Troféu Mobil de pole position é conquistado por Thiago Vivacqua em Interlagos

Competidor do Porsche #10 desponta no Q2 e conquista pela primeira vez a posição de honra

Thiago Vivacqua conquista o Troféu Mobil de pole-position em Interlagos
Carsten Horst

A Porsche Cup conheceu em Interlagos mais um pole-position nos seus 20 anos de história. O carioca Thiago Vivacqua mostrou todo repertório de quem correu algumas temporadas na Europa e anotou 1:36.297 para ser o terceiro vencedor diferente do Troféu Mobil™ de pole position em três etapas de 2024.

Marçal Muller, que finalizou todas as corridas do ano em primeiro ou segundo lugar, parte novamente da primeira fila. Na segunda, largam Chris Hahn e Werner Neugebauer, o único competidor a vencer mais de uma vez no ano.

A corrida tem largada programada para às 15:30 deste sábado.

Os primeiros carros a acelerarem foram os de competidores do subcampeonato Rookie. Israel Salmen, vencedor de todas quatro corridas da divisão nas etapas de Goiânia e Mogi Guaçu, logo assumiu a liderança, seguido por Gustavo Zanon e Leo Sanchez.

No minuto final, Marcos Regadas vinha com o melhor trecho 1 da sessão, mas acabou perdendo a traseira do Porsche #17 e precisou se contentar com o quarto tempo. Salmen confirmou mais uma pole na divisão com a marca de 1:37.168. Zanon ficou em segundo e Bruno Campos foi terceiro.

Depois vieram os carros da classe Sport, que pegaram as mesmas condições de temperatura: 22ºC no ambiente e 35º sobre o asfalto de Interlagos. O primeiro a registrar tempo competitivo foi Rouman Ziemkiewicz. Na segunda tentativa, ele melhorou sua marca, ficando a 0.014s do tempo de Salmen.

Eis que a três minutos da bandeirada Nelson Monteiro assumiu o primeiro lugar com o Porsche #87. Mas, no minuto final, Lineu Pires entrou na casa de 1:36, para liderar a sessão. Nelson Monteiro e Francisco Horta vieram a seguir.

Quando vieram os competidores da Carrera geral, Marçal Muller, disposto a manter a liderança no campeonato e a sair na frente em sua corrida de número 100 no evento, cravou duas voltas rápidas em sequência, a segunda em 1:36.448. Thiago Vivacqua era segundo, com Pedro Aguiar em terceiro e Chris Hahn em quarto. Os quatro vinham separados por apenas 0.400s.

Avançaram para o Q2, nesta ordem: Muller, Vivacqua, Aguiar, Hahn, Pires, Werner Neugebauer, Franco Giaffone, Monteiro, Miguel Paludo e Horta.

Alceu Feldmann, em 11º, ficou fora por 0.006s. O fim do Q1 também sacramentou a pole de Salmen na Rookie, com o #51 fechando a sessão em 13º no geral.

O Q2 foi iniciado sob os mesmos 22ºC de temperatura ambiente, mas com 38.9ºC no asfalto. Além da pole geral, estava em jogo a pole da classe Sport, entre Lineu Pires, Chico Horta e Nelson Monteiro.

Pires logo anotou 1:37.004, assumindo a liderança. Aguiar era segundo e Giaffone terceiro. A três minutos da bandeirada, Muller fez os dois primeiros melhores setores do treino, cravou 1:36.369 e avançou para primeiro lugar. Hahn desbancou o primeiro setor, Vivacqua o segundo. E o #10 assumiu a liderança por 0.072s. Muller insistiu até a bandeirada, mas era o dia do piloto carioca sair na frente pela primeira vez na carreira.

Na segunda fila partem Hahn e Neugebauer, à frente de Pires, o melhor Sport do grid.

O que eles disse:

“O que vale é a classificação. Fizemos um trabalho bem interessante ontem para entender o pneu novo e nossa experiência com esse composto foi no Q1. Consegui economizar pneu e dar apenas uma volta para estar entre os 10 primeiros e preservar o pneu para a corrida. Não sei se encaixei todos os setores, mas fiz a melhor volta que senti que poderia fazer. Largar na frente é uma sensação de calmaria, mas ainda tem 25 minutos de corrida pela frente que não sabemos o que pode acontecer.”
Thiago Vivacqua

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*