Considerado um dos maiores eventos do Brasil, o Transcatarina tem forte apelo turístico. Com roteiro de cerca de 800 quilômetros, promove as belezas regionais de Santa Catarina
Serras, cânios, trilhas, cachoeiras… Um pedaço de Santa Catarina para o Brasil. O Transcatarina além de um evento esportivo (e de cunho social), tem grande importância para a divulgação do turismo catarinense, uma vez que ao longo de quatro dias de evento, desbravará percursos que apresentam o charme, as particularidades e as riquezas naturais do estado.
Com largada de Fraiburgo e chegada em Tubarão, os participantes conhecerão por meio do off-road, locais que nem sempre são oferecidos nos pacotes de viagens das agências de turismo. Uma oportunidade incrível, aliada a grandes aventuras que somente um 4×4 proporciona.
De 26 a 31 de outubro, com pernoites em Lages e Caçador, serão privilegiados mais de 20 municípios, a exemplo de São Joaquim, Urubuci e Bom Jardim da Serra.
Os cânions de Santa Catarina
O Transcatarina é composto por oito categorias diferentes – Competição, Passeio Expedition, Passeio Radical 01 e 02, Camping e Adventure 01, 02 e 03 –, sendo que cada uma tem um percurso próprio. Desta forma, lugares para serem visitados e paisagens para serem admiradas não faltarão.
Entre a largada em Fraiburgo – na região do Vale dos Imigrantes – e a chegada em Tubarão – no litoral sul –, os grupos se espalharão por Lages, Coxilha Rica, Serra do Corvo Branco e Serra do Rio do Rastro – que contemplam diversos cânions – e muito mais.
“A Coxilha Rica é um importante ponto turístico de Santa Catarina, pois além de lindo, serviu de passagem para os tropeiros, na época do Brasil Império. Visitaremos as belas e famosas São Joaquim e Urubici, e poderemos mostrá-las como são no início do verão – uma vez que são muito conhecidas pelas baixas temperaturas e fortes geadas no inverno (já tivemos neve inclusive)”, contou o diretor geral do Transcatarina, Edson João da Costa.
Para não estragar a surpresa, os diretores técnicos das categorias não revelam todos os detalhes do percurso, mas eles garantem apresentar uma Santa Catarina que todos sonham em conhecer.
Entre as passagens estão: Corredeira Rio dos Patos, Campos de Lages, Garganta do Diabo (Rio Caveiras), Canion do Funil e diversos outros cânions e serras.
“A cidade de Bom Jardim da Serra também está na nossa rota, e lá existem diversos cânions de deixar o queixo caído. O mais importante é que a maioria dos participantes sempre regressa a esses pontos turísticos para passar mais dias de lazer e descanso. O Transcatarina abre as portas para o turismo local”, enfatiza Costa.
Além de incentivar o turismo de Santa Catarina, o Transcatarina desempenha a cada edição um forte trabalho social. Faz parte das inscrições, a entrega de 40 quilos de alimentos por veículo. A quantidade arrecadada – geralmente próxima de 10 toneladas –, é doada as instituições de caridade localizadas no roteiro que o evento passa.
As inscrições estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br
O 13º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, SFI Chips, Scherer Auto Peças, RH Brasil e Alfa Transportes
Apoio de Atacadão dos Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4×4, Grupo Gratt, Rede PMX – Posto Maçã, Orange Sun, Guinchos Fixxar, 3RS Confecções, FD Stands e Displays, Lave Bem Lavanderia, Santa Prev Saúde, Auto Elite VW, Prefeitura de Fraiburgo e Prefeitura de Caçador
Realização: Caçador Jeep Clube
Parceria: SC Racing
Transcatarina: do Vale dos Imigrantes ao litoral sul de Santa Catarina
Foto: Ney Evangelista/DFOTOS
Por: Liberdade de Ideias