A ASG Motorsport recebeu esta semana o certificado emitido pela United Nations Framework Convention on Climate Change que confirma a compra dos créditos de carbono referente a etapa da Copa Truck realizada no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG). O inventário de emissões realizado pela startup SigaVerde by Raster apontou a quantidade de CO2 emitido pelos caminhões que fazem a logística da equipe oficial Mercedes-Benz e os caminhões de competição durante as corridas do fim de semana. Somente nesta etapa foram compensadas 7 toneladas de CO2. Somando-se aos valores na etapa de Londrina, já são 12 toneladas compensadas pela equipe.
“Somos a primeira equipe da Copa Truck a adotar os conceitos ESG e a primeira a fazer a própria compensação, além do trabalho que já é feito pela categoria em muitas outras frentes para tornar o evento cada vez mais sustentável. A ASG Motorsport está comprometida com a sustentabilidade em todas as suas dimensões” afirma Rodrigo Machado, gestor da equipe ASG Motorsport.
O trabalho e compensação seguirá sendo realizado nas próximas etapas e, inclusive, será ampliado para a compensação gerada pelos eventos corporativos que a equipe promove com integrantes do setor de transporte e logística, ativações com patrocinadores e parceiros nas cidades por onde a Copa Truck passada.
“Queremos ser efetivos na aplicação dos conceitos ESG e na conscientização de toda a comunidade do automobilismo para as necessidades de encontrar soluções de sustentabilidade, além de gestão com governança e o comprometimento com o social”, relata Rodrigo Machado.
O próximo evento da Copa Truck está previsto para acontecer no início do mês de agosto, entre os dias 2 e 4, no Autódromo de Interlagos.
Sobre a ASG
A ASG Mercedes-Benz é a equipe oficial da montadora na Copa Truck. Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG – ambiental, social e governança. Somos a primeira equipe a efetuar a compensão própria de CO2 durante as etapas desde a temporada de 2024. Nosso time também coordena o projeto “Empresas que Movem o Brasil”, movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas, que conecta o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a geração de negócios e oportunidades comerciais.