Thiago Camilo leva Sprint em Goiânia e vira segundo maior vencedor da Stock Car

Com 41 triunfos, o paulista superou Paulão Gomes e garantiu mais um feito histórico na categoria. Cesar Ramos completou a dobradinha da Ipiranga Racing ao passar Felipe Fraga na linha de chegada

41 vezes no topo: Thiago Camilo agora é o segundo maior vencedor na Stock Car
(Beto Corrêa/Stock Car)

Thiago Camilo novamente escreveu seu nome na história da Stock Car Pro Series. O piloto da Ipiranga Racing venceu a corrida Sprint válida pela 11ª e penúltima etapa da temporada 2024, na quente e abafada tarde deste sábado (23/11), no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, após levar a melhor no duelo travado com Felipe Fraga (Blau Motorsport). Foi o segundo triunfo do paulista no ano (repetindo o primeiro lugar na Sprint de Belo Horizonte) e o 41ª da sua trajetória na principal categoria do automobilismo brasileiro, feito que o fez superar Paulo Gomes para se tornar o segundo maior vencedor da Stock Car, somente atrás da lenda Ingo Hoffmann, que ostenta nada menos que 12 títulos e 77 triunfos em seu cartel.
A festa da equipe liderada por Andreas Mattheis foi completa e com direito a dobradinha. Cesar Ramos superou Fraga por apenas 0s021 na linha de chegada da volta final para garantir a segunda colocação. Vindo de vitória na prova principal de El Pinar, no fim de outubro, o mais jovem campeão da Stock Car completou o pódio deste sábado em Goiânia.

Duelos e estratégia marcam Sprint — Prevista pela meteorologia, a chuva deu as caras em Goiânia cerca de uma hora antes da largada. Desta forma, a pista se apresentou úmida pouco antes do início da prova, que teve Rafael Suzuki no topo da fila.
Ainda antes da largada, a Stock Car promoveu a primeira aparição pública do novo Toyota Corolla Cross, um dos três modelos que vão acelerar na temporada 2025, marcada pela revolução com a chegada da era dos SUVs em substituição aos atuais sedans. Tal ato precedeu o início de um embate bastante movimentado. Suzuki acabou perdendo espaço ainda na primeira volta para Felipe Fraga, que assumiu a liderança.
Foi uma primeira volta bastante agitada e cheia de lutas diretas por posição. Em uma delas, Felipe Massa caiu para as últimas posições após incidente com Rubens Barrichello e teve de remar na sequência da corrida. Voltas depois, Rubinho e Gianluca Petecof se enroscaram, o que resultou no acionamento do safety-car.
O acionamento da bandeira verde logo depois coincidiu com a abertura da janela de pit-stops obrigatórios. Foi justamente neste período, com uma curta diferença de tempo no trabalho entre as equipes, que a prova teve um novo líder. Thiago Camilo ficou duas voltas a mais na pista antes da sua parada, acelerou em ritmo de classificação e conseguiu superar Fraga para assumir a primeira posição entre os pilotos que já haviam feito o procedimento mandatório.
No duelo entre alguns dos maiores nomes da Stock Car, Camilo adotou pilotagem defensiva a bordo do seu Toyota Corolla contra o melhor ritmo do Chevrolet Cruze de Fraga nas voltas finais. Na pista, a liderança se consolidou somente na última volta, quando Átila Abreu foi o último a fazer seu pit-stop. Em seguida, Thiago tratou de acelerar para conquistar sua segunda vitória na temporada e a 41ª da carreira na Stock Car.
A Ipiranga Racing garantiu o que seria uma improvável dobradinha quando Cesar Ramos passou Fraga e cruzou a linha de chegada somente 0s021 na frente. Suzuki finalizou na quarta posição, enquanto Ricardo Maurício (Eurofarma RC) terminou em quinto. Felipe Baptista (Crown Racing) somou pontos importantes para o campeonato ao concluir a tarde na sexta posição, à frente de Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports) e Enzo Elias (Crown Racing). Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport) complementaram a lista dos dez melhores colocados.

Triunfo histórico — Com 40 anos, Thiago Camilo segue cada vez mais pavimentando seu caminho, já estabelecido como um dos maiores do automobilismo brasileiro. O piloto comemorou a conquista que o levou a superar o número de vitórias de outro gigante das pistas. “Cada vitória tem um significado especial. Goiânia é sempre isso e sempre reserva essa emoção. Jogamos bastante com as voltas antes da parada nos boxes, imprimir um ritmo de classificação e deu certo. Consegui fazer duas boas voltas enquanto o Fraga estava nos boxes. Foi determinante para vencer hoje”, afirmou Camilo, dono também de 88 pódios na Stock Car.
Cesar Ramos vibrou com a dobradinha da Ipiranga Racing, a primeira desde 2021, em Cascavel, e parabenizou seu companheiro de equipe pela vitória. “Ele luta por cada triunfo como se fosse o primeiro, então ele é muito merecedor desse resultado”, comentou o gaúcho, que se surpreendeu pela forma como passou Felipe Fraga. “Honestamente, não achei que seria possível. E não sabia que tinha feito a ultrapassagem na bandeirada. Depois, meus engenheiros começaram a gritar, não entendi nada [risos]. Mas foi bom demais. Essa equipe é resultado de todo nosso trabalho, cada um faz parte disso”, destacou.
Fraga também enalteceu o desempenho do carro para marcar seu segundo pódio seguido e o 39º da carreira na Stock Car. “Foi uma corrida muito divertida. Uma pena ali nosso pit-stop, nossa estratégia não foi a melhor. Mas estou feliz com a performance do carro. Acho que estava até um pouco mais rápido que o Thiago, mas eles fizeram um melhor trabalho com a estratégia. Tentei de tudo, mas não deu certo. Parabéns à Ipiranga Racing, para o Thiago e para o Cesar. De qualquer forma, estou feliz por estar no pódio. É o lugar que a gente sempre quer estar”.

Domingo de finalistas — Na esteira dos resultados deste sábado, Gabriel Casagrande (12º colocado na Sprint) mantém sua posição na liderança do campeonato e soma 790 pontos, 20 a mais que Ricardo Zonta. Felipe Massa, 14º na corrida deste sábado, está em terceiro, com 758 tentos, enquanto Dudu Barrichello aparece em quarto, com 741, empatado com Julio Campos, 11º na prova. Bruno Baptista tem 721 pontos, contra 663 de Felipe Baptista e 656 de Rafael Suzuki. Felipe Fraga subiu para nono, com 651 e Daniel Serra é o décimo, com 646.
Com Gaetano Di Mauro na pole em Goiânia, a largada da prova principal da penúltima etapa do ano está marcada para 12h15 deste domingo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
O fim de semana marca a estreia do Paddock Fan. Com ele, o amante da Stock Car poderá interagir com os pilotos, acompanhar as corridas em tempo real e de um ponto de vista imersivo com câmeras exclusivas, ter descontos e acessos especiais, ouvir o rádio das equipes e dos competidores, entre outras tantas funcionalidades que prometem elevar o nível de emoção para o fã.
O aplicativo será a nova base de votação do Vivo Fan Push by Snapdragon, eleição que concederá potência extra a seis pilotos e que permite ao público a possibilidade de influenciar de forma direta nas etapas do campeonato, em cenário ainda mais crucial nesta reta final do campeonato. A votação para a etapa de Goiânia será concluída neste domingo, horas antes da largada da corrida principal. Maiores informações e como baixar o app, na Play Store (Android) ou App Store (iOS), podem ser acessadas no link a seguir.

Stock Car Pro Series, temporada 2024
11ª etapa, Goiânia (GO)
Corrida sprint (sábado), resultado extraoficial
1º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 21 voltas em 32s45s482
2º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 1s335
3º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1s355
4º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 5s192
5º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 7s132
6º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 8s991
7º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 10s591
8º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 13s161
9º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 14s298
10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 15s419
11º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 16s160
12º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 16s254
13º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 17s148
14º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 17s754
15º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 19s471
16º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 20s471
17º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 21s023
18º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 22s436
19º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 22s820
20º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 25s162
21º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 26s891
22º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 29s045
23º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 31s647
24º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 32s374
25º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 33s209
26º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 1 volta

Não completaram
Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 10 voltas
Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 17 voltas

Corrida principal (domingo), grid de largada
1º – Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s887
2º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s915
3º – Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s936
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s075
5º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s075
6º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s106
7º – Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s154
8º – Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s374

Eliminados no Q2
9º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s066
10º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s078
11º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s095
12º – Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s110
13º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min28s116
14º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s166
15º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s179
16º – Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s179
17º – Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s242
18º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s271
19º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s274
20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s293

Eliminados no Q3
21º – Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min28s168
22º – Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s259
23º – Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s344
24º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s450
25º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s485
26º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s661
27º – Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze) , 1min28s856
28º – Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), sem tempo

Programação em Goiânia
Domingo, 24 de novembro

08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10:20 – Visitação aos Boxes
12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Por: Stock Car Pro

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*