TOYOTA GAZOO Racing lidera Dakar e Lucas Moraes sobe para top-5

Sul-africanos Henk Lategan e Brett Cummings fecham primeiro quarto da prova na liderança, enquanto brasileiro avança para o quinto lugar junto do navegador Armand Monleón

Lucas Moraes e Armand Monleón
(Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

A TOYOTA GAZOO Racing lidera a edição de 2025 do Dakar, mais importante rally do mundo, após três especiais. A dupla sul-africana Henk Lategan e Brett Cummings ocupa a ponta da tabela de classificação após a etapa desta terça-feira (7). O brasileiro Lucas Moraes, ao lado do navegador Armand Monleón, entrou no top-5 da prova após completar os 397 quilômetros cronometrados entre Bisha e Al Henakiyah, na Arábia Saudita, com a nona posição.

A dupla do Toyota GR DKR Hilux número 203 percebeu que tinha um bom ritmo, mas só soube da liderança após o encerramento da especial. De acordo com Moraes, um contratempo obrigou a diminuir o ritmo para buscar terminar a especial quando restava 100 km para o final. Depois, ainda houve um pneu furado, obrigando a dupla a fazer uma parada para troca do pneu. Desta forma, o brasileiro terminou o estágio com o nono lugar.

“Essa especial começou muito boa para gente. Sabíamos que estávamos indo num ritmo bom porque passamos alguns carros bem no início e a gente sabia que devia estar vindo bem. Só após a chegada é que a gente viu que estava liderando”, disse Lucas Moraes, logo após o encerramento da especial desta terça-feira.

“Começamos a perder os freios faltando 100 km para acabar. A partir disso, viemos meio que na estratégia de ‘sobreviver’, de só levar o carro até o final. Mas, mesmo assim, tivemos um pneu furado, faltando uns 30km da chegada. No fim das contas, o mais importante é que estamos em quinto na geral. Então, está tudo embolado, realmente uma disputa bem interessante. Amanhã começa a maratona, quem tem duas etapas, nesta quarta e na quinta-feira. Estamos numa ótima posição para largar nesse tipo de especial”, completou o brasileiro.

A vitória da especial ficou com a dupla formada por Saood Variawa e François Cazalet, integrantes da TOYOTA GAZOO Racing que completaram os 397 quilômetros em 3h16min52. Lategan e Cummings lideram o Dakar com um tempo acumulado de 19h04min53s. Moraes e Monleón aparecem em quinto, distante 19min40s dos primeiros colocados.

O Dakar segue nesta quarta-feira (8) com a primeira parte da maratona, entre as cidades sauditas de Al Henakiyah e Alula, que terá 415 quilômetros cronometrados. Ao final da especial, pilotos e navegadores não poderão receber ajuda das suas equipes, que só poderão realizar ajustes nos carros após o encerramento da etapa da quinta-feira, que ligará Alula a Ha’il.

Por: Rodrigo Franca|RF1 Jornalismo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*