Sébastien Ogier vence prova disputada no norte do território croata, e vê Elfyn Evans, vice-líder no Mundial de Pilotos, completar o 1-2 da equipe japonesa
A TOYOTA GAZOO Racing garantiu a dobradinha na quarta etapa do WRC, o Rally da Croácia. Sébastien Ogier conquistou a vitória na prova disputada na região dos Balcãs, e foi seguido por Elfyn Evans, formando o 1-2 da equipe japonesa na prova disputada prioritariamente no asfalto.
O time, que ainda viu Takamoto Katsuta terminar em quinto, segue na liderança entre as equipes e com o segundo lugar entre os pilotos, com Evans.
Ogier venceu três especiais disputadas entre a sexta-feira e o domingo e manteve grande constância durante toda a prova, o que foi suficiente para garantir a vitória com uma frente de 9,7 segundos em relação a Evans.
O resultado ainda representa a segunda vitória da TOYOTA GAZOO Racing no WRC em 2024, já que Kalle Rovanpera triunfou no Rally Safari, no Quênia.
“Estou muito feliz com essa vitória. Foi um fim de semana difícil: sabíamos disso quando chegamos aqui, mas nos esforçamos o fim de semana inteiro, nunca desistimos e aceleramos o máximo que pudemos. Acho que nunca tive tantos momentos em um único rali, ultrapassando os limites dessa maneira, mas o mais importante é que voltamos para casa com uma vitória”, disse Ogier, que alcançou seu 100º triunfo na carreira no WRC.
Após a disputa da etapa do Rally da Croácia, a Toyota lidera entre as equipes com 176 pontos, com sete a mais em relação a segunda colocada. Já no Mundial de Pilotos, Elfyn Evans segue com a vice-liderança, somando 80 pontos, apenas seis distante da liderança do campeonato. Ogier e Katsuta aparecem empatados na quinta posição, ambos com 45 pontos cada. O francês, contudo, disputou apenas duas etapas.
“O fim de semana foi muito bom em geral, com uma grande luta durante todo o percurso e o segundo lugar no final. É um ótimo resultado para a equipe e é bom lutar com Seb (Ogier). Parece que a equipe não foi totalmente recompensada por essa dobradinha em termos de pontos, mas é assim que as coisas são”, disse Evans, após a prova.
A próxima etapa do WRC será o Rally de Portugal, que será disputado entre os dias 9 e 12 de maio.
Por: Rodrigo Franca – RF1 Jornalismo