interlagos, Santa Cruz do Sul, Velocitta e Brasília. As pistas brasileiras também farão parte do inédito TCR Brasil, que terá seu primeiro campeonato disputado no ano que vem.
A temporada segue com um custo baixo, marca registrada da categoria ao redor do mundo – cerca de R$ 1,3 milhão – e com um rígido controle de BOP (Balance of Performance, na sigla em inglês), para manter um extremo equilíbrio dos carros das oito montadoras já confirmadas no campeonato.
Assim como nos últimos dois anos, o campeonato segue com o formato de provas de Sprint (curta duração) e de Endurance (provas mais longas). Mas nesta temporada teremos dois campeonatos independentes para coroar os melhores pilotos nas diferentes situações de corridas. O pacote de mídia segue inalterado também, com cobertura na Argentina (TyC Sports e El Trece), Brasil (ESPN e Star+), Uruguai (VTV), América do Sul (DirecTV Sports), México (Fox Sports 3) e para todo o mundo por meio do TCR TV, canal oficial de streaming da categoria.
O que eles disseram:
A nova Vicar, além das competições, é também geração de valor em marca, em negócios e em prospecção da evolução do esporte e desenvolvimento de pilotos e categorias. O sonho de trazer a nova Vicar foi exatamente montar todo um ecossistema que tem como base ajudar as equipes, pilotos, fomentar novos talentos e criar toda uma cadeia de ganhos. Com essa história toda, começou a ficar pequeno o Brasil e começamos agora a expansão para a América do Sul toda. Com a participação agora da TCR a gente vai dar sequência ao trabalho de modernização do esporte.
Lincoln Oliveira, acionista da Veloci, fundo de investimento dono da Vicar
Há quatro anos recomeçamos uma jornada do BRB no automobilismo. Nosso propósito era a construção de um legado e a reconstrução da marca, dando dimensão nacional ao BRB, que era muito concentrado em Brasília. Não havia esporte mais adequado que o automobilismo para a construção dessa narrativa. Essa jornada foi construída nos últimos quatro anos, com a Vicar, com a F4 e com a CBA. Do ponto de vista de negócios, os objetivos foram alcançados. Temos uma carteira de crédito e clientes que supera meio bilhão de Reais, construída no ecossistema do automobilismo. E a gente sente que não pode parar.
Há menos de um ano, por intermédio do Mauricio, começamos a falar sobre TCR e, como já estávamos com a Vicar, plantamos algumas sementes sobre a importância de todo mundo trabalhar junto em prol do automobilismo brasileiro. E, claro, já que estávamos juntando as pontas, não poderíamos ficar distantes. O compromisso que começou lá segue e temos o prazer e a honra de anunciar que vamos continuar apoiando, agora com o naming rights da TCR South America. Então o TCR South America agora é TCR South America BRB!
Paulo Henrique Costa, CEO do BRB
As promoções dos campeonatos de Stock Car e TCR terão calendários separados. É nossa visão favorecer o mercado, possibilitando a equipes e pilotos mais fins de semana de corridas com eventos distintos. O conceito TCR é uma realidade no mundo inteiro e ficamos muito satisfeitos com o envolvimento da Vicar e sua expertise promocional para desenvolver mais ainda esse campeonato, que começou há dois anos na nossa região
Fernando Julianelli, CEO da Vicar
A partir do ano que vem a TCR na região toda vai passar a usar uma marca nova de pneus, com a adoção dos pneus Kumho, de origem sul-coreana. São pneus que já estavam neste ano no TCR Europeu e no ano que vem além da América do Sul estarão no TCR da Dinamarca, no TCR da Austrália e de vários outros países. O objetivo com isso é que a gente consiga ter cada vez mais o maior número de países com a mesma marca de pneu. Porque assim nem o pneu faz diferença quando o piloto sai do campeonato em que compete regularmente e vai competir em outros eventos da plataforma TCR pelo mundo
Mauricio Slaviero, promotor do TCR no Brasil
Calendário dos eventos de TCR na América do Sul em 2023
26/3 – Argentina – (Sprint – TCR SA)
16/4 – Argentina – (Sprint – TCR SA)
30/4 – Argentina – (Endurance – TCR SA)
11/6 – José Carlos Pace (São Paulo, Brasil) – (Endurance – TCR SA y TCR Brasil)
23/7 – Eduardo P. Cabrera (Rivera, Uruguai) – (Sprint – TCR SA y TCR Brasil)
13/8 – Victor Borrat Fabini (Canelones, Uruguai) – (Sprint – TCR SA)
20/8 – Argentina (Sprint – TCR SA)
24/9 – Autódromo Internacional Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul, Brasil) – (Sprint – TCR SA y TCR Brasil)
21/10 – Velocitta (Mogi Guaçu, Brasil) – (Sprint – TCR Brasil)
22/10 – Velocitta (Mogi Guaçu, Brasil) – (Sprint – TCR SA y TCR Brasil)
03/12 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasilia, Brasil) – (Sprint – TCR SA y TCR Brasil)
Foto: TCR South America
Por: TCR South America