Turismo Nacional dá espetáculo em Goiânia; decisões dos títulos Sprint ficam para domingo

A categoria dos carros mais vendidos do Brasil entregou tudo em emoção com um sábado de alta intensidade e duelos espetaculares na véspera da definição do campeonato

Sábado foi de grandes corridas e muitas reviravoltas no campeonato
(Duda Bairros/Vicar)

A Turismo Nacional vivenciou um dia histórico na sua trajetória de quase oito temporadas concluídas. A sétima e penúltima etapa da temporada 2024, válida também pelo apogeu que representa a definição dos títulos em jogo no campeonato Sprint, rendeu quatro grandes corridas, com duelos emocionantes e muita imprevisibilidade neste sábado (23/11), tudo com a verdadeiro DNA da categoria dos carros que você dirige. A categoria A teve três vencedores diferentes: Ernani Kuhn (Auto Racing) triunfou nas provas da manhã, enquanto Juninho Berlanda (Pein Competições) e Rafa Reis (Car Racing) dividiram as glórias no período da tarde. Na categoria B, João Cardoso (Auto Racing) gabaritou o dia e deu grande passo para conquistar o título.
As corridas 1 e 2, disputadas pela manhã, resultaram em uma reviravolta, sobretudo por conta da jornada soberana dos carros da equipe gaúcha Auto Racing, que largou na pole e venceu as duas provas do primeiro período com Ernani e João Cardoso.
As muitas batalhas por posição, envolvendo dois ou até três carros lado a lado, roubaram a cena e mostraram novamente o DNA de competitividade da Turismo Nacional. Com 27 carros no grid em Goiânia, a categoria entregou belos embates do início ao fim e muitas remontadas.
Uma das grandes reações desta primeira leva de corridas teve como protagonista um dos pilotos da casa. Raphael Teixeira, com passagem inclusive pela Stock Car, saiu do fim do grid depois de ter enfrentado problemas na última sexta-feira, mas pavimentou caminho com muita performance para terminar a manhã na quarta colocação geral na segunda prova da etapa.
Quem também teve de remar foi Juninho Berlanda. O tricampeão e maior vencedor da Turismo Nacional enfrentou duro revés na Corrida 1, quando ficou com o capô do seu carro levantado, o que impossibilitou sua visão da pista e o levou aos boxes. Na segunda prova, o catarinense largou em 24º lugar, fez várias ultrapassagens e concluiu em nono no geral e em sétimo na categoria A.
Se a manhã foi bem-sucedida para Ernani Kuhn e João Cardoso e de baixos e altos para Juninho Berlanda, a jornada resultou em muitas complicações para o então líder do campeonato na categoria A. Rafa Reis somou pontos importantes quando cruzou a linha de chegada da primeira prova na sétima posição. Entretanto, um problema no seu carro resultou no abandono com apenas duas voltas na Corrida 2.

Uma tarde emocionante — Se a manhã já havia sido marcante, a TN foi além no segundo período e proporcionou uma das mais empolgantes corridas da sua história recente. A terceira prova foi de tirar o fôlego e apresentou todo o talento dos pilotos do grid. Com alta intensidade, a prova foi concluída com vitória de Juninho Berlanda na categoria A, em resultado que o fortaleceu na luta pelo título. E João Cardoso encaminhou a taça na B com mais um primeiro lugar. Rafa Reis saiu de 26º para concluir a prova em sétimo no geral.
A ordem final da Corrida 3 determinou o alinhamento inicial da última prova do sábado em Goiânia. Juninho Berlanda tratou de manter a liderança nas primeiras curvas, mas foi superado por Pablo Alves, um dos muitos que correm em casa neste fim de semana. João Cardoso escoltava os dois e vinha como o melhor na B.
A corrida foi muito acirrada e com vários dos candidatos ao título andando bem próximos e no pelotão da frente. Ernani Kuhn cresceu bem ao longo da prova, alcançou as primeiras colocações, deixou Berlanda para trás e passou a atacar Pablo Alves na briga pelo primeiro lugar. Rafa Reis vinha logo atrás, enquanto João Cardoso e Daniel Nino estavam quase colados na batalha pela vitória na B.
Um fato marcante foi a grande variação de pilotos na liderança: Juninho Berlanda, Pablo Alves e Ernani Kuhn chegaram a andar na frente, até que João Cardoso conseguiu se desvencilhar dos demais concorrentes para assumir a ponta no geral, deixando a ‘confusão’ para quem vinha atrás. O que se viu na reta final foi uma empolgante sequência de voltas memoráveis e que justificou a TN como verdadeira categoria ‘raiz’ do automobilismo brasileiro.
No fim das contas, João Cardoso venceu pela quarta vez no dia e a segunda no ano na classificação geral, enquanto Rafa Reis reafirmou o sábado repleto de ‘remontadas’ para terminar em primeiro lugar depois de começar a tarde no fim do grid. O paulista marcou assim resultado fundamental que o mantém na briga pelos campeonatos Sprint e Overall.

Passos rumo ao título — Ernani Kuhn desatacou a importância das vitórias como resultado que o catapultou à liderança do campeonato em momento tão decisivo, restando somente um dia para o desfecho da temporada Sprint. “Foi um começo muito bom para nós, assim como foi também no Velopark. Tive uma segunda chance hoje e fizemos tudo certo. Tivemos calma e tranquilidade para administrar essa situação de fim de campeonato, pontuação dobrada, então temos sempre de lutar com tranquilidade e sabedoria”.
Juninho Berlanda enfatizou o desempenho do seu novo Toyota Yaris e a capacidade de reação depois de uma manhã complicada em Goiânia. “Tem que ter emoção! Tomei um baita susto pela manhã, mas foi maravilhoso à tarde com nossa primeira vitória com o meu novo Yaris. Estamos evoluindo o carro a cada corrida. Na luta pelo título, viemos a oito pontos de diferença para o líder, está todo mundo na briga, e agora é tentar extrair o máximo do carro amanhã, com vários pontos em disputa. Não vamos desistir e vamos pra cima”, avisou o tricampeão.
Um dos grandes nomes do sábado, João Cardoso falou sobre a construção das vitórias e também lembrou: nada ainda está definido. “Larguei em meio aos pilotos rápidos, então tive de usar a cabeça. Esperei os melhores momentos para fazer as ultrapassagens. Primeiro lugar não tem preço. Para amanhã, tenho de seguir fazendo o que fiz hoje e disputar o mínimo com os caras da A. 28 pontos é muito pouco, pra falar a verdade. Vamos fazer o nosso e, se Deus quiser, vamos buscar mais duas vitórias”.

Domingo de campeões — A Turismo Nacional completa o campeonato Sprint neste domingo com um cenário completamente aberto e sem favoritos, sobretudo na categoria A. Ainda estão em jogo 90 pontos, o que mantém matematicamente cinco pilotos na luta pelo título da divisão. A diferença entre Ernani Kuhn (483) e Rafa Reis (481) é de apenas dois pontos. Juninho Berlanda segue muito próximo dos dois e soma 470 tentos. Também continuam na briga pelo título das corridas curtas Pablo Alves, com 443 pontos, e Arthur Scherer, com 411.
A categoria B vai decidir o campeão Sprint entre João Cardoso e Daniel Nino. O gaúcho de 18 anos larga em vantagem e, impulsionado pelos triunfos deste sábado, acumula agora 618 pontos, 28 a mais que o carioca da WC6 Motorsport. Na Rookie B, Augusto Sangalli venceu as quatro provas do sábado em Goiás e está muito perto de faturar a taça.
A rodada decisiva em Goiânia terá sequência neste domingo com a quinta prova da etapa, às 9h40, enquanto a coroação dos campeões Sprint de 2024 será realizada depois da sexta e derradeira corrida do campeonato de provas curtas, a partir de 14h.
A Turismo Nacional é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, plataforma de streaming Zapping, canal Motorsport.tv Brasil no YouTube, Portal High Speed, mídias da emissora Catve e canal Parc Fermé, com narração em italiano. O BandSports exibe um VT com os melhores momentos da etapa ao longo da semana seguinte.

Turismo Nacional, temporada 2024
Etapa 7, final Sprint, Goiânia
Corrida 1, resultado final

1º – Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix), A, 10 voltas em 18min07s928
2º – João Cardoso #109 (Chevrolet Onix Sedan), B, a 2s948
3º – Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix), A, a 3s414
4º – Pedro Bürger #66 (Chevrolet New Onix), A, a 3s801
5º – Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix), A, a 9s064
6º – Raphael Teixeira #37 (Chevrolet New Onix), A, a 9s820
7º – Dudu Berlanda #2 (Toyota Yaris), A, a 11s190
8º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix), B, a 12s400
9º – Rafael Reis #301 (Chevrolet New Onix), A, a 14s497
10º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (S) #90 (Chevrolet New Onix), A, a 16s067
11º – Ewerson Dias (S) #250 (Chevrolet Onix Sedan), A, a 18s321
12º – Edson do Valle/Jairo Andrade #8 (Citroën C3), B, a 19s304
13º – Augusto Sangalli (R) #88 (Chevrolet New Onix), B, a 19s509
14º – Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix), A, a 20s351
15º – Victor Manzini (R) #117 (Peugeot 208), B, a 24s874
16º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo), A, a 25s283
17º – Thiago Tambasco #46 (Hyundai HB20), A, a 27s850
18º – Nico Dall’Agnol #7 (Citroën C3), B, a 31s026
19º – Renato Braga #555 (Chevrolet New Onix), A, a 31s434
20º – José Neto (R) #93 (Volkswagen Polo), B, a 32s530
21º – Fabrício Fleury #1 (Chevrolet New Onix), B, a 34s954
22º – João Bortoluzzi #80 (Volkswagen Polo), A, a 35s539
23º – Neto Datti #777 (Toyota Yaris), B, a 48s298
24º – Guilherme Sirtoli/Rodrigo Elger #65 (Chevrolet New Onix), A, a 1min32s257
25º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris), A, a 1 volta
26º – Samuel Thor #100 (Chevrolet New Onix), B, a 1 volta

Não completou
Fabiano Cardoso #31 (Chevrolet New Onix), A, a 6 voltas

Corrida 2, resultado final
1º – Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix), A, 9 voltas em 17min23s577
2º – Pedro Bürger #66 (Chevrolet New Onix), A, a 3s680
3º- Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix), A, a 4s524
4º – Raphael Teixeira #37 (Chevrolet New Onix), A, a 7s640
5º – João Cardoso #109 (Chevrolet Onix Sedan), B, a 7s773
6º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix), B, a 8s836
7º – Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix), A, a 11s605
8º – Ewerson Dias (S) #250 (Chevrolet Onix Sedan), A, a 12s581
9º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris), A, a 12s779
10º – Guilherme Sirtoli/Rodrigo Elger #65 (Chevrolet New Onix), A, a 13s652
11º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (S) #90 (Chevrolet New Onix), A, a 13s689
12º – Dudu Berlanda #2 (Toyota Yaris), A, a 13s927
13º – Augusto Sangalli (R) #88 (Chevrolet New Onix), B, a 14s426
14º – José Neto (R) #93 (Volkswagen Polo), B, a 18s978
15º – João Bortoluzzi #80 (Volkswagen Polo), A, a 20s120
16º – Victor Manzini (R) #117 (Peugeot 208), B, a 21s613
17º – Neto Datti #777 (Toyota Yaris), B, a 21s720
18º – Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix), A, a 23s401
19º – Samuel Thor #100 (Chevrolet New Onix), B, a 23s774
20º – Fabrício Fleury #1 (Chevrolet New Onix), B, a 24s178
21º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo), A, a 37s008
22º – Thiago Tambasco #46 (Hyundai HB20), A, a 1 volta
23º – Fabiano Cardoso #31 (Chevrolet New Onix), A, a 2 voltas

Não completaram
Nico Dall’Agnol #7 (Citroën C3), A, a 4 voltas
Renato Braga #555 (Chevrolet New Onix), A, a 6 voltas
Rafael Reis #301 (Chevrolet New Onix), A, a 7 voltas
Edson do Valle/Jairo Andrade #8 (Citroën C3), B, a 8 voltas

Corrida 3, resultado final
1º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris), A, 9 voltas em 17min15s147
2º – João Cardoso #109 (Chevrolet Onix Sedan), B, a 0s581
3º – Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix), A, a 1s385
4º – Rodrigo Elger/Guilherme Sirtoli #65 (Chevrolet New Onix), A, a 2s021
5º – Raphael Teixeira #37 (Chevrolet New Onix), A, a 2s298
6º – Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix), A, a 2s733
7º – Rafael Reis #301 (Chevrolet New Onix), A, a 3s164
8º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix), B, a 3s687
9º – Pedro Bürger #66 (Chevrolet New Onix), A, a 4s495
10º – Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix), A, a 4s753
11º – Ewerson Dias (S) #250 (Chevrolet Onix Sedan), A, a 5s277
12º – Dudu Berlanda #2 (Toyota Yaris), A, a 5s850
13º – João Bortoluzzi #80 (Volkswagen Polo), A, a 6s459
14º – Augusto Sangalli (R) #88 (Chevrolet New Onix), B, a 7s707
15º – Nico Dall’Agnol #7 (Citroën C3), A, a 9s684
16º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo), A, a 12s587
17º – Thiago Tambasco #46 (Hyundai HB20), A, a 16s326
18º – José Neto (R) #93 (Volkswagen Polo), B, a 16s370
19º – Jairo Andrade/Edson do Valle #8 (Citroën C3), B, a 18s075
20º – Fabiano Cardoso #31 (Chevrolet New Onix), A, a 18s771
21º – Victor Manzini (R) #117 (Peugeot 208), B, a 19s289
22º  – Beto Pontes (S)/Rogério Santos Neto #90 (Chevrolet New Onix), A, a 30s682
23º – Fabrício Fleury #1 (Chevrolet New Onix), B, a 32s235
24º – Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix), A, a 2 voltas
25º – Renato Braga #555 (Chevrolet New Onix), A, a 3 voltas
26º – Neto Datti #777 (Toyota Yaris), B, a 3 volta

Não completou
João Ricardo/Samuel Thor #100 (Chevrolet New Onix), B, a 9 voltas

Corrida 4, resultado final
1º – João Cardoso #109 (Chevrolet Onix Sedan), B, 10 voltas em 18min41s082
2º – Rafael Reis #301 (Chevrolet New Onix), A, a 0s482
3º- Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix), A, a 1s889
4º – Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix), B, a 2s884
5º – Ewerson Dias (S) #250 (Chevrolet Onix Sedan), A, a 4s907
6º – Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix), A, a 5s844
7º – Pedro Bürger #66 (Chevrolet New Onix), A, a 7s457
8º – Juninho Berlanda #17 (Toyota Yaris), A, a 8s775
9º – Dudu Berlanda #2 (Toyota Yaris), A, a 10s109
10º – João Bortoluzzi #80 (Volkswagen Polo), A, a 11s792
11º – Dorivaldo Gondra Jr. #121 (Volkswagen Polo), A, a 12s717
12º – Thiago Tambasco #46 (Hyundai HB20), A, a 13s664
13º – Augusto Sangalli (R) #88 (Chevrolet New Onix), B, a 16s032
14º – Fabiano Cardoso #31 (Chevrolet New Onix), A, a 19s145
15º – José Neto (R) #93 (Volkswagen Polo), B, a 20s979
16º – Victor Manzini (R) #117 (Peugeot 208), B, a 21s772
17º – Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix), A, a 24s965
18º – Beto Pontes (S)/Rogério Santos Neto #90 (Chevrolet New Onix), A, a 30s516
19º – Fabrício Fleury #1 (Chevrolet New Onix), B, a 31s458
20º – Rodrigo Elger/Guilherme Sirtoli #65 (Chevrolet New Onix), A, a 1min02s823
21º – Nico Dall’Agnol #7 (Citroën C3), A, a 2 voltas
22º – Jairo Andrade/Edson do Valle #8 (Citroën C3), B, a 2 voltas

Não completaram
Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix), A, a 6 voltas
Raphael Teixeira #37 (Chevrolet New Onix), A, a 10 voltas

Classificação do campeonato Sprint
Categoria A (top-10)*

1º – Ernani Kuhn, 483 pontos
2º – Rafa Reis, 481
3º – Juninho Berlanda, 470
4º – Pablo Alves, 443
5º – Arthur Scherer, 411
6º – Pedro Bürger, 379
7º – Guilherme Sirtoli, 333
8º – Rodrigo Elger, 278
9º – Lutianne Soares, 267
10º – Thiago Tambasco, 258
*pontuação extraoficial

Categoria B (top-10)
1º – João Cardoso, 618 pontos
2º – Daniel Nino, 590
3º – Augusto Sangalli (Rookie), 462
4º – José Neto (Rookie), 410
5º – Victor Manzini (Rookie), 396
6º – Pedro Pinheiro, 216
7º – Rafael de Paula, 194
8º – Thiago Guinzelli, 190
9º – Junior Helte, 161
10º – Guilherme de Bellis, 159
*pontuação extraoficial

Programação em Goiânia
Domingo, 24 de novembro

08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10:20 – Visitação aos Boxes
12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Por: Turismo Nacional

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*