Testamos o Honda Civic LXR na linha 2016

Honda LXR agora com adocão de controle de tração/estabilidade e muito mais

 

 

IMG-20160317-WA0023O Civic LXR ganhou equipamentos em relação a versão LXR 2015, e agora conta com controle de tração/estabilidade VSA e o inédito HSA (Hill Start Assist),

Citamos com um dos itens incorporados, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.

O Civic LXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida.

Design

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As mudanças no design não foram profundas, já que em breve o carro passará por uma mudança radical tanto no estilo como na mecânica, mas isso é somente para o ano que vem.

Na parte exterior, destacamos a grade frontal diferenciada, exibindo uma barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular.

As rodas são de liga leve aro 17’, com design exclusivo e acabamento diamantado, montados em pneus 205/50R17 que garantem melhor dirigibilidade, com menor resistência ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros.

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O carro tem um visual claramente esportivo, com destaque para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimoram o foco, proporcionando mais segurança devido ao melhor direcionamento da luz em condução noturna.

Internamente o novo Honda Civic LXR, tem uma porção superior do painel em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos ,

A central de áudio é composta por um monitor LCD colorido de 5 polegadas no painel de instrumentos, que reproduz as informações gerais do veículo, o computador de bordo e a imagem da câmera de ré, além de dados do sistema de áudio, que conta com CD player, entrada auxiliar, USB e Bluetooth.

Vida a bordo

Encontrar a posição ideal para dirigir o Civic é tarefa fácil, já que o motorista dispõe de regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, e banco com regulagem de altura e distância milimétricas. O carro conta ainda com função de acendimento automático dos faróis, revestimento dos bancos em couro e os botões de comando no volante possuem aro cromado.

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Quem gosta de dirigir em posição mais baixa o carro é excepciona, mas para quem estatura elevada o painel estilo double deck continua sendo inconveniente. Explica-se ao se encontrar a correta posição atrás do volante, o contagiros fica encoberte pelo volante, assim como o velocímetro digital; lembrando que isso para motoristas com estatura mais elevada.

O acesso ao banco traseiro é bom, assim como o ângulo de abertura das portas, mas novamente os mais altos irão bater a cabeça no teto; e pessoas idosas ou com necessidades especiais não terão vida fácil.

O ar-condicionado é digital, possibilitando a manutenção da temperatura ideal no interior do veículo. O painel possui a parte superior na cor preta, em contraste com a parte inferior em cinza-claro, e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos, conferindo um aspecto esportivo e sofisticado.

O carro conta com direção assistida por sistema elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem). A versão EXR ainda agrega airbags laterais e de cortina.

O Civic LXR é equipado com o motor i-VTEC 2.0 SOHC FLEX , que gera potência máxima de 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com paddle shift (aletas atrás do volante), oferecendo uma condução mais esportiva.

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O Civic 2016 continua equipado com a função ECON, que permite uma condução mais econômica. Ao ativar o recurso por um botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.

Uso Urbano

Já que o powertrain não sofreu alterações na linha 2016, o Civic LXR continua exibindo uma ótima dirigibilidade. O motor empurra bem, principalmente devido à transmissão automática de cinco velocidades que conta com a possibilidade de trocas através dos paddle shifts (aletas atrás do volante).

As suspensões independentes – McPherson na dianteira e multilink na traseira conseguem absorver bem as irregularidades do piso, e transmitir ao mesmo tempo segurança em tocadas mais esportivas. Isso auxiliado também pelo controle de tração e estabilidade.IMG-20160317-WA0042

O consumo abastecendo o carro com etanol foi na casa dos 7,2 km/l, acreditamos que com combustível fóssil (gasolina) essa marca seria melhor.

Uso Rodoviário

Esse habitat se mostrou mais adequado para o sedã, já que conseguindo manter um ritmo mais constante, as médias de consumo foram melhores, mas sem, contudo empolgar.

Registramos a marca de 10,5 km/l. A condução é que se mostra excelente, e o conforto agrada a tal ponto que não se quer mais parar de dirigir.

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Conclusão

o Honda Civic lXR privilegia o conforto dos passageiros, e tem condições de enfrentar de igual para igual seu concorrente mais forte, o Toyota Corolla.

O preço sugerido para a versão LXR é de R$83.700,00

(Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada)

Ficha Técnica

 

Motor: dianteiro 4 cilindros transversal, 2.000 cm³ 16 V
Potência: 155 cv (Etanol) a 6.300 rpm 150 cv (Gasolina) a 6.300 rpm
Torque:  19,3 mkgf (E) a 5.700 rpm e 19,3 mkgf (G) a 4.800 rpm
Câmbio: automático  5 velocidades (com paddle shift)
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 215 km/h
Comprimento: 4525 mm
Largura: 1755 mm
Altura: 1450 mm
Entre-eixos: 2668 mm
Tanque: 517 litros
Porta-malas: 449 litros
Peso: 1720 quilos

 

 Texto: João Vasconcelos

Fotos: Pedro Rodrigo

 

Sobre a Honda

Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 19 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo.  Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul. Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.

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