Inovação permitiu experiência imersiva com a transmissão em tempo real de imagens internas dos veículos a mais de 260km/h em alta definição durante as últimas corridas da temporada 2024 em Interlagos (SP)
A TIM é a primeira operadora do Brasil a fazer “network slicing” do 5G em rede pública para a transmissão de vídeo em tempo real. A ação permitiu o envio de imagens internas com alta definição de 10 veículos a mais de 260km/h, durante a última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup, no último fim de semana no Autódromo de Interlagos (SP). A iniciativa contou com a parceria da Ericsson (NASDAQ: ERIC) no design e otimização do fatiamento da rede.
A utilização inédita do “network slicing” em uma rede aberta 5G levou o time de engenharia e convidados da Porsche Cup a uma experiência imersiva e exemplifica as infinitas possibilidades que a tecnologia pode levar para aplicações em diversos segmentos da Indústria. A TIM é pioneira no uso do ‘fatiamento da rede 5G privativas” e, mais uma vez, demonstra também a performance da tecnologia na rede pública e todo seu potencial para o mercado corporativo. Nossa infraestrutura está preparada para atender demandas de conectividade múltiplas e específicas em todo o país, abrindo possibilidades para novas aplicações e soluções.” comenta Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM
O fatiamento permite a criação de redes virtuais personalizadas para diferentes aplicações e as fatias podem ser diferentes nos tipos de serviços, na performance e em outras características. “Ao utilizar fatiamento de rede, conseguimos alocar uma banda dedicada para cada carro, garantindo que a transmissão de dados ocorra de forma estável e sem interferências, mesmo em um ambiente de alta velocidade. Como líderes do 5G no Brasil, queremos sempre levar uma experiência inovadora para pessoas e empresas, ajudando a transformar digitalmente setores produtivos em todo o país” complementa Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.
Para suportar a infraestrutura na Porsche Cup, a TIM instalou 18 antenas de 5G e 28 antenas de 4G. “Estamos muito entusiasmados com a parceria com a TIM e com o uso da tecnologia 5G na Porsche Cup. Pela primeira vez, conseguimos transmitir em tempo real imagens internas de dez carros simultaneamente, com qualidade Full HD e uma conexão estável e contínua por mais de quatro horas. Isso trouxe benefícios extraordinários, como a possibilidade de acompanhar de dentro dos carros disputas emocionantes e oferecer suporte mais ágil e preciso aos comissários na análise de eventuais penalizações. Em 2025, estamos certos de que o 5G da TIM proporcionará ainda mais benefícios diretos à engenharia, segurança, direção de provas e, claro, uma garantia ao público e às equipes de uma imersão única ao lado dos pilotos. A reação da nossa equipe foi incrível, mostrando o potencial transformador dessa tecnologia. Estamos confiantes de que, com a TIM, continuaremos redefinindo os limites da inovação no automobilismo, proporcionando experiências cada vez mais imersivas e revolucionárias”, destaca Dener Pires, CEO da Porsche Cup Brasil.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc., quanto em eventos proprietários. No Brasil, o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Sobre a Ericsson
Há 100 anos no Brasil, a sueca Ericsson, fundada em 1876, é protagonista nos principais saltos tecnológicos registrados no País e no mundo, sendo referência em tecnologia, comunicações, hardware, software e serviços. É reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis, não só em infraestruturas de rede, mas na relevância delas para a sociedade e para a economia dos países em que atua, com uma reputação construída sobre a competência técnica e sua capacidade de inovação. A Ericsson atua para permitir que os provedores de serviços de comunicação capturem todo o valor da conectividade. Seu portfólio abrange cinco grandes áreas de negócios: Redes, Software e Serviços em Nuvem, Soluções Corporativas Wireless, Plataforma Global de Comunicação, e Tecnologia & Novos Negócios, para ajudar seus clientes a se tornarem digitais, aumentarem a eficiência e encontrarem novos fluxos de receita.
Ao longo de várias décadas, a Ericsson tem sido um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais para o benefício de consumidores e empresas em todos os lugares. O valor do portfólio de patentes da Ericsson de mais de 60.000 patentes concedidas é fortalecido por nossa posição de liderança como fornecedor de 5G e investimentos anuais de mais de US$ 4 bilhões em P&D. A empresa está confiante em aumentar suas receitas de IPR com novos acordos 5G e expandindo para outras áreas de licenciamento, como IoT e eletrônicos de consumo.
Os investimentos em inovação da Ericsson proporcionam os benefícios da mobilidade e da banda larga móvel para bilhões de pessoas em todo o mundo. Os investimentos da Ericsson no ecossistema de P&D do Brasil cria tecnologias de ponta, gera empregos qualificados, estimula a pesquisa e oferece oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores no Brasil. Desde março de 2021, com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir radios e antenas 5G, diretamente da nossa fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955. Para saber mais, acesse www.ericsson.com