Sete anos depois de ter sido um dos primeiros vencedores da Turismo Nacional, Gui Sirtoli triunfou em Cascavel com apenas 0s017 de vantagem para Juninho Berlanda, em final emocionante
A Turismo Nacional fechou a terceira etapa da temporada 2024 com duas grandes corridas neste domingo (26). Depois das quatro provas realizadas no último sábado, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil acelerou novamente no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), com disputas onde os vencedores foi definido nos milésimos. Pela manhã, Ernani Kuhn segurou o líder do campeonato, Rafa Reis, para terminar na frente por 0s286. E a prova que concluiu a rodada no oeste do Paraná teve um piloto da casa no topo do pódio. Em desfecho sensacional, Gui Sirtoli triunfou pela primeira vez com sua equipe própria, a GS Sports, depois de superar o tricampeão Juninho Berlanda somente na linha de chegada, por meros 0s017.
Há quase sete anos, em 28 de maio de 2017, Sirtoli foi o primeiro vencedor da Turismo Nacional, então correndo na categoria B. Agora, o cascavelense triunfou novamente em casa, na divisão principal, deixando para trás um dos grandes nomes da história da competição. Na classe B, os triunfos do dia foram novamente divididos entre João Cardoso (piloto que corre em dupla com Pedro Pinheiro) pela manhã e Daniel Nino — novo líder do campeonato Sprint — no período da tarde.
O fim de semana também trouxe a sequência da campanha “Movimento pelo RS”, com pedido de doações em dinheiro, por meio do Pix doe@movimentopelors.com.br, ou em mantimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Antes da largada, todos os pilotos do grid da Turismo Nacional prestaram solidariedade ao povo gaúcho.
Resultado da união entre a Vicar e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, a campanha “Movimento pelo RS” para arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas da enchente no estado seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve as categorias Turismo Nacional, TCR South America, TCR Brasil, Stock Series e BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.
Emoção até o fim — O grid da quinta prova da etapa foi definido pela inversão dos dez primeiros em relação à Corrida 4. Com 11ºC em Cascavel, João Cardoso (B) partiu na frente, tendo ao seu lado Pedro Bürger, seguido por Pablo Alves e Junior Helte, enquanto Rafa de Paula partiu do quinto lugar. Ernani Kuhn, Rafa Reis e Juninho Berlanda completaram o top-10.
Ernani rapidamente escalou o pelotão e subiu de oitavo para segundo em poucas voltas, só atrás de Cardoso, até que o mato-grossense fez a ultrapassagem e tomou a liderança. Em seguida, foi a vez de Rafa Reis passar João e partir para cima de Kuhn, abrindo o duelo que marcou as voltas finais da prova, assim como aconteceu na manhã de sábado.
Ernani segurou o adversário até o fim e venceu com 0s286 de vantagem. Bürger foi o terceiro da divisão A, com Arthur Scherer em quarto e Pablo Alves em quinto. João Cardoso triunfou novamente na classe B, que teve Daniel Nino em segundo e José Neto fechando o top-3.
A ordem de largada da última prova da rodada foi resultado da inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 5. Sirtoli abriu o grid, tendo o gaúcho Bernardo Cardoso ao seu lado. Daniel Nino partiu em terceiro e na ponta da categoria B.
Sirtoli ditou o ritmo desde a largada, mas teve Bernardo Cardoso no seu encalço quase o tempo todo. Mais atrás, a pista esquentou com várias batalhas por posição. Rafa Reis, Juninho Berlanda (que largou em 14º) e Luti Soares avançaram ao grupo dos cinco primeiros colocados, seguidos muito de perto por Arthur Scherer e Pedro Bürger. Daniel Nino seguia na frente na B, com José Neto em segundo.
Rafa Reis passou Bernardo e partiu para cima de Gui Sirtoli no último terço da prova, no mesmo período em que a chuva deu as caras na pista. O cascavelense usou toda sua experiência no circuito se defendeu dos ataques de Reis, o que atraiu também Berlanda e Cardoso para a batalha.
Foi com emoção até o fim. Berlanda deu o bote após escorregada de Reis, assumiu a segunda posição e lutou até a linha de chegada com Gui Sirtoli. Em desfecho espetacular, o catarinense chegou a fazer a ultrapassagem, mas tomou o X do piloto da casa, que venceu com apenas 0s017 de frente. Um fim de corrida com a cara da Turismo Nacional, que viu novamente Nino no topo do pódio da divisão B com a WC6 Motorsport.
A palavra dos vencedores — Dono de três vitórias no fim de semana, Ernani Kuhn valorizou a campanha bem-sucedida em Cascavel e destacou o esforço da equipe Auto Racing, sediada em Canoas (RS), uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “Foi um fim de semana muito importante para o campeonato. Viemos com a mentalidade de superação, sobretudo pelas dificuldades que nossa equipe enfrentou. Graças a Deus que nosso time conseguiu estar aqui, e deu tudo certo. Fizemos um excelente trabalho, tanto eu como o João Cardoso, e tudo isso nos dá um impulso para brigarmos até o fim”, disse.
Companheiro de equipe de Kuhn, João Cardoso destacou as três vitórias na rodada e enfatizou a disputa com Daniel Nino pelo título da categoria B. “Etapa muito forte para todos nós. Nosso time encontrou o acerto ideal para as corridas, e conseguimos vencer três vezes. É muito bom disputar com o Nino, sei da capacidade dele, então cada ponto faz a diferença. Foco total no título da categoria B para buscar mais uma conquista para o nosso Rio Grande do Sul”.
Gui Sirtoli vibrou com a forma como terminou um fim de semana marcante na carreira. “Só posso agradecer. Tive de montar essa equipe, achar as peças e encaixá-las. Nosso carro também é completamente novo. Saio daqui muito realizado, muito feliz. Não lembro de ter vivido outra chegada tão pegada assim. Foi uma corrida muito bonita e de grandes batalhas desde o começo. A concentração foi muito importante no final. Agora vamos por muito mais”, declarou o piloto.
Por fim, Daniel Nino comemorou por fechar um fim de semana com três vitórias e na ponta do campeonato da categoria B. “Esse foi o objetivo desde o início da etapa. Nos planejamos e desenvolvemos uma estratégia por trás disso, traçada também pelo Diego Augusto, meu coach, e pelo Wellington Cirino, meu chefe de equipe. Foi o fim de semana mais desafiador da minha carreira, com chuva, pista seca, asfalto úmido, tudo isso durante a corrida. Agora vamos focar em Interlagos e correr novamente em casa”, concluiu.
Campeonato — Rafael Reis permanece na liderança da categoria A tanto no campeonato Overall como também na temporada Sprint. Na tabela dos pontos somados em todas as corridas do calendário, o paulista soma 212 tentos. Na sequência, segundo, terceiro e quarto colocados estão separados por apenas dois pontos: Ernani Kuhn, 176; Pablo Alves, 175; Arthur Scherer, 174. Juninho Berlanda é o quinto, com 159. Na Sprint, Reis tem os mesmos 212 pontos, contra 159 de Berlanda, vice-líder, enquanto Ernani e Scherer estão empatados com 152 — mas Kuhn leva a melhor nos critérios de desempate. Pablo Alves é o quinto, com 139.
A luta pelo título na categoria B está empolgante. A disputa Overall traz empate entre Daniel Nino e João Cardoso, ambos com 242 pontos e seis vitórias para cada. Pedro Pinheiro tem 216, à frente de Rafael de Paula, com 168, e José Neto, com 165No campeonato Sprint, Daniel Nino é o líder com 226, dez a mais que a dupla formada por João Cardoso e Pedro Pinheiro. José Neto soma 165, contra 161 de Junior Helte e 144 de Rafael de Paula. Victor Manzini é o sexto colocado, com 111.
A Turismo Nacional volta a acelerar nos dias 19 a 21 de julho para a quarta etapa Sprint, marcando assim a primeira metade da temporada 2024. A disputa será realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que também será o palco do TCR World Tour.
Turismo Nacional, etapa 3 (Sprint), Cascavel
Corrida 5, resultado final
1º – Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, 15 voltas em 21min26s762
2º – Rafa Reis #301 (Chevrolet Onix/Car Racing), A, a 0s286
3º – João Cardoso/Pedro Pinheiro #109 (Chevrolet Onix/Auto Racing), B, a 2s075
4º – Pedro Bürger #66 (Fiat Argo/WC6 Motorsport), A, a 2s479
5º – Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 4s314
6º – Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 4s833
7º – Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), A, a 5s628
8º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 6s117
9º – Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 6s489
10º – Rodrigo Elger/Gui Sirtoli #99 (Chevrolet New Onix/GS Sports), A, a 6s785
11º – José Neto #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), B, Rookie, a 7s492
12º – Junior Helte #45 (Chevrolet New Onix/JW Motorsport), B, a 7s762
13º – Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju #30 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), A, a 9s413
14º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris/Pein Competições), A, a 14s833
15º – Augusto Sangalli #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), B, Rookie, a 15s963
16º – Edu de Paula #222 (Volkswagen Polo/Duraline Racing), A, a 16s506
17º – Victor Manzini #117 (Chevrolet New Onix/Manzini), B, Rookie, a 16s710
18º – Rafael de Paula #333 (Volkswagen Polo/Duraline Racing), B, a 17s719
19º – Rogério Santos/Beto Pontes #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), A, Sênior, a 18s231
20º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo/Porthack), B, a 21s438
21º – Jairo Andrade/Edson do Valle #8 (Citroën C3/Baguá Racing), B, a 35s712
Não completaram
Thiago Guinzelli #105 (Volkswagen Gol/Porthack), A. a 3 voltas
Rafael Corrêa #23 (Chevrolet New Onix/Classe A Motorsports), B, a 10 voltas
Corrida 6, resultado final
1º – Gui Sirtoli/Rodrigo Elger #99 (Chevrolet New Onix/GS Sports), A, 17 voltas em 22min12s187
2º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris/Pein Competições), A, a 0s017
3º- Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 0s486
4º – Rafa Reis #301 (Chevrolet Onix/Car Racing), A, a 0s655
5º – Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 7s172
6º – Pedro Bürger #66 (Fiat Argo/WC6 Motorsport), A, a 7s492
7º – Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), A, a 7s774
8º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 9s868
9º – José Neto #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), B, Rookie, a 13s746
10º – Augusto Sangalli #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), B, Rookie, a 14s688
11º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta #30 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), A, a 16s573
12º – Pedro Pinheiro/João Cardoso #109 (Chevrolet Onix/Auto Racing), B, a 16s966
13º – Edu de Paula #222 (Volkswagen Polo/Duraline Racing), A, a 17s098
14º – Junior Helte #45 (Chevrolet New Onix/JW Motorsport), B, a 17s502
15º – Victor Manzini #117 (Chevrolet New Onix/Manzini), B, Rookie, a 19s339
16º – Rafael de Paula #333 (Volkswagen Polo/Duraline Racing), B, a 27s167
17º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo/Porthack), B, a 28s314
18º – Beto Pontes/Rogério Santos #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), A, Sênior, a 1min05s753
19º – Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 3 voltas
Não completaram
Edson do Valle/Jairo Andrade #8 (Citroën C3/Baguá Racing), B, a 3 voltas
Rafael Corrêa #23 (Chevrolet New Onix/Classe A Motorsports), B, a 5 voltas
Thiago Guinzelli #105 (Volkswagen Gol/Porthack), A, a 8 voltas
Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, excluído
Turismo Nacional, temporada 2024
1ª etapa, Endurance – 24/02 – Goiânia (GO)
2ª etapa, Sprint – 14/04 – Interlagos (SP) – com TCR South America e TCR Brasil
3ª etapa, Sprint – 26/05 – Cascavel (PR) – com TCR South America e TCR Brasil
4ª etapa, Sprint – 21/07 – Interlagos – com TCR World Tour
5ª etapa, Sprint – 25/08 – Velocitta (SP)
6ª etapa, Endurance – 14/09 – Rio Grande do Sul *
7ª etapa, Sprint – 20/10 – Rio Grande do Sul *
8ª etapa, Sprint – 01/12 – Brasília (DF)
Por: Turismo Nacional