Toyota desesperada para Le Mans

Equipe japonesa já se acha o “azarão” para mítica prova francesa

Se as 24 Horas de Le Mans, terceira etapa da temporada do WEC (World Endurance Championship – Campeonato Mundial de Endurance) que vai acontecer nos dias 13/14 de junho, fosse hoje, a Toyota diz qu seria como no turfe, o azarão. Os nipônicos estã1toyotao pessimistas quando ao desempenho em Le Mans, principalmente após a etapa da 6 Horas de Spa.

Rob Leupen, diretor da Toyota Motorsport GmbH, foi muito crítico após o resultado obtido pelos dois TS040 Hybrid em Spa-Francorchamps, onde o melhor resultado foi um pífio quinto lugar. Segundo Leupen a melhora que tiveram nos tempos em relação ao último ano na pista belga não são o suficiente.

O carro do nº 2 da Toyota, pilotado por Alex Wurz, Stephane Sarrazin e Mike Conwa, terminou três voltas atrás atrás do vencedor e o carro nº 1 (Anthony Davidson e Sebastien Buem) foi somente o oitavo, tendo perdido muito tempo nos boxes para para resolver problemas elétricos. Para piorar a melhor volta de um arro da Toyota foi 1s6s mais lenta que as melhores voltas estabelecidoa pela Audi e Porsche.

“Não podemos estar felizes com o que vimos em Spa. Tivemos uma melhoria no tempo de volta desde o ano passado, mas não é suficiente, e mesmo o carro nº 2 (Wurz/ Sarrazin/ Conway) fazendo uma corrida perfeita, ficou muito longe dos demais” disse Leupen. “Assim nós estamos indo para Le Mans como azarão”, completou.

Agora a Toyota vai viver dias muito atribulados durante a preparação para o teste de Le Mans no próximo dia 31 de maio. A lista de itens para testarem será imensa, sem contar a analise e avaliação dos dados colhidos no teste.

A Toyota estava correndo a configuração de alta pressão aerodinâmica do TS040 em Spa, e irá mudar para uma versão de baixo downforce para corrida de Le Mans. Esta spec já foi utilizada nos testes da pré-temporada em Paul Ricard, em março passado.

Texto: João Vasconcelos

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