Para fazer frente a Peugeot a Toyota vai usar somente tração traseira na sua picape no Dakar 2017
A Toyota Gazoo Racing South Africa anunciou na última quarta-feira, que utilizará um modelo totalmente diferente na próxima edição do Rally Dakar. A equipe de Glyn Hall irá usar nas suas pick-up somente a tração traseira.
A tração integral deixou de ser item obrigatório para ter chances de se conquistar a vitória no Dakar, e isto foi provado ano passado pela Peugeot. Desta feita a Toyota Gazzo South Africa vai na mesma direção, para fazer fretnte aos Peugeot e a um regulamento que teoricamente favorece os buggy.
Assim, as Toyota Hilux Evo “novo nome das pick up japonesas” terão apenas duas rodas motrizes traseiras e um motor central no chassis, para compensar as desvantagens sofridas na edição deste ano do Dakar.
“O novo veículo será conforme os regulamentos técnicos da FIA e do ASO, com uma redução de peso substancial e pneus maiores”, declarou Glyn Hall.
O peso agora será de 1300 kg contra 1915 kg da versão 4×4 e a suspensão passará a ter um curso de 940 mm de diâmetro, sendo que ainda as suspensões terão um sistema para elevar ou diminuir sua altura já integrado, contou ainda o chefe da equipe.
A motorização irá aproveitar o máximo de componentes da antiga Hilux, assim permanece o motor V8 que será equipado de um restritor de 38 mm que irá melhorar a admissão do fluxo de ar na altitude.
Já estão confirmadas três duplas para o próximo Dakar: Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel, Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewit e Leeroy Poulter e Rob Howie.
Os testes com o novo carro se iniciaram em breve na sede da equipe, na África do Sul, e existe ainda uma quarta Toyota Hilux Evo sendo preparada.
Texto – João Vasconcelos
Foto – Divulgação