Segunda etapa da 21ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul será dia 10 de abril, naquela que pode ser a última corrida no autódromo, que deve mesmo fechar as portas.
Vencer todas as corridas é o sonho de todos os pilotos. Ganhar a última prova da Fórmula Truck no autódromo onde conquistou a primeira vitória da carreira pode ser um marco na carreira de Paulo Salustiano. Vice-campeão da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, ele terminou em segundo lugar nas duas fases da abertura da temporada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul. Apesar de triste com o anunciado fim da pista de Curitiba, local da até então inédita vitória na extinta Fórmula Renault, Salu demonstra empolgação com a etapa marcada para o próximo dia 10 de abril.
“Na Renault venci tantas vezes em Curitiba que era chamado de Rei de Pinhais (numa referência à cidade onde fica o autódromo). Foram seis corridas, quatro vitórias, um segundo e um terceiro lugares. Considero Curitiba minha segunda casa, atrás somente de Interlagos. Se acabar mesmo, fará muita, mas muita falta para todo o automobilismo brasileiro e quero mais do que nunca, lutar por uma vitória na Fórmula Truck“, disse Salustiano.
Nesta temporada o grande objetivo do piloto do caminhão Mercedes-Benz 55 é chegar ao título. No ano passado ele deixou escapar a conquista – ficou com o tricampeão Leandro Totti – por dois pontos (369 a 367) e agora promete se esforçar muito para se manter entre os primeiros e se sagrar campeão. Mas antes, ele terá pela frente, além dos adversários, o restritor de potência, um aparato mecânico obrigatório criado para diminuir a diferença entre os três primeiros no campeonato e os outros.
O líder, Felipe Giaffone, usará o menor restritor. Com 74 milímetros, o motor do seu Volkswagen Constellation perderá cerca de 70 cavalos de potência. Segundo colocado, Paulo Salustiano vem a seguir, com o de 76 milímetros e algo em torno de 50 HP a menos. O que, pelo menos em tese, deve sentir menos, é Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), o terceiro colocado na classificação geral, que usará o de 78 mm, e deixa de usar aproximadamente 30 cavalos. Todos os outros pilotos têm na entrada do turbo uma abertura de 80 milímetros. Mas nem isso assusta Salustiano, que por ter estado na frente várias vezes em 2015, já se diz acostumado.
“Claro que a gente sente a perda de potência e em uma pista como Curitiba, com retas longas, isso faz uma grande diferença, pois o motor precisa de mais ar e o restritor diminui justamente a entrada de ar. Sem dúvida que atrapalha, mas se estou usando é por estar lá na frente e isso é muito bom“.
A briga pelo título desta 21ª temporada da Fórmula Truck tem vários candidatos, segundo Salustiano, que se coloca entre os principais concorrentes.
“Tem o Felipe, Pachenki, André Marques, David Muffato, eu, claro. O Totti pegou um grande desafio pela frente. Ele está de Volvo, que é um caminhão, muito, mas muito bom, e é o mais liberado pelo regulamento da Fórmula Truck. Isso é um ponto positivo para ele, que vai desenvolver bastante o caminhão. Mas, vai ter de remar bastante para chegar lá na frente e já mostrou um pouco em Santa Cruz, quando largou bem“, finaliza Salustiano, que nesta temporada tem o patrocínio do Grupo Fragnani.
Venda de ingressos
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a segunda corrida do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 8 de abril, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (10/4), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2016
13 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril – Curitiba (PR)
15 de maio – Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho – Goiânia (GO)
3 de julho – Londrina (PR)
31 de julho – Interlagos (SP)
4 de setembro – Guaporé (RS)
9 de outubro – Cascavel (PR)
6 de novembro – Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro – Curvelo (MG)
Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/
twitter.com/formula_truck
instagram.com/
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves (Mtb 16583 – SP)
Telefones: 13-3299-1144 e 13-9 9662-3442
Foto: Luciana Flores