TOYOTA GAZOO Racing mantém vice-liderança do Mundial de Construtores do WRC após o Rally da Acrópole

Etapa grega do campeonato tem Sébastien Ogier vencendo oito das 15 especiais, mas com um acidente no domingo impedindo um bom resultado

Sébastien Ogier
(Divulgação/Toyota)

A TOYOTA GAZOO Racing manteve a vice-liderança do Mundial de Construtores do WRC após a disputa do Rally da Acrópole, décima etapa da temporada 2024, disputada no último final de semana. O time soma 388 pontos, e aparece 25 pontos distantes dos líderes após uma disputa em que Sébastien Ogier e Vincent Landais chegaram ao domingo lutando pela vitória na passagem do Mundial de Rally pela Grécia, mas um incidente minou a chance da dupla.

Ogier enfrentou problemas ainda na sexta-feira, perdendo dois minutos na classificação, mas venceu nada menos que oito das 15 especiais da prova, duas delas já no domingo, quando aparecia na segunda posição da classificação. No Power Stage, porém, um furo de pneu causou um acidente com o francês, que ainda conseguiu completar o percurso, terminando a etapa grega do campeonato com a 16ª colocação.

Os outros dois pilotos da TOYOTA GAZOO Racing na divisão principal do WRC também encararam uma etapa desafiadora. Elfyn Evans enfrentou dificuldades ao longo do final de semana e completou a prova com a 18ª colocação, enquanto Takamoto Katsuta ficaram com o 30º lugar. Já no WRC2, Sami Pajari e Enni Malkonen venceram com um GR Yaris Rally2 da equipe Printsport. É a terceira vitória da dupla e a quarta do carro no WRC2 nas últimas seis etapas.

“Foi um final de semana difícil, mas Seb é um lutador e depois do que aconteceu na sexta-feira, ele acelerou. Ele precisava tentar vencer o Power Stage e a classificação de domingo porque, com isso, conseguiríamos recuperar algum terreno no campeonato. O que ocorreu na última especial foi uma infelicidade e nós pagamos um grande pênalti por isso, mas pelo menos ele e Vincent levaram o carro até o final”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“Nós seguimos lutando, nós não perdemos o espírito e nós vamos enfrentar cada rali e ver o que os resultados nos reservarão. Um ponto positivo de hoje é que nosso carro de Rally2 venceu no WRC2 nas mãos de Sami e Enni, e isso é algo bom de ver”, completou Latvala, exaltando o triunfo no segundo nível do Mundial de Rally.

Após a disputa do Rally da Acrópole, Ogier é o melhor piloto da Toyota no Mundial de Pilotos, ocupando a terceira posição com 154 pontos, 38 distante do líder. Evans ocupa o quarto lugar com 140 pontos, enquanto Kalle Rovanpera, que não esteve na etapa grega, é o sexto com 86. Takamoto Katsuta aparece com 80 pontos e é o sétimo, enquanto Sami Pajari é o nono colocado com 34 pontos.

O WRC deixa o continente europeu e parte para a América do Sul para a disputa do Rally do Chile, prova que será disputada entre os dias 26 e 29 de setembro na região da cidade de Concepción.

Por: Rodrigo Franca|RF1 Jornalismo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*