TIM é a primeira operadora do País a usar 5G “network slicing” em rede pública na Porsche Cup

Inovação permitiu experiência imersiva com a transmissão em tempo real de imagens internas dos veículos a mais de 260km/h em alta definição durante as últimas corridas da temporada 2024 em Interlagos (SP)

A TIM é a primeira operadora do Brasil a fazer “network slicing” do 5G em rede pública para a transmissão de vídeo em tempo real. A ação permitiu o envio de imagens internas com alta definição de 10 veículos a mais de 260km/h, durante a última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup, no último fim de semana no Autódromo de Interlagos (SP). A iniciativa contou com a parceria da Ericsson (NASDAQ: ERIC) no design e otimização do fatiamento da rede.
A utilização inédita do “network slicing” em uma rede aberta 5G levou o time de engenharia e convidados da Porsche Cup a uma experiência imersiva e exemplifica as infinitas possibilidades que a tecnologia pode levar para aplicações em diversos segmentos da Indústria. A TIM é pioneira no uso do ‘fatiamento da rede 5G privativas” e, mais uma vez, demonstra também a performance da tecnologia na rede pública e todo seu potencial para o mercado corporativo. Nossa infraestrutura está preparada para atender demandas de conectividade múltiplas e específicas em todo o país, abrindo possibilidades para novas aplicações e soluções.” comenta Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM
O fatiamento permite a criação de redes virtuais personalizadas para diferentes aplicações e as fatias podem ser diferentes nos tipos de serviços, na performance e em outras características. “Ao utilizar fatiamento de rede, conseguimos alocar uma banda dedicada para cada carro, garantindo que a transmissão de dados ocorra de forma estável e sem interferências, mesmo em um ambiente de alta velocidade. Como líderes do 5G no Brasil, queremos sempre levar uma experiência inovadora para pessoas e empresas, ajudando a transformar digitalmente setores produtivos em todo o país” complementa Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.
Para suportar a infraestrutura na Porsche Cup, a TIM instalou 18 antenas de 5G e 28 antenas de 4G. “Estamos muito entusiasmados com a parceria com a TIM e com o uso da tecnologia 5G na Porsche Cup. Pela primeira vez, conseguimos transmitir em tempo real imagens internas de dez carros simultaneamente, com qualidade Full HD e uma conexão estável e contínua por mais de quatro horas. Isso trouxe benefícios extraordinários, como a possibilidade de acompanhar de dentro dos carros disputas emocionantes e oferecer suporte mais ágil e preciso aos comissários na análise de eventuais penalizações. Em 2025, estamos certos de que o 5G da TIM proporcionará ainda mais benefícios diretos à engenharia, segurança, direção de provas e, claro, uma garantia ao público e às equipes de uma imersão única ao lado dos pilotos. A reação da nossa equipe foi incrível, mostrando o potencial transformador dessa tecnologia. Estamos confiantes de que, com a TIM, continuaremos redefinindo os limites da inovação no automobilismo, proporcionando experiências cada vez mais imersivas e revolucionárias”, destaca Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a Porsche Cup C6 Bank

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc., quanto em eventos proprietários. No Brasil, o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Sobre a Ericsson

Há 100 anos no Brasil, a sueca Ericsson, fundada em 1876, é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só em infraestruturas de rede, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. A Ericsson atua para permitir que os provedores de serviços de comunicação capturem todo o valor da conectividade. Seu portfólio abrange cinco grandes áreas de negócios: Redes, Software e Serviços em Nuvem, Soluções Corporativas Wireless, Plataforma Global de Comunicação, e Tecnologia & Novos Negócios, para ajudar seus clientes a se tornarem digitais, aumentarem a eficiência e encontrarem novos fluxos de receita.

Ao longo de várias décadas, a Ericsson tem sido um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais para o benefício de consumidores e empresas em todos os lugares. O valor do portfólio de patentes da Ericsson de mais de 60.000 patentes concedidas é fortalecido por nossa posição de liderança como fornecedor de 5G e investimentos anuais de mais de US$ 4 bilhões em P&D. A empresa está confiante em aumentar suas receitas de IPR com novos acordos 5G e expandindo para outras áreas de licenciamento, como IoT e eletrônicos de consumo.

Os investimentos em inovação da Ericsson proporcionam os benefícios da mobilidade e da banda larga móvel para bilhões de pessoas em todo o mundo. Os investimentos da Ericsson no ecossistema de P&D do Brasil cria tecnologias de ponta, gera empregos qualificados, estimula a pesquisa e oferece oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores no Brasil. Desde março de 2021, com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir radios e antenas 5G, diretamente da nossa fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955. Para saber mais, acesse www.ericsson.com

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*