Em prova marcada por acidentes e inconsistência climática, trinca do #7 leva a primeira do WEC.
A primeira etapa da super season 2019/20 do WEC no tradicionalissimo circuito de Silverstone na Inglaterra teve de tudo: em quatro horas de corrida, aconteceram diversos acidentes, várias intervenções do Safety Car e clima variando, de sol na largada passando para uma chuva torrencial no meio da prova e novamente sol forte nos momentos finais. Antes da largada, uma homenagem ao francês Anthoine Hubert, morto na véspera, em prova de F2 em Spa.
Como era de se esperar, a Toyota dominou os treinos e na prova os dois protótipos se revezaram na liderança. Porém, os protótipos da Rebellion ameaçaram, tendo em alguns momentos o #3 de Pipo Derani, Nathanael Bertin e Loic Duval a liderança. Embora o #1 de Bruno Senna, Norman Nato e Gustavo Menezes tenha brigado em alguns momentos pela liderança, a trinca acabou sofrendo algumas punições ao longo da prova e a 15 minutos do fim precisou recolher para a garagem.
A equipe japonesa retomou a ponta nós instantes finais e o trio do #7, guiado por Mike Conway, Kazuki Nakajima e José María López ficou com a vitória, com o #8 de Brendon Hartley, Kamui Kobayashi e Sebastien Buemi em segundo. Derani, Berton e Duval fecharam o pódio da categoria principal.
Na LMP2, os carros da United e da JOTA não tiveram muita sorte, abandonando logo no início. A equipe estreante Cool Racing surpreendeu, acabando com o favoritismo da Racing Team Nederlands e da Alpine, levando assim a vitória da categoria, com Antonin Borga, Alexandre Coigny e o experiente Nico Lapierre em primeiro. O Alpine de André Negrão, Pierre Ragues e Thomas Laurent ficou em segundo lugar e o Racing Team Nederlands de Fritz Van Eerd, Giedo Van der Gaard e Nyck de Vries fecharam o pódio.
Na LMGTE-PRO a Ferrari, que domiara os treinos, decepcionou. Assim, os dois Porsche superaram, e a vitória ficou com o #91 de Richard Lietz e Gianmaria Bruni, com o #92 de Michael Christensen e Kevin Estre em segundo. O Aston Martin #97 de Alex Lynn e Maxime Martin fechou o pódio da categoria, mostrando assim que a equipe britânica esqueceu o apagado campeonato do ano passado.
Se na LMGTE-PRO a Ferrari não teve muita sorte, na LMGTE-AM a história foi outra. O experiente trio do #83 formado por Nickolas Nielsen, François Perrodo e Emmanuel Collard fez boa prova, levando a vitória. Em segundo o renovado trio do #98 da Aston Martin, guiado por Paul Dalla Lana, Ross Gunn e Darren Turner e a Ferrari #70 de Kei Cozzolino, Olivier Beretta e Motoaki Ishikawa completaram as posições de honra.
O WEC retorna no dia 06 de outubro para as 6 horas de Fuji.
Foto: The Motoring Diary
Por: Luis Ribeiro