TOYOTA GAZOO Racing tem corrida de casa nas 6 Horas de Fuji e visa manter liderança entre construtores no WEC

Fabricante tomou a ponta no campeonato de equipes após a Lone Star Le Mans, e parte para penúltima etapa do campeonato de olho na primeira colocação do Mundial de Pilotos

TOYOTA GAZOO Racing
(Divulgação/Toyota)

O WEC chega neste final de semana em sua penúltima etapa com a disputa das 6 Horas de Fuji, corrida marcada para o tradicional circuito de Fuji, no Japão, e que promete ser mais um capítulo decisivo na disputa pelos títulos da temporada. Após o segundo lugar na Lone Star Le Mans, na cidade americana de Austin e, agora, correndo em casa, a TOYOTA GAZOO Racing tomou a liderança do Mundial de Construtores, tendo uma vantagem de 11 pontos em relação aos segundos colocados.

Mike Conway e Kamui Kobayashi, que neste ano dividem a pilotagem do Toyota GR010 HYBRID número 7 com Nyck de Vries, venceram a etapa japonesa no ano passado, e subiram ao pódio nos Estados Unidos na última etapa. O resultado fez com que o japonês e o holandês avançassem para a vice-liderança do campeonato de pilotos, distantes apenas 12 pontos em relação aos primeiros colocados.

Já o trio formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, atuais campeões mundiais e vencedores em Fuji em 2022, buscam na etapa japonesa deste final de semana uma reabilitação no campeonato. Um acidente e punições fizeram com que o time do Toyota GR010 HYBRID número 8 não pontuasse em Austin, algo que aconteceu com esta equipe pela primeira vez na atual temporada.

Atual campeã do mundo, a TOYOTA GAZOO Racing venceu nove das dez corridas da história do WEC em Fuji desde seu retorno ao principal campeonato de Endurance do planeta, em 2012, o que inclui seis triunfos seguidos desde 2016. O circuito, localizado 100 quilômetros a oeste de Tóquio, é a corrida da casa da fabricante. O motor híbrido que equipa os carros da Toyota no campeonato é produzido no Centro Técnico de Higashi-Fuji.

“Todos na equipe estão ansiosos para a nossa corrida de casa. É muito importante, pois depois de Le Mans, Fuji é a segunda principal corrida da temporada para a gente. Como um piloto e construtor japonês, correr em Fuji é muito importante, ainda mais por ser ótimo encontrar os fãs japoneses. Nós sempre fomos fortes lá e temos um recorde fantástico de nove vitórias. Claro, nós queremos manter essa marca na frente de nossos fãs, parceiros e colegas”, diz Kamui Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.

Os treinos para a penúltima etapa do WEC serão abertos ainda na quinta-feira, pelo horário de Brasília, a partir das 23h, com o primeiro treino livre. A sexta-feira contará com mais duas sessões, às 3h30 e às 22h20. A classificação ocorre na madrugada de sábado, às 2h20. As 6 Horas de Fuji têm largada ainda no sábado, às 23h, e contará com transmissão no YouTube e BandSports.

Por: Rodrigo Franca|RF1 Jornalismo 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*