Toyota é pole da Rolex 6 Horas de São Paulo, e “Damas de ferro” largam na frente na LMGT3

A empolgante sessão classificatória que definiu o grid de largada em Interlagos teve como grandes nomes Kamui Kobayashi e Sarah Bovy. A quinta corrida da temporada 2024 do FIA WEC terá largada às 11h30 deste domingo

O FIA WEC vive momento especial com a volta do “espírito de Le Mans” ao Brasil
(Julien Delfosse/DPPI/FIA WEC)

Com muita emoção, a Rolex 6 Horas de São Paulo conheceu seus poles positions na gelada tarde deste sábado (13) em Interlagos. O japonês Kamui Kobayashi, que forma trio com Mike Conway e Nyck de Vries, brilhou com a Toyota Gazoo Racing e garantiu a posição de honra do grid de largada entre os hypercars, com direito a dobradinha da montadora japonesa, que completou o 1-2 da primeira fila com o suíço Sébastien Buemi, da tripulação composta também por Ryo Hirakawa e Brendon Hartley. É a primeira pole da Toyota no ano, conquistada justamente em um circuito muito especial, no local da primeira vitória no FIA WEC, em 2012.

Quem também viveu grande jornada neste sábado foi Sarah Bovy. A belga repetiu a façanha obtida em casa, na TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, e conquistou a pole position na classe LMGT3 com a Lamborghini Huracan #85 da equipe Iron Dames, time formado também por Rahel Frey e Michelle Gatting. As “Damas de Ferro” lideraram a sessão classificatória desde o início e ratificaram a performance na Hyperpole que consolidou o primeiro lugar no grid. Entre os brasileiros, Nicolas Costa verá sua McLaren 720S Evo da United Autosports largar na quarta colocação, duas posições à frente da BMW M4 #31 que tem entre seus pilotos o paranaense Augusto Farfus, do Team WRT.

Mesmo com o frio, o público marcou presença neste sábado e encheu o Pit Walk e a sessão de autógrafos, iniciativas desenvolvidas pelo FIA WEC para aproximar o fã dos seus ídolos. Quem também esteve presente a Interlagos foi o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, que visitou os pilotos nos boxes e parabenizou os poles na entrevista coletiva logo depois da classificação em Interlagos.

No treino livre que antecedeu a classificação, a Porsche colocou três carros nas três primeiras posições na Hypercar — com liderança de Norman Nato a bordo do 963 #12 da Hertz Team JOTA — e liderou também na classe LMGT3 com Joel Sturm com a Manthey Pure Rxcing, da tripulação vice-líder do campeonato.

Com temperatura ambiente de apenas 15ºC, Interlagos viveu uma tarde quente na pista. A classificação na classe Hypercar foi muito equilibrada, a ponto de os dez primeiros colocados na sessão que abriu a tomada de tempos ter ficado separada por menos de meio segundo.

Matt Campbell foi o mais rápido e avançou para a Hyperpole com 1min23s263 a bordo do Porsche 963 #5 da Porsche Penske Motorsport, somente 0s094 à frente de Callum Ilott, com o Porsche #12 da Hertz Team JOTA. A bordo do Toyota GR010 – Hybrid #8, Kamui Kobayashi foi o terceiro melhor colocado, seguido pelas Ferrari 499P de Alessandro Pier Guidi e Antonio Fuoco, que fecharam o top-5, enquanto o campeão mundial de Fórmula 1, Jenson Button, posicionou-se em nono com o Porsche #38. Entre os dez primeiros, passaram para a fase final da classificação cinco marcas diferentes: BMW e Cadillac fizeram companhia a Porsche, Toyota e Ferrari.

Se a Porsche parecia ser a grande força da sessão classificatória, a Toyota virou o jogo com propriedade no momento mais importante da definição do grid. Com performance muito sólida, o piloto e chefe de equipe Kamui Kobayashi emendou uma sequência de boas voltas e garantiu a pole ao anotar 1min23s140. Em seguida, Sébastien Buemi tirou o Porsche #5 da primeira fila e completou a festa da Toyota com 1-2 na classificação em São Paulo.

“Foi muito desafiador fazer a volta porque fez muito frio na classificação. Tentamos obter a temperatura o mais rápido possível, mas não consegui encaixar a minha melhor volta na primeira parte da classificação. Porém, na Hyperpole, consegui fazer meu melhor. Foi uma bela volta! O carro tem sido incrível durante essa semana, em um trabalho fenomenal da equipe. Conseguir a pole aqui foi muito bom. Muito obrigado à Toyota Gazoo Racing e a todos os nossos fãs aqui em São Paulo”, comemorou Kobayashi.

Iron Dames na frente — Por regra, a sessão classificatória da classe LMGT3 traz somente os pilotos de graduação Bronze de cada trio de pilotos. Na primeira fase da tomada de tempos, quem se destacou foi a belga Sarah Bovy, que colocou o Lamborghini Huracan da Iron Dames na primeira posição da tabela de tempos, seguido pelo Porsche 911 GT3 R da Manthey Pure Rxcing, pilotado por Aliaksandr Malykhin.

Os carros dos dois brasileiros conseguiram entrar no grupo dos dez primeiros que disputaram a Hyperpole. Companheiro de equipe de Nicolas Costa, o britânico James Cottingham passou na primeira parte da sessão em sétimo colocado com a McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports, enquanto o inglês Darren Leung conseguiu a última vaga na definição da pole com a BMW M4 LMGT3 #31 do Team WRT, que traz também o paranaense Augusto Farfus.

Sarah Bovy brilhou novamente no segmento decisivo da tomada de tempos e cravou a segunda pole position do ano para a Iron Dames. Com desempenho impecável, a belga registrou 1min34s413 em sua volta mais rápida, deixando Malykhin e a Porsche 911 da Manthey Pure Rxcing para trás com vantagem de 0s391. A McLaren #95 da United Autosports, pilotada por Joshua Caygill, vai largar em terceiro lugar neste domingo, seguido pelo companheiro de equipe James Cottingham, parceiro de Nicolas Costa no carro #59. Darren Leung obteve o sexto lugar no grid para a BMW M4 #31 guiada também por Augusto Farfus.

Dona da tarde em Interlagos, Sarah Bovy foi ovacionada pelo público nas arquibancadas antes de falar sobre a conquista na classificação. “É muito especial ser pole position aqui, uma pista lendária por conta do Ayrton Senna, um ídolo para todos nós, e sabemos o quanto ele era espetacular em classificação. Estamos muito orgulhosos pela gente e por estarmos largando nessa posição. Quero agradecer a toda minha equipe, a todas as nossas colegas, porque trabalhamos muito juntas. Que venha a corrida amanhã”.

Fan Zone, programação e transmissão — A Fan Zone, espaço imersivo dedicado a atender gostos e idades variados, garante ao público a oportunidade de acompanhar a corrida e, ao mesmo tempo, desfrutar de simuladores, roda gigante, praças de alimentação e a área do Futuroscópio, cenário que explora a sustentabilidade, tecnologias renováveis futuras e garante um momento de descanso em meio à adrenalina.

Neste domingo, a Fan Zone esquenta já pela manhã, a partir de 8h30, com a apresentação do DJ Heey Cat. Às 11h35, subirá ao palco a Orquestra Mundana, enquanto às 13h20 a cantora e compositora Lara Castagnolli se apresentará com homenagem a inesquecível Gal Costa. Em seguida, às 14h20, Rafa Castro canta Milton Nascimento. Também durante a tarde, outro destaque o palco será o show de BNegão e Black Mantra, que vão Tocar Tim Maia Racional, um dos mais icônicos álbuns do “Rei do Soul”. E para fechar a programação, o DJ Heey Cat volta ao palco às 17h50 para finalizar em clima de muita festa a Rolex 6 Horas de São Paulo, oferecendo mais um grande espetáculo aos fãs.

Na pista, o domingo reservará o ápice do fim de semana. Com 37 carros no grid, sendo 19 hypercars e 18 GT3, e um total de quase 110 pilotos acelerando em Interlagos, a prova tem largada marcada para 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.

Na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir ao vivo e na íntegra a Rolex 6 Horas de São Paulo, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida durante o programa ‘Show do Esporte’.

E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, a Rolex 6 Horas de São Paulo.

Rolex 6 Horas de São Paulo, Autódromo de Interlagos
Grid de largada
Classe Hypercar
1º – Mike Conway / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, 1min23s140
2º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 1min23s262
3º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, 1min23s331
4º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 1min23s395
5º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 1min23s408
6º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 1min23s532
7º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 1min23s639
8º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, 1min23s701
9º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 1min23s910
10º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, 1min24s078
11º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, 1min23s927
12º – Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, 1min23s955
13º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 1min23s962
14º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, 1min24s065
15º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, 1min24s066
16º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, 1min24s406
17º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies , 1min24s445
18º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, 1min24s554
19º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, 1min24s863

Classe LMGT3
1º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, 1min34s413
2º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (SKN) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 1min34s804
3º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Joshua Caygill (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, 1min34s860
4º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, 1min34s911
5º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 1min35s471
6º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, 1min35s562
7º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, 1min35s656
8º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, 1min35s931
9º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 1min36s211
10º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, sem tempo
11º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 1min36s085
12º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 1min36s163
13º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 1min36s169
14º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 1min36s415
15º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / José María López (ARG) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, 1min36s817
16º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 1min37s944
17º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Christian Ried (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, 1min38s004

FIA WEC, temporada 2024
Hypercar
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – André Lotterer, Kévin Estre, Laurens Vanthoor: 99 pontos
2º – Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen: 90
3º – Kamui Kobayashi, Nyck de Vries: 82
4º – Callum Ilott, Will Stevens: 60
5º – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell, Michael Christensen: 56
6º – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi, James Calado, 48
7º – Mike Conway, 46
8º – Brendon Hartley, Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi, 44
9º – José María López, 36
10 – Norman Nato, 35

Campeonato de Construtores:
1º – Porsche: 108
2º – Ferrari: 99
3º – Toyota: 96
4º – Alpine: 23
5º – BMW, 21
6º – Peugeot, 14
7º – Cadillac, 14
8º – Lamborghini, 11
9º – Isotta Fraschini, 0

LMGT3
Campeonato de Pilotos (top-10):

1º – Morris Schurring, Richard Lietz, Yasser Shahin: 75
2º – Klaus Bachler, Joel Sturm, Alex Malykhin: 75
3º – Augusto Farfus, Sean Gelael, Darren Leung: 73
4º – Erwan Bastard, Marco Sørensen: 42
5º – Michelle Gatting, Sarah Bovy: 41
6º – Alessio Rovera, François Heriau, Simon Mann, 41
7º – Alex Riberas, Daniel Mancinelli, Ian James, 37
8º – Dennis Olsen, Giorgio Roda, Mikkel Pedersen, 37
9º – Valentino Rossi, Maxime Martin, Ahmad Al Harthy, 36
10º – Rahel Frey, 36

Rolex 6 Horas de São Paulo, programação
Domingo, 14 de julho

08h40 – Pit Walk
08h45 – Sessão de autógrafos
08h55 – Desfile de Ferrari
09h20 – Desfile de Porsche
09h45 – Desfile dos pilotos FIA WEC
11h30 – Rolex 6 Horas de São Paulo – largada
18h25 – Entrevista coletiva pós-corrida

NÚMEROS GERAIS
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus

CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Equipes: Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing

CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Equipes: Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition

MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010

CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – Bapco Energies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo

Por: Rolex 6 Horas de São Paulo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*